Artes e acabamentos


Tenho um encantamento pelos ambientes claros e iluminados. As sugestões de Provence com seus brancos românticos e a natureza colorida dão um charme especial na decoração e remetem ao descanso do corpo e ao resgate de nossa paz interior.

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

VASOS - RECICLANDO!


Agora preciso reciclar esses vasos, que já tiveram antes um bom acabamento, mas hoje em dia, são eles que estão acabados!!!! Então está aí a apresentação deles e logo começo a postar a restauração.

Nesse passo apliquei tinta asfáltica (o nome comercial é Neutrol) em toda a parte interna deles. Ela tem cor preta e se dilui em aguarrás. Esse produto é derivado do petróleo e se encontra em casa de materiais de construção. Utilizo  para impermeabilizar e proteger a cerâmica, (também concreto, metais e madeira), impedindo que a umidade interna se acumule na área externa evitando fungos e bolor . Aguardo secagem e agora começo o trabalho externo. Me aguadem, estou trabalhando com eles.


Gostaria que vocês me dessem uma sugestão de acabamento, uma decoração para os vasos. Mandem uma ou mais opiniões pois são 4 peças.(já tenho duas sugestões) Podem me passar a ideia do que querem, vale até uma foto de exemplo (mandem o link da foto); diferente para cada um deles, estou aguardando sugestões. Enquanto isso vou deixar as peças prontas para o acabamento.

Aguardando.........

Sugestões recebidas:

1-Já recebi da Renata uma sugestão de patina musgo com fundo branco. Essa é a sugestão dela:

Se quiser algo mais rústico, acho que pintá-los de branco e depois de verde escuro (musgo) ou salmão (terracota) para dar ideia de 'velho'.

Para conhecerem melhor os trabalhos da Renata, visitem o blog dela:


2- Recebi da Naraléa uma ótima sugestão também, vejam:
Para conhecerem melhor os trabalhos da Naraléa, visitem o blog dela:


Já tenho 2 sugestões (acima), mas continuo aguardando outras idéias para os outros dois vasos. Caso queiram aprender uma técnica desconhecida passe a cara dela prá mim e vou tentar montar o pap, bjs e aguardo.
Passei 2 demãos de látex branco. Esperei secar entre demãos. Na faixa da borda passei o pincel no sentido horizontal à borda. No corpo do vaso usei um pincel de cerda dura e pintei com movimentos em "X". Apliquei a tinta na borda, no sentido da pincelada branca e no corpo com o pincel em direções cruzadas, sobre as pinceladas cruzadas em branco. Na borda não lixei e também não cobri totalmente o branco. No corpo lixei (lixa 220) e descobri um pouco a cor verde e deu esse efeito. Com pincel liner fiz os filetes em branco (antes passei um creme, depois cobri mais ou menos com branco) e também um filete na parte inferior do vasinho.Passei 3 demãos de verniz acrílico incolor para concreto aparente. É brilhante mas num pequeno vaso isso não é relevante.

Aqui está a sugestão da Renata. Tomei a liberdade criar um pouco já que não tinha um modelo. O verde na foto está mais vivo, a peça ficou muito bonita.
Aqui a sugestão da Naraléa.  Fiz um trabalho na linha sugerida com pequenas variações. Depois do papel colado com cola branca diluída e depois de tudo sequinho, passei 3 demãos de verniz acrílico incolor para concreto aparente. É brilhante mas num pequeno vaso isso não desvaloriza. Ah... na borda passei o azul, um camada apenas, não lixei. Fiz filete nas bordas superiores e na base da peça.
Aqui o terceiro vaso pequeno, ainda sem inspiração. Apenas passei com pincel de cerda dura uma camada de resina acrílica impermeabilizante (Hidronorth). Aquela que pintamos telha, tijolinho a vista, estava sobrando e apliquei   na peça e já estou pensando em um acabamento melhor.... 


12 comentários:

  1. Onde eles vão ficar?
    Vc pode optar por uma tinta spray metalizada, que dê a ideia que eles são de alumínio, por exemplo.
    Agora se quiser algo mais rústico, acho que pintá-los de branco e depois de verde escuro (musgo) ou salmão (terracota) para dar ideia de 'velho'.
    Espero ter ajudado.
    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Renata, obrigada pela sua sugestão. Achei mais interessante o acabamento rústico, já que faz mais a minha linha de criação e uso mesmo. O acabamento metalizado é muito interessante, mas vou ficar com sua sugestão de branco e musgo paatinado.
    Obrigada pela colabroração. quanto estiver pronto posto aqui.

    ResponderExcluir
  3. Celia a minha sugestão é pintar de branco ou gelo e fazer uma imitação de porcelana, colando rosas ou outras flores recortadas de guardanapos, depois verniz brilhante ou craquelê transparente, fica lindo.
    http://naralea.nafoto.net/photo20080811224628.html
    Bjinhos

    ResponderExcluir
  4. Naraléa, obrigada pela sua opinião, adorei como já te disse, logo que estiverem prontos vou postar, obrigada, abraços a vc!

    ResponderExcluir
  5. Eu não sabia da ideia do neutrol, comprei uns vazos e vou pintá-los.
    Obrigada por compartilhar,sinto não poder te ajudar, estou aprendendo.
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Nema, obrigada pelo coentário. O neutrol serve também para se fazer a parte decorativa. Faz o papel do betume, vamos dizer. Vc.pode diluir o neutrol, embeber uma estopa e passar sobre toda a superficie da cerâmica do vaso, por exemplo, fica muito bonito, faça um teste.

    ResponderExcluir
  7. Célia, amei, seus vasos ficaram lindos. O meu tbem tem verniz brilhante para ficar mais parecido com porcelana, só que não aparece na foto.
    Como adoro imitações, vou dar mais uma sugestão....rsrrs.....que tal fazer imitação de mármore no terceiro vaso?
    Tem uma técnica bem simples no youtube, que respinga álcool, fica bem legal.
    Bjinhos

    ResponderExcluir
  8. Oi Naraléa, obrigada minha querida pelo carinhoso comentário e pla sugestão do mármore, tá certo vou nessa então, vou ver no Y2be.Obrigada querida,m tenha um ótimo domingo.

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Andréa, me perdoe, removi sem querer seu comentário em que me sugeria um mosaico com cacos de pastilha, gostei da idéia! Boa sugestão,, vou por o trabalho na fila....obrigada e um super abraço.

      Excluir
  10. Ola por favor pode informar onde encontro esse verniz acrílico incolor para concreto aparente. Obrigada!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Patricia, esse verniz vc encontra em casas de mat. de construção, é um verniz a base de água, leitoso, brilhante.

      Excluir

Comentem, participem,. É muito bom saber o que opinam sobre meu trabalho, abraços!