Artes e acabamentos


Tenho um encantamento pelos ambientes claros e iluminados. As sugestões de Provence com seus brancos românticos e a natureza colorida dão um charme especial na decoração e remetem ao descanso do corpo e ao resgate de nossa paz interior.

domingo, 4 de novembro de 2012

VASO - RESTAURAÇÃO

A maioria das peças que me chegam para restauração já estão com algum tipo de conserto caseiro que não deu certo. Muito bem, estou aqui para recuperar e melhorar a situação. Geralmente usam durepox, aquela massinha de dois componentes que endurece feito ferro. Aliás para lixá-la só com lixa para ferro. Foi o caso dessa peça. 
Com muita perseverança consegui lixar as crostas desse material que estavam sobressalentes à superfície e com extremo cuidado pois uma lixa pra ferro sendo aplicada na cerâmica ela come feito faca na manteiga.
Coloquei aqui alguns passos da restauração. Foram muito mais passos que esses mas já temos uma idéia do que era e como ficou depois de várias aplicações de massa para restaurar as fendas das quebraduras.

   Veja que parte da aplicação grossa de massa e a cada demão que lixo vejo a que ponto ficou o nivelamento da superfície. Dependendo dessa situação é que vou aplicar ou não uma nova camada de massa..





 Vou testando a cor da tinta acrílica a utilizar de modo a aproximar o mais possível da cor original.  A cor deve chegar até a área pintada sem danificar ou alterar aos cores de dentro do desenho. Isso demanda uma integração das cores. Tive que fazer uma readaptação das cores do desenho com relação à área lisa.
  


 Ao final todas as cores estão integradas, não se vê diferenças e tudo está em harmonia.

 Aqui o fundo da peça, apliquei  EVA em toda a volta da base para proteger do atrito e depois pintei de preto.Ao final passei verniz marítimo , 2 camadas, em toda a peça. Se gostarem deixe sua opinião, se tiverem perguntas, faça agora mesmo! Bjs a todas e a todos.










7 comentários:

  1. Olá Célia, perfeito trabalho, Parabéns! Admiro seu trabalho. Uma linda tarde de domingo!!

    ResponderExcluir
  2. Você sabia que para postar a gente tem que digitar aquelas letrinhas? Nem sempre a gente consegue...

    ResponderExcluir
  3. Obrigada Dirce pela sua visita e gentil comentário. Pois é....sei que perco comentários, pois nem todos tem a paciência de insistir quando não conseguem, mas não dá para ser diferente, a gente não tem domínio sobre essas ferramentas de segurança do google. Nem tudo é perfeito, desculpe. Bjs, ótima semana.

    ResponderExcluir
  4. vc fez um milagre ai ficou ótimo,bjssssss

    ResponderExcluir
  5. Obrigada Vida, bj grande, bons trabalhos.

    ResponderExcluir

Comentem, participem,. É muito bom saber o que opinam sobre meu trabalho, abraços!