Artes e acabamentos


Tenho um encantamento pelos ambientes claros e iluminados. As sugestões de Provence com seus brancos românticos e a natureza colorida dão um charme especial na decoração e remetem ao descanso do corpo e ao resgate de nossa paz interior.

terça-feira, 10 de julho de 2012

SEMENTES DECORATIVAS

Acho lindas as sementes em geral. Então vou colecionando com o tempo aquelas que estão mais próximas à mim. Acho lindas as de pêssego, todas ranhuradas. Quando passo no mercado, numa banca que só tem nozes, tem um monte delas que é só a casca, peço para levar, nem preciso comprar. Quando passo pela rua também observo no chão próximo às árvores. Aqui abro um parênteses. Como é bom andar apé um pouco , a gente descobre coisas nas proximidades que de carro nem pensar em conhecer. Vagens das árvores, frutos esquisitos, esses cachinhos que podem ver, trabalhados pela natureza. Canela em pau, até aquela que foi usada no doce eu lavo, seco e vou juntando no "saco de sementes". Compro o caju e retiro a castanha que tem um belo formato. Jatobá, acho o máximo a cápsula do jatobá, reparem como ela é interessante.Tenho até caroço de manga. Estes para não apodrecer, pois demoraram a secar, coloco no forno, com supervisão para não queimar, ligo, desligo, coloco no sol...é preciso sempre paciência.

Depois que junto um bom tanto, depois de ter a certeza que estão todas secas, passo uma ou duas demãos de seladora para madeiras em cada uma, com muito cuidado, com luvas, trabalho de paciência mais uma vez. Assim elas se protegem e ficam mais bonitas
Gosto de fazer arranjo com elas. Gosto desse meu pratão de prata, sobre ele essa singela toalhinha (lembrança de minha mãe). Tenho um vaso de barro, coisa indígena, que remonta a décadas que amo demais. 
 Umas florzinhas artificiais,delicadas que gosto muito coloco no vaso e vou ladeando o a cerâmica com as sementes. Já juntei tantas que já dá para um segundo arranjo.
 
 
 

Amo essa natureza morta e viva ao mesmo tempo. Espero que tenham gostado da ideia e possam descobrir sementes diferentes por perto da casa de vocês e como esculturas vivas permaneçam enfeitando seus cantinhos queridos da casa. Beijos....

8 comentários:

  1. Que lindo Célia!
    Está de Jatoba eu conheço de pertinho!
    Vc já conhece meu blog? Passe lá, será um prazer!
    Grande bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então Rose to pensando em decorar o jatobá, pintas alguma coisa nele, acho uma boa base e é uma fruta interessante, curiosa. Vou correr lá e ver seu blog, até já.

      Excluir
    2. Já estou te seguindo, no seu blog, sucesso prá vc sempre!

      Excluir
    3. Obrigada Célia!!
      Já sigo seu blog faz um tempinho, achei ele através de outro blog, não lembro qual rs,rs.
      Fico muito feliz com seu feedback!
      Célia quando eu for em Mato Grosso, vou caçar sementes pra e pra vc.
      Imagina que maravilha vc vai fazer no Jatobá...
      Grande Bj

      Excluir
  2. Respostas
    1. Zilma, obrigada pelo carinho de seu comentário. Então...na verdade nem tem uma enormidade de sementes, aquelas que vou encontrado vou guardando. Também faço isso com flores desidratadas. Ganho/compro flores, coloco parte delas dentro de livros, revistas e largo lá. Algum dia, lá bem distante vou lá e tá tudo sequinho, uma beleza, prontas prá usar. Vou postar uma dessas artes com flores secas. Beijos.

      Excluir
  3. OLÁ, ACHEI SEU BLOG UMA GRAÇA, JÁ ESTOU TE SEGUINDO, VÁ CONHECER O MEU QUE VC VAI GOSTAR E, APROVEITA E ME SEGUE TAMBÉM!
    (WWW.DIKINHASDASIL.BLOGSPOT.COM)

    ResponderExcluir
  4. Sil, obrigada pela visita no meu blog e pelo carinho. Estou te seguindo. Parabéns por seus postos, bem ecléticos, bem interessantes e criativos, parabéns mesmo, tenha uma ótima semana, bjs

    ResponderExcluir

Comentem, participem,. É muito bom saber o que opinam sobre meu trabalho, abraços!