Artes e acabamentos


Tenho um encantamento pelos ambientes claros e iluminados. As sugestões de Provence com seus brancos românticos e a natureza colorida dão um charme especial na decoração e remetem ao descanso do corpo e ao resgate de nossa paz interior.

sábado, 10 de maio de 2014

ARMáRIO - COR PALHA SOLIDA E DESGASTADA

Essa peça mede 2,20m de comprimento; é bastante robusta e nem dá para movimentá-la no trabalho, no máximo empurra prá lá ou prá cá com muito esforço. Assim foi até o final do trabalho, mas deu tudo certo.
  Retirei as portas e cobri todas as ferragens com fita crepe.
 Usei o látex palha da suvinil. Apliquei com o rolinho com o máximo carinho e a cada demão uma demão de lixa também, suave, 220. 
 Essa publicação vai contar com dois resultados. O primeiro que não foi definitivo, pois deixei com muito desgaste, estava comparando com um modelo errado de acabamento. Mas para quem gosta desse desgaste mais intenso também vou deixar aqui o registro do passo a passo.
 Com um cartão plastico depositei a tinta como fosse uma espátula. A cobertura não fica muito grossa. Apliquei apenas uma demão.
Essa textura após a aplicação da tinta com o cartão pode ser um novo acabamento, eu gosto muito dessa camadinha de tinta apenas espatulada na madeira.
Depois de seco passei a lixa fazendo os desgastes que resultaram no acabamento abaixo.
 O modelo correto era esse bem mais coberto, com menos desgaste.
Com uma trincha apliquei mais tinta e refiz o desgaste mais suave. Apliquei cera em pasta microcristal, lustrei.
O vidro das portas será colocado posteriormente e então a peça estará completa.
Quem gostou, deixe seu recado. Quem quer sugerir, deixe seu recado. Quem quer mais informações deixe seu recado. Abraços com carinho a todos.




4 comentários:

  1. Célia, que trabalho bonito, adorei a dica do cartão, eu nunca havia visto esta tecnica com o cartão, e o resultado ficou parecendo o trabalho das pinturas em moveis do artesanato Mineiro, e o segundo resultado ficou Shabby Chic, eu adorei os dois, fica difícil escolher um deles, agora me explica uma coisa, este móvel tem que tipo de acabamento, era de verniz, vc lixou antes? Um bj e parabéns por mais um trabalho feito com sucesso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é viu só amiga! Fazendo e descobrindo.l E pode-se aplicar tintas coloridas com o cartão e fica mais mineiro ainda. Esse móvel veio direto do marceneiro, limpinho, pronto para eu fazer o acabamento. Nem precisei lixar nada, moleza. A parte superior ficou com acabamento em verniz, a madeira é uma peroba lindíssima, coisa fina. O proprietário escolheu assim, eu gosto muito também do tampo na madeira original e depois outro acabamento no resto da peça. Obrigada, bom dia, bons trabalhos!

      Excluir
  2. LINDO, LINDO, O TAMPO FICOU MARAVILHOSO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Roseli.......os tampos em cor natural ficam especiais, abraços.

      Excluir

Comentem, participem,. É muito bom saber o que opinam sobre meu trabalho, abraços!