Artes e acabamentos


Tenho um encantamento pelos ambientes claros e iluminados. As sugestões de Provence com seus brancos românticos e a natureza colorida dão um charme especial na decoração e remetem ao descanso do corpo e ao resgate de nossa paz interior.

domingo, 23 de janeiro de 2011

LUSTRE DE 3 LÂMPADAS

http://picasaweb.google.com/celiadufaux/LUSTRESABAJURESCASTICAISARANDELASELUMINARIAS#

Esse lustre tinha as partes metálicas todas em dourado como se pode perceber pela parte que ficou protegida pelo cristal do seu corpo.

O acabamento desejado é o provençal. Bem comecei o estudo da peça. Ela possui muitas partes e sendo assim preciso de muito cuidado para se saber o lugar direitinho de cada uma, sua ordem e sequência de montagem. As vezes pode parecer óbvio, mas depois de tudo desmontado dá muito trabalho na remontagem, se não tenho essa sequência.



Aqui uma visão mais próxima das partes da peça.

Notem que esse bocal estava totalmente queimado, deteriorado e tive que trocá-lo. Como não achei a peça correta, utilizei um bocal comum, desses compridos, serrei a parte superior dele, lixei e adaptei dentro do "copinho" do bocal.


Aqui fiz várias imagens da sequência das peças para eu ter um guia para sua montagem final. Mesmo assim chego no final e uma arruelinha ficou sobrando e não pode! e lá volto refazer o caminho da montagem e achar o lugar dela.

Dá prá perceber como é possível se perder no meio de tantas pecinhas? Aqui já desmontei todas as partes e já pintei e desgastei na intensidade que foi pedido.
Fiz uma esmerada limpeza nos cristais e iniciei a montagem da peça. Nesse estágio, antes da sua montagem total, a peça foi para um técnico para reinstalar fios novos. Isso também não foi fácil pois os fios para serem colocados por dentro dessas hastes curvas foi preciso um aparelho próprio para fazer isso, instrumentos de eletricista.
O cuidado em manusear uma peça dessa é como segurar um bebê pois qualquer movimento falso pode quebrar uma peça de cristal e raridades não tem substituição. Por isso o custo do trabalho sempre envolve o risco do seu manuseio.

Aqui duas imagens da peça pronta para ser instalada, muito delicada, romântica, linda demais.

2 comentários:

  1. trabalhos maravilhosos, com acabamentos perfeitos que mostram todo conhecimento de Celia. Parabéns

    ResponderExcluir
  2. Helo minha amadinha, sempre presente me dando alegrias. Obrigada pela visita e suas palavras carinhosas, bj grande e ótima semana.

    ResponderExcluir

Comentem, participem,. É muito bom saber o que opinam sobre meu trabalho, abraços!