Artes e acabamentos


Tenho um encantamento pelos ambientes claros e iluminados. As sugestões de Provence com seus brancos românticos e a natureza colorida dão um charme especial na decoração e remetem ao descanso do corpo e ao resgate de nossa paz interior.

domingo, 9 de março de 2014

MOLDURA AMARELA PARA ESPELHO



Essa moldura é mais um de meus achados de rua. Um dia foi dourada, pintaram de branco e agora vou transformá-la em mostarda. É uma moldura bem grande, tem 0,64 x 0,84 cm.
Limpei bem a peça em ambos os lados. Colei as partes desmoronadas, dois cantos estavam assim quebrados.
Uma lateral estava com o relevo destruído, vamos então recuperar?
Apliquei massa corrida pva de forma grosseira no local.
Depois de seco lixei com grano 220 para suavizar a massa aplicada.

Com a micro retífica dremel, essa da imagem, reconstruí, meio mal, os sulcos do desenho da moldura, mas enganou bem, depois de pintado, não se percebe. Usei uma broca grossa, depois uma mais fina.



Os 4 cantos estavam com vãos, frestas nas diagonais de encaixe. Cobri tudo com massa e lixei.
Passei uma lixa geral em toda a peça, limpei e apliquei uma demão fina de primer suvinil - fundo branco fosco para madeiras - Compro sempre o galão de 3600 ml, pois uso bastante. Esse fundo preparador tem aumentado absurdamente o preço, uma lata dessa está perto de 73 reais. É a base de aguaras. Ele é um fundo nivelador, sua consistência é bem espessa e cobre imperfeições. Tem que se lixar depois dependendo do trabalho que se vai fazer após sua aplicação.Tem latinha menor de 900 ml. Tem também outras marcas. Em lojas de artesanato, encontramos primer em frascos bem pequenos, mas também serve. Depende o quanto vai usar, depende do tamanho da peça e da avaliação custo-benefício.
Aqui a peça está pronta para receber a pintura final.
Apliquei 3 demãos de pva ocre e mais duas demãos de verniz poliuretano brilhante. Passei verniz também na parte anterior da peça, pois ela vai segurar um espelho que por sua vez irá para o banheiro da casa. Em área úmida, as peças precisam ainda de mais proteção.

Esse trecho da moldura inclui a faixa decorativa restaurada.


5 comentários:

  1. Muito bem feita tua restauração Célia! Tenho uma ponteira da retifica Dremel, como a tua da foto, mas ainda não usei. Neste caso de restauração de entalhe ela funciona bem? Que broca usaste (medida)? abç

    ResponderExcluir
  2. Celia ficou mt. boa tua restauração. Tb. tenho este acessório (ponteira) da Dremel, mas ainda não usei. Funciona bem em restaurações? Que tamanhos de brocas utilizaste? Tens alguma dica para melhor aproveitar o uso desta ferrramenta? abç

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vera, desculpe a demora. Tenho uma caixa de acessórios dessa microretífica e tem peças, muitas delas que nunca usei. Tem uma que preciso cuidar bem, pois uso demais. Olha, eu simplesmente abro a caixa e sabendo que resultado vou precisar ter escolho uma ponteira que possa dar aquele resultado. Interessante seria vc começar a usá-las e ir descobrindo as várias funções. Por exemplo tem uma pinteira com a ponta super fininha, com ela vc pode até cortar coisas moles, furar, fazer baixos-relevo. Tem brocas de perfuração, nossa uma infinidade delas. Sei como é pouca a informação em como usar os acessórios. Uma hora que der, vou postar , pelo menos como uso aquelas de maior frequência no meu trabalho. Boa sorte, bjsss

      Excluir
  3. Célia, que bonita e perfeita que ficou o restauro da moldura, este aparelhinho faz milagre, eu não conhecia, muito bom trabalho e a moldura ficou parecendo laca, muito linda. Um bj no coração.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Rosária, Verdade essa microretífica é espetacular, tem muitos acessórios e uso muito em restaurações. Também gostei do resultado, bj minha flor.

      Excluir

Comentem, participem,. É muito bom saber o que opinam sobre meu trabalho, abraços!