Artes e acabamentos


Tenho um encantamento pelos ambientes claros e iluminados. As sugestões de Provence com seus brancos românticos e a natureza colorida dão um charme especial na decoração e remetem ao descanso do corpo e ao resgate de nossa paz interior.

domingo, 24 de maio de 2015

ARARA DE ROUPA / GUARDA ROUPA


Histórias curiosas cercam algumas peças que faço. De tão incríveis, gosto de contá-las. 
Era uma vez um guarda roupa centenário, aquele da vovó sabe? O cupim adorou a madeira mais mole e lá se foram as tábuas laterais para o descarte. Na verdade foi tudo para o entulho. Aquele amontoado de "desmontado" esperando a limpeza pública do lado de fora.  Uma pessoa amiga da dona do "lixo" bateu na porta e se certificou de que era lixo mesmo, se sim, gostaria de levar o topo e a base da peça. Ai começou outra história. A ex dona do "lixo" lamentou e disse que sua mãe em reclamos se despediu da peça que era de família e ela tinha que ver assim feito um monte de tralhas. A outra pessoa que tinha visto numa loja uma peça que poderia resultar com o uso do topo e base restantes numa arara repaginada, sugeriu essa ideia para a recuperação da peça. Assim ela poderia voltar para dentro de casa e continuar fazendo sua história e alegria da família.
Mas quem faria isso?
Ai entrei com meu trabalho em parceria com um marceneiro. Um super marceneiro, aquele de mão calejada de carregar peso, de uma idade que é muita e delicadeza de encaixar frisos e enquadrar todas as medidas, além de boa vontade. Hoje em dia os marceneiros se dedicam a peças maiores, esses restauros dão mais trabalho e interrompem uma produção franca. Sr Antônio, da Marcenaria Modelo, ele é o cara. Obrigada Sr. Antônio. Na verdade ele é muito especial. Eu também me sinto especial, pois só uma amizade de mais de 10 anos e parceria faz com que ele pare um setor da oficina para montar e finalizar uma peça inacabada que levo para  ele. Tá certo que não acontece todos os dias, mas quando preciso ele se desdobra. Obrigada mais uma vez Sr. Antônio, carinhosamente chamado de Seu Toninho.

 Fiz a limpeza nas peças, retirei verniz e lixei.



Restaurei todas as peças extras de madeira. Algumas estavam lascadas. Sabia que íamos usar as duas peças maiores, além de acrescentar duas outras, pois para o apoio de cada canto só havia essas duas peças possíveis.  

 Preenchi todos os orifícios e fendas com massa feita de pó fino de serragem umedecido com seladora para madeira. Depois de seco lixei tudo.
  Tudo lixado, pronto para o próximo passo.



 
 Passei uma leve demão de stain transparente. Comprei duas outras vigas de madeira para completar os apoios.
 Meu mais que provisório croqui para o desenvolvimento da arara.
Fiz uma prévia montagem do que mais ou menos ficaria o resultado.
 Tinha estudado com o marceneiro de colocar umas travas de madeira para assegurar a estrutura, mas concluímos depois que ficaria pouco estético. Ai veio a sugestão dele de colocar essas cantoneiras em ferro, que além de ajudar na estrutura traria mais graciosidade.
 Como não acompanhei a montagem na marcenaria, aqui está a    arara pronta, linda já finalizada com um tingimento bem uniformizado da madeira. As duas vigas novas foram trabalhadas com as canaletas e frisos parecidos com o original e foram colocadas na parte frontal.
 




 
 
 
 Essa foi a musa inspiradora para a peça. Arara de uma loja.





6 comentários:

  1. Respostas
    1. Obrigada Ana, realmente é muito recompensador ver a modificação. Abraço!

      Excluir
  2. Ficou lindo demais, Célia!!!
    Eu tenho uma dessas partes superiores, com florão (que também peguei da rua), mas ainda não sei o que fazer com ela.
    Alguma ideia?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Renata. Que sorte a sua. Uma peça dessa no lixo é uma preciosidade. Não sei qual o tamanho da peça, mas poderia pendurá-lo na parede e logo abaixo uns quadros, ou, espelhos, ou usar dessa mesma forma só que serrar as partes laterais e aproveitar o florão e utilizar da mesma forma, das sobras usar em outra peça. Poderia pendurá-lo e usar abaixo dele diversas molduras com espelhos............será que ajudei, não sei se consegui passar a idéia, abraços.

      Excluir

Comentem, participem,. É muito bom saber o que opinam sobre meu trabalho, abraços!