Artes e acabamentos


Tenho um encantamento pelos ambientes claros e iluminados. As sugestões de Provence com seus brancos românticos e a natureza colorida dão um charme especial na decoração e remetem ao descanso do corpo e ao resgate de nossa paz interior.

sexta-feira, 21 de março de 2014

CRUCIFIXO - douração - restaurando


Aqui a peça, abaixo, antes da restauração.

 Fiz uma profunda limpeza nos metais e madeira. Da madeira clara retirei todo o verniz, a peça é marchetada. Pensem o cuidado que se deve ter para não manchar e marcar a área escura, foi um trabalho muito cuidadoso! Exige mãos firmes e certeiras. A parte escura recebeu uma camadinha de tinta no mesmo tom anterior para cobrir as manchas.  
Passei duas demãos de verniz brilhante spray em toda peça.
Fiz aplicação de folha de ouro. Essa técnica requer um certo cuidado para sua aplicação. Abaixo colei um video. Resumidamente deve-se aplicar o verniz mordente na área que vai receber a douração. Em pouco tempo a área estará "grudando". É nesse momento que se aplicada a folha dourada. Para manusear essas folhas que são extremamente finas e delicadas fecho qualquer fonte de vento para que ele não as leve o e passo talco nas mãos para que elas não colem/grudem na pele e se destruam. Com um pincel macio pressione sobre a folha para que ela cole uniformemente na peça. Essas folhas custam caro e devem ser aproveitadas ao máximo. Não colocar os dedos ou a mão sobre a aplicação antes da selagem, pois o dourado começa a oxidar mais rapidamente. Tão logo termine essa fase, sele a douração com goma laca incolor. Aí sim o trabalho está protegido e pode ser manuseado.  
Aqui vai um pap resumido da Lu Heringer. Ela usou luvas no lugar do talco, mas o VIDEO   dá mais clareza no entendimento. Aproveitem a Lú é super, a Lú é mega, a Lú é especial, ela tem muitas e muitas técnicas que ensina com muito carinho, aproveitem!   Ah..e não contem prá ninguém ela ainda é Back Vocal no Rei Roberto Carlos!!! Beijos Lú!!!        


Da minha caixa de sucata de bijus achei esse colar e dele aproveitei dois pingentes e a corrente para pendurar a peça na parede.
Para conhecerem deixo essas imagens de folhas douradas e folhas oxidadas prontas, que amo. Dessas oxidadas tem também em outros tons predominates.




2 comentários:

  1. Olá Celia,bom dia!
    O seu trabalho ficou lindo e aproveitando a sua postagem,gostaria de saber se as folhas de ouro,ou seja se encontramos em lojas de artesanato para comprar,pois estou querendo desenvolver a técnica em uma santa,mas é difícil de encontrar este produto,ontem vi um site:''Casa da Arte''e quase comprei por internet e por coincidência é igual as folhas de ouro que vc postou aqui,gostaria de saber onde encontrar..se puder me informar, é claro!
    Gostei muito das explicações que vc transferiu a nós leitores em sua postagem!
    Parabéns pelo seu lindo trabalho!
    Òtimo final de semana!
    BJUS!!
    FICA COM DEUS!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga, você encontra sim em casas de artesanato. Casa da Arte é bem especializada e tem também. A marca mais conhecida, não conheço outra, na verdade, é da tok e crie. Pode comprar dessas, são muito boas. Bons trabalhos a você e continue me visante, tenho sempre um cafezinho e uma técnica nova, bjs.

      Excluir

Comentem, participem,. É muito bom saber o que opinam sobre meu trabalho, abraços!