Artes e acabamentos


Tenho um encantamento pelos ambientes claros e iluminados. As sugestões de Provence com seus brancos românticos e a natureza colorida dão um charme especial na decoração e remetem ao descanso do corpo e ao resgate de nossa paz interior.

domingo, 5 de fevereiro de 2012

PENTEADEIRA - PROVENCE

 Muito bem  vou mostrar o desenvolvimento de mais uma peça nesse acabamento tão delicado que é o provençal. Aqui a peça completa, ainda sem o "desmanche". Aos poucos fui desparafusando aqui e ali e finalmente aqui já está o penteador sem verniz e puxadores.
A parte da moldura do espelho vou tratar no próximo post.
Passei três demãos de fundo nivelador, dessa vez experimentei passar com o rolinho e deu certo.
Depois um processo de lixamento vigoroso com a máquina e a textura terminou acetinada. Imprimi desgastes extras além das quinas  e saliências.
Pintei e desgastei também os puxadores, acho que ficam mais suaves do que o metal escuro total. 
Assim está a peça generosamente branca com desgastes bem pensados mas transferindo também certa casualidade. A selagem é apenas com cera em pasta incolor. Não passem verniz sobre esse material pois mancha.














DICAS PRECIOSAS

Esse fundo  (fundo branco fosco para madeira, também pode ser para ferro, uso da suvinil) dá esse resultado de desgaste natural mesmo. Quando usar esse fundo não use tinta de espécie alguma, não é proibido ele aceita tinta, aliás, se é fundo é porque poderá ter outro acabamento sobre ele, mas não é esse o caso. Mas precisa de lixadeira para o desbaste ou de um bom músculo no braço!! (me lembro o quanto fiz isso no braço, antes de poder comprar uma lixadeira...rsrs). É preciso passar 3 demãos para que saia uma demão no lixamento e ainda fique duas, cobrindo bem nas áreas onde terá mais material. Também é um material delicado para esse fim, cuidadoso. É a base de aguaras. Tem que ser passado com decisão pois seca rápido no calor e não admite "volta" do pincel, rolo, o que seja. Tem uma propriedade preciosa, retém manchas da madeira oriundas das resinas e substratos da madeira. A peça fica impecável. Tem que manter a lata bem limpa e bem fechada, esse produto amarela na lata com o tempo, muito pouco tempo, mas sempre dá para usar. Nunca passe verniz, qualquer que seja para selar, amarelam o trabalho. Passe apenas cera em pasta incolor. Passe umas 3 demãos na primeira aplicação e lustre.  Depois da aplicação da cera o acabamento fica num tom branco "sujinho" que chamo, para os mais chics chama-se branco paris. Isso se deve à hidratação da superfície com os elementos selantes da carnaúba. É perfeito para o acabamentyo provence.






6 comentários:

  1. Obrigada pela visita Célia seus trabalhos são lindos, as bolinhas você cola com cola branca e rejunta como o mosaico normal, tem que ficar cuidando para as bolinhas não sairem do lugar enquanto seca a cola, use cola branca de secagem rápida. bjs Célia. Sorte e felicidades. Iara

    ResponderExcluir
  2. Que maravilhosa ficou essa penteadeira Célia, mais uma vez parabéns, amo seus trabalhos...

    Bjão, Teresa Ferreira.

    ResponderExcluir
  3. Obrigada Iara pelas informações. Fico pensando como aquela luminária com bolinhas sobrepostas param apenas com cola branca? Vc é uma artista, parabéns pelos seus trabalhos e muito obrigada pela visita.

    ResponderExcluir
  4. Obrigada amiga anonima pelos gentis comentários. Ótima semana.

    ResponderExcluir
  5. Célia, mais uma vez você está de parabéns ,eu achei super interessante você fez esta peça somente com fundo nivelador , parece que o desgaste fica mais natural não parece que esta descascando parece gasto com o tempo ficou diferente das outras peças .Eu não sabia que podia deixar somente com o fundo nivelador gostei do resultado vou fazer alguma peça assim. bjs, Rosaria Amorim

    ResponderExcluir
  6. Rosaria, obrigada pelo incentivo.
    Esse fundo dá esse resultado de desgaste natural mesmo. só que precisa de lixadeira para o desbaste. É preciso passar 3 demãos para que saia uma demão na lixa e ainda fique duas, cobrindo bem nas áreas onde terá mais material. Também é um material delicado para esse fim, cuidadoso. É a base de aguaras. Tem que ser passado com decisão pois seca rápido no calor e não admite "volta" do pincel, rolo, o que seja. Tem uma propriedade preciosa, retém manchas da madeira oriundas das resinas e substratos da madeira. A peça fica impecavel. Tem que manter a lata bem limpa e bem fechada, esse produto amarela na lata com o tempo, muito pouco tempo, mas sempre dá para usar. Nunca passe verniz, qualquer que seja para selar, amarelam o trabalho. Passe apenas cera em pasta. Passe umas 3 demãos na primeira aplicação.
    Vou postar essas dicas para todos aproveitarem, abraços. e bons trabalhos.

    ResponderExcluir

Comentem, participem,. É muito bom saber o que opinam sobre meu trabalho, abraços!