Artes e acabamentos


Tenho um encantamento pelos ambientes claros e iluminados. As sugestões de Provence com seus brancos românticos e a natureza colorida dão um charme especial na decoração e remetem ao descanso do corpo e ao resgate de nossa paz interior.

quarta-feira, 8 de maio de 2013

LUSTRE DE METAL - BRANCO - UMA SUPER DICA

 Bom...aqui o trabalho é tudo é claro e simples.
O lustre vai ganhar cor nova com esse branco perolado. Depois a pintura ganhou um leve desgaste e foi pro teto.
DICA : Todo material metálico precisa de um primer, uma tinta base para dar aderência para a pintura definitiva. Nem pense em pintar direto com a tinta desejada que não vai dar certo, a menos que use o próprio primer como acabamento, como foi o meu caso, nesse caso desse lustre. 
Detalhando - pode-se usar fundo para pintura comprados em casas de artesanato, tem uns que cobrem diversos materiais, o material de um potinho serve para cobrir:  ferro, plástico, alumínio, vidro....
Como faço uso em grande quantidade preciso de volumes maiores, então opto por um material de maior competência e volume. Gosto muito do fundo branco fosco para madeiras (também pode ser para metais) - complemento - da suvinil. Muitos não gostam porque é a base de aguaras, mas já me adaptei a ele e tenho um bom convívio.
Coimo usar esse fundo branco fosco: aplico com pincel, uma demão é suficiente para fazer uma base para pintura. Se ficar uma base  grossa na peça, pode lixar o material, que depois de seco, vai dar pouca resistência à lixa, é muito fácil de deixar tudo lisinho. Para base de pintura uma demão fina é suficiente.

No caso desse lustre passe 3 demãos e depois comecei "alisar" , suavizar com lixa 150 e depois 220 . para dar um desgaste mais profundo é só pressionar mais a lixa e retirar a pintura na quantidade que se deseja, aparecendo mais ou menos o fundo. Sobre esse material só passo cera em pasta incolor, aquelas de chão mesmo, são ótimas.

Coloquei lâmpadas tipo vela para ficar mais apropriado. Pronto tá lá iluminando minha copa.

6 comentários:

  1. Oi Célia o seu lustre é igual o meu só que o meu eu comprei já pintado na loja, mas a sua pintura esta linda com esses desgaste, coloca uns cristais pendurado, vê lá no meu blog o meu como ficou com os cristais que eu coloquei, esta no post de nome COISAS QUE EU AMO. Um bj no seu coração

    ResponderExcluir
  2. Rosária, viu que concindência? E esse foi comprado num brechó há quase trinta anos....mas Rosária se eu colocar penduricálios no nesse lustre...vc nem imagina, minha casa tem muito frufru, muito detalhezinho, coisinhas, que prá limpar é até um porre, mas imagina mais coisa no lustre? menina, seria muita, demais informação, bjsss, vou ver sua coisas que vc ama, bj

    ResponderExcluir
  3. eu tenho um de metal,,mas é muito cheio de detalhe,muito mesmo,de voltinhas e acho que nao vai dar pra lixa tao facil !! pareabens ficou muito bonito

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!!! Olha faz o seguinte, para facilitar só lixe se estiver enferrujado e aplique selador de ferrugem, que se compra em casas de material de construção. Caso esteja só no metal, ou, tenha tinta sobre o metal, não precisa retirar. Apenas limpe bem tudinho do aguaras numa estopa. Hoje em dia já tem produto que facilita a aplicação em peça com muitos detalhes, curvas, etc. procure em casas boas de artesanato primer spray. Esse produto deve ser aplicado conforme as instruções do fabricante (eu ainda nunca usei). Bom, é uma base branca. Depois de seco aplique sobre esse fundo (primer) tinta branca fosca (ou com brilho se desejar) Fica lindo mesmo sem desgastar. Tenho dois lustres em casa que deixei todo branco, ficaram lindos. Caso queira dar um desgaste use lixa bem fina número maior que 220. Quanto menor a peça e mais delicada, menos se lixa. Muito desgaste nesse caso deixa a peça com muita informação (entre desgastes e suas curvas e detalhes, espero que me entenda)
      Caso tenha dúvida me fale, abraços e bom trabalho.

      Excluir
  4. Olá Célia,
    Ficou lindo seu lustre!
    Como quero pintar um que tenho com spray, acabei chegando no seu blog.
    Beijos.

    ResponderExcluir

Comentem, participem,. É muito bom saber o que opinam sobre meu trabalho, abraços!