Artes e acabamentos


Tenho um encantamento pelos ambientes claros e iluminados. As sugestões de Provence com seus brancos românticos e a natureza colorida dão um charme especial na decoração e remetem ao descanso do corpo e ao resgate de nossa paz interior.

terça-feira, 18 de março de 2014

MESINHA - TÉCNICA PRINTER - Transferência de imagem

 Se preparem pois essa técnica rendeu um novelão quase sem fim.
 Tudo começou quando minha amiga blogueira e amada  ROSÁRIA AMORIM que também ama provençal e essas coisitchas todas, fez essa técnica e fiquei encantada.
Com ela fui tomar lições para aprender a  TÉCNICA DE TRANSFERÊNCIA DE IMAGEM
Ela ensinou direitinho mas se preparem para meu resultado!
Essa peça de ferro lá no passado foi um suporte para lenha na lareira.
Anos depois fiz um ouro velho nela - dei umas pinceladas com dourado. Assim ela viveu por mais um bom tempo como revisteiro. 
Um tempo mais depois o revisteiro ficou branco com desgaste, fiz provençal.
 Nesse ano meu revisteiro virou uma mesinha, ou um banquinho, como quiser. O marceneiro fez esse tampo e fixou-o na parte superior da peça. Muito bem, vamos à técnica.

Escolhi essas andorinhas para aplicar.
 Pintei a pranchinha de madeira com látex branco e fiz um desgaste.
Comecei os testes para aprender a técnica.
 No mercado a corfix tem esse produto que  faz o tal processo de transferência. 
Opa, não deu certo. 
Segui os passos dos ensinamentos da Rosária, mas errei em alguma coisa, acho que foi produto de menos.
 Recomecei o procedimento, aumentei o produto aplicado. Marquei mais ou menos a área de aplicação, passei o produto só na madeira.
 Coloquei o desenho com a cara para baixo, mais um plástico em cima dele e alguma pressão deslisando sobre a imagem com uma estopa.
Depois de tudo bem seco, com uma esponja úmida com o lado macio umedeci o papel para retirá-lo. Retira-se o papel e o desenho fica gravado.
  Papel úmido.
 A retirada é feita assim, rolando o dedo sobre o papel ele vai se dissolvendo e saindo todo, é simples.
 Voilà!!! Olha como ficou perfeito e perto do anterior, que progresso.
 Ok, vou agora a aplicação definitiva da imagem no tampo de minha mesinha.
 Optei por fazer a imagem na minha impressora. Só que precisei dividi-la em dois pois precisava de um tamanho maior que A4. Quem quiser pode mandar imprimir nessas lojas especializadas já no tamanho desejado. Copiei e colei a foto, dividi uma delas em dois no tamanho escolhido, proporcional ao tamanho do tampo.


 Juntei as duas imagens e montei o desenho.
 Passei o produto no tampo, apliquei a imagem, segui os procedimentos e o resultado foi ..
um horror.
 Ficou manchado e a imagen incompleta. Tentei limpar o desenho até com thiner e não saiu. Tentei lixar, não consegui retirar. Vencida pela química impressionante resolvi o problema de outra forma. Tinta preta nanquim.(será que tem de outra cor?, só curiosidade!)
 Com a imagem ampliada na minha frente fui retocando o trabalho com um pincel liner e fui reconstruindo a imagem.
 
 Perceberam que quando se aplica o desenho ele fica invertido com relação à imagem original? Claro! Então para se ver a imagem como se tem aplicada/transferida, clique em IMAGEM, depois GIRAR E INVERTER, no seu editor de imagens MICROSOFT OFFICE PICTURE MANAGER, busque na lateral direita INVERTER HORIZONTALMENTE, assim a imagem ficará inversa. Esse procedimento é necessário quando manejamos imagens com frase, palavra e escritos. É preciso primeiro fazer a inversão da imagem para depois imprimi-la e transferí-la para o local desejado. Esse recurso existe em qualquer outro editor de fotos.
 
 Aqui a imagem já invertida, agora posso "copiar" com nanquim sem problemas, aumentando a imagem para ver detalhes se quiser, rolando para + ou para - perto da base do monitor.

 
 Refiz todo o desenho. Acabou ficando meio escuro. Passei uma lixa 220 sobre o desenho que ficou mais suave, do meu gosto.
 
 
 Aqui já lixado, um acabamento mais suave. Enganei a técnica. Mas peço que  todos sigam o PASSO A PASSO DA ROSARIA, o dela ficou perfeito e sem remendos.
      
  












2 comentários:

  1. OI Amiga, olha ficou muito bonito, mas porque você é fera no pincel né? Se não fosse fera no pincel estaria tudo perdido, será o que houve, você fez a impressão com impressora a laser? Porque se não for impressão a laser não da certo, e a impressão a laser por aqui custa bem caro, eu tentei com a impressora comum e não deu certo. Verifique se não foi por isso. mas eu adorei a sua pintura e a mesinha ficou linda.Tente outra vez, eu falei que tem que treinar em outra peça que possa estragar, eu compro pedaços de MDF para testes. Um bj no seu coração.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo conforto Rosário. Olha, se não for mesmo a mesma coisa para tudo que eu quero descer....a diferença está toda aí. Mas vc não sabe que fiz um segundo teste e funcionou??? por isso acreditei no resultado.....uma hora dessas vou testar novamente. bjs amada.

      Excluir

Comentem, participem,. É muito bom saber o que opinam sobre meu trabalho, abraços!