Artes e acabamentos


Tenho um encantamento pelos ambientes claros e iluminados. As sugestões de Provence com seus brancos românticos e a natureza colorida dão um charme especial na decoração e remetem ao descanso do corpo e ao resgate de nossa paz interior.

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

CHAPELEIRA

Tenho uma cliente, que atendo já há bastante tempo, muito bacana, gosto mesmo muito dela ....(na verdade essas palavras são prá ela, desculpem! rsrsrs)...então ela me liga e me diz
- Célia eu tenho uma chapeleira lá na minha casa (ela tem também uma casa lindíssima numa estância aqui fora da cidade).
- Dá prá vc ir lá ver para fazer um acabamento semelhante ao do banco que está ao lado dela?



Então, fui lá, fotografei o modelo do acabamento e trouxe a chapeleira, essa aí do lado. É de madeira de lei, antiga mas alguém muito criativo passou látex branco, provavelmente com a possibilidade de apresentar um acabamento de pintura especial, mas só me deu trabalho para limpar tudo e deixar como a madeira veio ao mundo.


Aqui uma foto mais próxima.

Esse é o banco com o acabamento modelo para chapeleira. Convido você a descobrir comigo como é feito esse acabamento. Nunca o fiz antes. Mas achei muito bonito e dá prá perceber que aí tem cores como azul da prússia, azul turquesa escuro, azul turqueza claro, verde e branco e algumas áreas foram desgastadas. Comecei  a fazer o trabalho mas ainda não terminei. Vou deixar a seguir alguns pontos da madeira dessa chapeleira em momentos diferentes de ponto de limpeza para que verifiquem como é possível encontrar sempre novos acabamentos interessamentes.                                              

Raspei o látex com um estilete. Esse foi o efeito.


Aqui limpei superficialmente o látex com uma esponja molhada no aguarrás. O desgaste nao fica riscado, com marcas acentuadas, como no caso do estilete.

Aqui gradativamente fui limpando um pouco mais com o aguarrás e vejam que em todas essas fases se percebe um acabamento bonito.

Para limpar totalmente a peça usei estilete, aguarrás, tentei thiner e finalmente o mais ágil foi o removedor pintoff. A chapeleira estava com várias partes descoladas. Preferi trabalhar assim, com as peças menores.

Aqui está a peça pronta. Linda, porém totalmente errada na tonalidade da cor. A foto que fiz me deu uma idéia de cores muito claras. Compare com o modelo acima que mostrei. Levei para a cliente, comparamos com o modelo e a cor que fiz está extremamente iluminada. Vou ter que baixar todos os tons e trazer tudo para um verde musgo. Vejam nova foto tomada com tonalidades naturais da peça.
Trabalhar com o modelo longe de você de pode facilmente acontecer isso. Então vou recomeçar e transformar a peça baixando o tom para um musgo mais uniforme.
Aqui a nova versão, mais adequada ao modelo, totalmente  aceita (e elogiada!!) pela cliente.
Não me esqueci de colocar o feltro sob cada um dos pés, isso é importante (a tonalidade desse verde ainda é daquela versão "errada"), aqui só para ilustrar o pé com o feltro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentem, participem,. É muito bom saber o que opinam sobre meu trabalho, abraços!