Artes e acabamentos


Tenho um encantamento pelos ambientes claros e iluminados. As sugestões de Provence com seus brancos românticos e a natureza colorida dão um charme especial na decoração e remetem ao descanso do corpo e ao resgate de nossa paz interior.

sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

SACO DE JUTA DECORADO COM ROSAS DE JUTA

Minha filha, que mora no México e veio me visitar na companhia de               dois amigos m de lá. Planejei fazer algo pessoal e artesanal para a família dos dois amigos e encher com docinhos regionais e outros presentinhos característicos do Brasil, como bandeirinhas, broches..... Planejei fazer esse saco de juta. A rosinha de juta aprendi em algum bog do pinterest e adicionei algumas outras características. Vou ensinar a vocês, podem fazer do tamanho que acharem conveniente. Gosto muito de juta e tecidos crus. Trabalhei com várias texturas de juta. A juta de trama mas aberta está endurecida com cola branca pva.
Fiz dois acabamentos, dois sacos com alguns detalhes diferentes. Essa, acima, com folhas verdes e a abaixo com folhas de juta.

Montando o saco. Escolhi uma juta de trama comum, média. Planejei um saco em formato de retângulo; desfiei as bordas e fui guardando os fios para utiliza-los depois nas costuras e acabamentos. Nessa peça, além de desfiar as bordas, desfiei internamente formando quadrados sem muita simetria, não fiquei contando os fios para ficarem perfeitos. Retirei uns 4 fios, sempre guardando-os.
Usei agulha de sacaria, uma grande que tem a ponta curva e meio larguinha. Fiz uma costura reta com pontos largos, grosseira como se vê na imagem; em seguida voltei repassando o fio no sentido de cobrir com pontos onde não havia na costura anterior. Usei fio duplo da própria juta.
Saco pronto e costurado, vamos aos adereços. Escolhi essas contas cor de âmbar. Gosto muito de trabalhar com tom sobre tom, na mesma cor.
Com a agulha de sacaria atravessei o fio duplo de um lado ao outro, marquei um tanto de fio que me permitisse amarrar uma conta de cada lado, dar dois nós em cada uma e deixar uma pequena ponta como detalhe. Como usei contas que eu tinha guardadas, somei todas e dividi por dois, para os dois sacos que pretendia fazer e as apliquei na quantidade que eu tinha. Enfiei a conta numa das linhas e amarrei as duas na conta, primeiro com um nó simples, depois com um nó de médico, ou nó de sutura, ou nó de frade; para ficar bem firme. É um nó simples com uma volta a mais.

Escolhi em que pontos colocarias as contas âmbar  e as apliquei no formato já explicado, nas laterais do saco.
Em ambos os lados, no meio de cada quadrado, delimitado pelos fios retirados apliquei um ponto, com fio duplo da mesma juta. Apliquei o fio, como na primeira imagem e larguei ali um tanto de fio duplo para dar dois nós simples. Feito isso cortei e deixei pequenas pontas, esse acabamento fez o detalhe dentro de cada quadrado. como mostrei na segunda foto e na terceira imagem uma visualização do geral.
Montando a rosa. Cortei uma pequena tira da juta, 4 x 25 cm mais ou menos. Acompanhem na montagem das imagens. Fiz um nosinho       na ponta e no canto da tira. Ao redor desse nosinho fui enrolando a tire em torno de si mesma e em torno do nosinho, fazendo um redondo em formato de rosa. A cada pouco da montagem prendi a juta com cola quente, para a flor não desmontar.
Aqui outras sugestões com tecido menos desfiado.


Para dar um charmezinho na rosa despernosifiquei a coitada. Passei um fio duplo que uma outra linha firme e colorida que encontrei nos meus achados e passe de um lado a outro do miolo e voltei para frente, de modo que as duas pontas ficaram na frente e no meio da flor. Num dois fios enfiei uma missanga vermelha e dei um nó simples e um nó de médico, como expliquei acima e deixei umas pontinhas além do nó no mesmo esqueminha daqueles nosinhos das bordas e da lateral da costura.
Montando as folhas. Recortei duas pétalas, como fossem duas folhas. Usei chita colorida e montei uma folha numa área só verde e outra numa colorida e apliquei com uma pequena dobra, uma sobre a outra para dar um efeito menos chapado. Vejam depois já aplicado no saco mais abaixo.
Montando o pingente. Para fazer o cordão para amarrar a boca do saco, usei um barbante mais grosso, passei cera em pasta para ficar mais deslisante ao ser puxado para fechar. Nas pontas montei um pingente. Numa tirinha bem fina de juta, fixei com cola quente a ponta do barbante e fui enrolando e colando até uma espessura que achei suficiente, vejam na imagem como ficou.
Com cola quente apliquei as flores e as folhas.

Aqui a face anterior e posterior do saco.
Aqui mais uma repetição e agora mostrei uma bandeirinha do Brasil no canto, que mais quer dizer que "veio do Brasil", para estrangeiros e o maior mimo.
...e minha marca já que foi feito por mim.
Aqui a outra versão do mesmo saco. Aqui não retirei fios para fazer aquele quadriculado. Apliquei aqueles nosinhos aleatoriamente na parte anterior e posterior da peça. Usei dois tipos de juta para fazer as folhas no mesmo esquema. A juta com malha maior tem que passar cola e deixar secar e depois então  cortar o formado da folha senão desfia toda. No meio da flor apliquei com cola quente uma conta coral, sem aqueles fiozinhos com nós.
 Aqui a peça  com e sem a puxada do laço de barbante. Fiz o mesmo acabamento para o pingente do nó de fechamento, como no exemplo anterior.
Espero que tenham gostado. O pap é longo mas acho que vale a pena. É um trabalho simples, embora tenha muitas fases. Poderão adaptar as flores para outros trabalhos. O original da rosa é sem miolo, simples, que também fica muita graça. Poderão usar tecidinhos de algodão, coloridos, chita ou outros para fazer as rosas. As folhas poderão fazer com outra criação. É uma diversão, é pegar algum material e literalmente se entregar a criação de  uma brincadeira e ao final ter um resultado criativo e compensador. Boa sorte a todas. Beijos queridos e abençoados a todos e a todas que admiram meu trabalho, mesmo sem deixar recado, pois sei que me visitam. Grande beijo.
Guloseimas e presentinhos que irão de presente para as famílias dos amigos mexicanos.....que delícia!!!!!...ah e ainda falta umas coisas, por isso fiz um saco bem grande.....
Aqui outra sugestão da rosa com a juta menos desfiada.


Mais sugestões de uso da rosa, que também pode ser no cabelo, na pulseira, no broche, na bolsa, na quirlanda, numa tela....







4 comentários:

  1. Lindas ideias, Célia!!!! Já até guardei no pinterest...
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Inês, que bom que gostou, beijo grande e ótima semana.

      Excluir
  2. NOSSA CÉLIA FICOU LINDO,MAS DEU UM TRABALHÃO NÉ? PARABÉNS, AINDA TEM O SELINHO DO BRASIL. BJK

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhh Rosaria prá mim diria que não deu trabalho, na verdade fui inventando, fazendo de acordo com o que tinha; o trabalho tem vários estágios e poderá ser interrompido na fase que se se desejar para diminuir o trabalho. Por exemplo, não colocar as flores, ou não colocar as pedras, ou não desfiar, ou não fazer os nozinhos..... beijos minha querida, tenha uma ótima noite.

      Excluir

Comentem, participem,. É muito bom saber o que opinam sobre meu trabalho, abraços!