Artes e acabamentos


Tenho um encantamento pelos ambientes claros e iluminados. As sugestões de Provence com seus brancos românticos e a natureza colorida dão um charme especial na decoração e remetem ao descanso do corpo e ao resgate de nossa paz interior.

quarta-feira, 7 de agosto de 2013

ÁGUA A UM REAL...

..."agânreal"...era assim que o moço dizia depois de repetir dezenas, dezenas de vezes a mesma frase vendendo água na rua 25 de Março. No alvoroço daquela avalanche de pessoas sempre carregando alguma sacola, uma caixa, um carrinho de mão. Uma mulher passa desenfreada e grita "arma, arma" arma!!!" e retira da sacola de outra pessoa uma coisa e sai ensandecida correndo. Eu muito assustada pulei de lado, puxei minha irmã ....e a pessoa, dona da tal sacola explica, -  ela pegou uma "água"  uma garrafinha d´água (eu entendia arma...) para me a ajudar a vender e disse - não ligue que ela é assim   - ela é muda e fala alemão como você (eu, no caso, tenho mesmo aparência alemã). Só por Deus! História de louco, mas serviu para muitas risadas depois do susto.

Fui visitar a exposição dos pintores renascentistas aqui e por sinal amei e recomendo.

Sobrou tempo e dei uma passeada pelo centro velho. Trabalhei por 23 anos no "Edifício do Banespa", oficialmente Edifício Altino Arantes. Uma vida vivida naquela região.  Matei saudades do prédio onde trabalhei.

Visitei o hall principal do prédio, amo esse monumental lustre. Ele tem 13 metros de altura e dez mil peças de cristal, 150 lâmpadas e pesa 1,5 toneladas.
Do teto ele pende além de dois mezaninos.
 
No térreo tem um cofre legendário do antigo Banco do Pará, uma obra de arte de algumas toneladas.
 Depois do almoço caminhei pela Rua São Bento em direção ao Largo de S.Bento.
 Aqui mais próxima do Mosteiro.
 Antes de entrar na Ladeira Porto Geral passei para uma sobremesa na Casa Mathilde - doces portugueses. Também recomendo - com um café me acabei nos docinhos dali.


 Logo alí a Casa de doces, na esquina próximo à igreja.

 


 Desci a Ladeira Porto Geral com toda essa multidão que nunca se esgota.
 A Rua 25 de Março com suas riquezas e mazelas.


 Achei até móvel numa loja do jeito que gosto.



 Mais uma textura no braço da poltrona.

 Olha que beleza. Isso se faz com pintura glaze, se alguém quisersaber, explico como é, pode perguntar.
 Depois uma passada no Empório Árabe, como resistir? Enchi uma sacola e saí feliz.



 Prensada entre prédio tem uma igreja, a Igreja de Nossa Senhora. Primeira vez que vejo a Santa sem nenhuma denominação depois do "Senhora".

 Caminhei em direção ao "Mercadão", esse prédio é explendoroso e dentro dele muitas curiosidades para comer e levar.

 
Me acudam. !!!.....queijos, frutos, peixes, grãos, lanches, etc, etc, tem de tudo e muito especial. Achei que poderia estar mais limpo.......
 










Os vitrais são uma glória!




 De longe vi o Palácio das Indústrias de 1924 ao estilo eclético daquela época.


8 comentários:

  1. Minha Célia querida!!
    Que beleza seu passeio, nunca vi esta casa de doces Portugueses, graças a Deus kkkkkkkkkkkkk
    Depois me fala sobre aquelas pintura, gostei!!
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rose, experimente, vai amar os doces portugueses. Eu também não conhecia e fiquei maravilhada. Quando for por lá, não perca tempo e aproveite. Bjs

      Ah vou fazer um post sobre essa pintura, há mais uma pessoa interessada tamém.

      Excluir
  2. Amei todos as fotos e comentários, é bom para estar mais proxima de vcs! Só faltou uma foto dos famosos "fios de ovos"!!! Te amo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Filha, sabe que a partir da rua do museo nós descemos e só no final eu percebi que não fomos aquela padaria, nossa fiquei chateada....mas da próxima ela entra no roteiro, bjs te amo.

      Excluir
  3. Adorei o passeio. Sou louca, para conhecer estes lugares.
    E aqueles sanduíches? Que tentação!
    Nunca ouvi falar na pintura Glaze.
    Quando puder, gostaria de aprender.
    E você sabe a patina de demolição?
    Obrigada, por compartilhar tantas coisas lindas conosco.
    Bjs e sucesso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcinha, obrigada pela visita. Vale mesmo muito a pena estar nesses lugares loucos em S.Paulo, os lanches são inacreditáveis! Tá tudo no centro velho de S.Paulo.
      A pintura a glaze vou fazer um post sobre ela, tem mais pessoas querendo conhecer a técnica, então fique de olho., bjssss

      Excluir
  4. Oi Amiga,menina quantas coisas bonitas, lugares lindos e aquele lustre o que é aquilo menina, já imaginou o trabalho para limpa-lo? Eu tenho muita vontade de ir a esta rua 25 de março, mas já me disseram que é a mesma coisa do Saara que tem aqui, só que aqui é menor, são ruas estreitinhas antigas, mas cheia de lojas. Mas o homem gritando ´´aganreal``foi ótimo, adorei eu as vezes vejo coisas assim por aqui tbm. Amei aquela poltrona com aquele braço todo trabalhado, linda. Um Bj no seu coração.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rosaria...que delícia te ver por aqui. Sabe eu trabalhei por 23 anos nesse prédio que tem esse lustre, ele é uma obra de arte. Nunca me cansei de admirá-lo. Limpar?, nunca vi ninguém limpando, será que faziam isso a noite?!!!. Creio que a 25 se pareça mesmo com o Saara, mas cada um é cada um....um dia alí parece que se passou em uma hora...A textura daquela poltrona, vou abrir um pap prá ela, tem umas pessoas querendo conhecer o acabamento. Ótimo final de semana, bjsss

      Excluir

Comentem, participem,. É muito bom saber o que opinam sobre meu trabalho, abraços!