Artes e acabamentos


Tenho um encantamento pelos ambientes claros e iluminados. As sugestões de Provence com seus brancos românticos e a natureza colorida dão um charme especial na decoração e remetem ao descanso do corpo e ao resgate de nossa paz interior.

segunda-feira, 7 de maio de 2012

PENTEADEIRA - PROVENCE

 
Bem queridos amigos e amigas aqui está o resultado de mais um trabalho e o reinício de uma história. 

 Essa peça estava jogada na calçada para o cata entulho dar conta dela. Felizmente uma amiga, a Aidê, que mora perto do local onde ela estava jogada a viu e me ligou perguntando se eu queria.  Nem precisa dizer né!!! Ela mesma me trouxe a peça de carro em duas viagens e trouxe também a ex-dona da peça para me conhecer, moramos próximas. amei a peça que resvala na art deco, com pés palito e esse design típico e pasmem...puxadores de vidro, isso não existe mais há muito tempo. Agora os semelhantes são de plástico transparente. Esses, então, são pesados e fiquei, sem exagero, emocionada de ver e ter uma peça assim.


Esse verniz foi bem difícil de se retirar. As flores coloridas, fiz questão de deixar resquícios do colorido para dar um charme no final. O desenho das flores e os arabescos também vintage, completam o estilo da peça. A madeira estava se decompondo numas partes como cantos externos e laterais, mas consegui com bastante paciência refazer tudo com massa e completar o acabamento com o fundo branco fosco para madeira da suvinil. Passei 3 demãos e ao final lixei retirando parte da textura, deixando algumas áreas da madeira visíveis.
Nessa imagem está todo o processo de calafetação dos orifícios e fendas para que o abamento fique perfeito.
Aqui minha ajudante dando a maior força ...! Então, toda a parte interna também recebe tinta, mesmo que não vai aparecer. Faço isso para o acabamento ser completo, inclusive na parte inferior externa da peça, que ninguém irá ver a menos que levante a peça. Mas udo fica pintadinho, de todos os lados. 
Nessas áreas externas debaixo e atrás uso látex branco, mas se antever aparecimento de manchas, passo uma demão generosa de fundo branco, o mesmo do acabamento final da frente, pois ele bloqueia manchas. Bem passo então 3 camadas de látex aí nessas áreas.
Aqui uma recomposição de área destruída, descascada e com falhas. Cobri com massa e apliquei o acabamento final.

Aqui dá prá ver esse resultado, nada mal...
A peça já com algum acabamento e polimento.
Recoloquei os puxadores e vejam o comprimento do parafuso. Com essa serrinha ai da foto abaixo cortei a sobra e passei cola tipo super bonder para o parafuso não soltar. Ahh...lixei a ponta do parafuso com lixa de ferro para não ficar pontiagudo e machucar as mãozinhas que quem for abrir e mexer na gaveta.

Aqui a maldição das gavetas. Elas nunca chegam funcionando bem e depois da tinta acabam ainda mais emperradas. Ai vem o duelo final, fazer cada uma delas encaixar e deslizar bem nos seus lugares. É também porque cada uma só funciona bem no seu lugar próprio. Embora tenham a mesma medida elas se rebelam e ganham identidade própria!! Cubro também essa madeira que se mostra no desgaste para não ficar feio, passo mesmo que seja uma leve camada de tinta.
Que urrrghhh!!!! esses puxadores sujos... Dei um banho de água sanitária e detergente e ficaram uma lindeza, vejam, nem parecem os mesmos.



Todos os puxadores colocados, a peça toda lixada, proteção de feltro auto colante nos pés, 3 demãos de cera em pasta incolor e polimentos depois de seco e está aí a nova história que se começou, vai prá casa de minha irmã, que adorou!!!




9 comentários:

  1. Célia! Que sorte, hem? Isso é que chamo de um verdadeiro achado! A peça ficou lindíssima, parabéns! Ah! que mais pessoas tenham a consciência que sua amiga teve. bjs

    ResponderExcluir
  2. dirce, nem fala . Naturalmente que prá mim fica tudo mais fácil pois já trabalho com restaurações e acabamentos, mas quem não vislumbra nada, ai Deus....uma peça dessa acaba indo pro lixo. naverdade poderia-se apenas restaurar no mesmo acabamento prá quem sabe texturizar. mas um dia de chuva ae a peça não tem mais conserto. Sorte a minha, bjs e obrigada pelo carinho.

    ResponderExcluir
  3. Oi Célia, mais uma vez, parabéns vc sempre aproveitando e valorizando coisas que sendo jogadas fora nós é que perdemos o ser humano tem que aprender a valorizar estas peças antigas que não se fabricam mais e a natureza agradece .Seu trabalho mais uma vez ficou excelente PARABÉNS. www.rosariaamorim.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Rosanamria, obrigada pelas palavras. Você tem toda razão, todos agradecem e uma peça aqui outra alí, na soma tudo vale a pena. Não sei se é mãe, mas desejo-lhe um dia muito feliz de qualquer maneira., bjs

    ResponderExcluir
  5. Olá, Célia,

    Nem me lembro como vim parar aqui no seu blog, mas o que sei é que estou extasiada em ver tantas coisas lindas que você faz.

    Eu gostaria muito de fazer coisas parecidas, mas não tenho tempo. Mesmo assim estou tentando dar um "tapa" na minha casa, já que passei os últimos 3 anos com minhas atenções voltadas só para o meu filho.

    Parabéns pelo teu talento e também pela tua simplicidade, que reflete nas suas obras.

    Um beijo bem grande.

    ResponderExcluir
  6. Celia, bom dia! Amei suas explicações, bem didáticas e com fotos ótimas mostrando as etapas do trabalho. Muito legal seu blog. Difícil encontrar quem faça um passo a passo tão completo. Parabéns! E parabéns pelo trabalho também, ficou divino. Leyla

    ResponderExcluir
  7. Oi LKuciana, oi Leyla, obrigada pela visita e pelos carinhosos comentários. Aproveitem o puderem e mudem suas peças em casa. Se precisarem de ajuda me perguntem. Voltem sempre, abraços a vocês.

    ResponderExcluir
  8. Não precisa nem dizer que sua comoda ficou maravilhosa...Como as pessoas jogam coisas fora não é verdade, aqui em Sorocaba, para encontrar algo precisa ter muita sorte, não se encontra muita coisa, mas quando encontro(1 vez por ano...) rrsss, pego logo e levo pra casa. Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  9. Oi Eliana, obrigada pelo carinho. Sabe depois tive vendo o valor mais ou menos desses puxadores, custam certa de uns 45 reais cada um, tem noção? Só de puxadores o valor e estava no lixo? Ainda bem que dei para minha irmã, nem eu mesma tinha noção que valia tanto, sabia que era uma preciosidade e que eram lindos demais, pesados e sem nenhuma lasca tirada. Faz muito bem em aproveitar os "achados", estará reciclando, economizando, dando nova vida à peça e ganhando um utilitário. Bjs

    ResponderExcluir

Comentem, participem,. É muito bom saber o que opinam sobre meu trabalho, abraços!