Artes e acabamentos


Tenho um encantamento pelos ambientes claros e iluminados. As sugestões de Provence com seus brancos românticos e a natureza colorida dão um charme especial na decoração e remetem ao descanso do corpo e ao resgate de nossa paz interior.

domingo, 5 de fevereiro de 2012

MOLDURA DO ESPELHO - provence


 Outra peça em provençal...amo fazer, curto demais esses acabamentos e que bom... minhas clientes também.
Desloquei a moldura do espelho basculante de sua lateral, antes anexa à penteadeira. Deixei a moldura do espelho isolada, fica bem mais delicado pendurar apenas  essa moldura sinuosa na parede, muito linda com aquela volutas entalhadas, uma preciosidade antiga. 
 Aqui dá bem prá ver como era antes na sua posição original, na sua cor escura com verniz brilhante.

 Passei 3 demãos de fundo branco nivelador. Lixei com a máquina para desgastar o suficiente. Nesse processo com a lixadeira executo apenas o "grosso" do lixamento, depois vem o "fino trato" com o trabalho manual. Mesmo com luvas as unhinhas vão pro brejo....mas faz parte do ofício, não reclamo.

 Aqui um detalhe do acabamento. Os desgastes tem aparência casual, mas são feitos em lugares escolhidos para parecer bem naturais.


DICAS PRECIOSAS
Esse fundo  (fundo branco fosco para madeira, também pode ser para ferro, uso da suvinil) dá esse resultado de desgaste natural mesmo. Quando usar esse fundo não use tinta de espécie alguma, não é proibido ele aceita tinta, aliás, se é fundo é porque poderá ter outro acabamento sobre ele, mas não é esse o caso. Mas precisa de lixadeira para o desbaste ou de um bom músculo no braço!! (me lembro o quanto fiz isso no braço, antes de poder comprar uma lixadeira...rsrs). É preciso passar 3 demãos para que saia uma demão no lixamento e ainda fique duas, cobrindo bem nas áreas onde terá mais material. Também é um material delicado para esse fim, cuidadoso. É a base de aguaras. Tem que ser passado com decisão pois seca rápido no calor e não admite "volta" do pincel, rolo, o que seja. Tem uma propriedade preciosa, retém manchas da madeira oriundas das resinas e substratos da madeira. A peça fica impecável. Tem que manter a lata bem limpa e bem fechada, esse produto amarela na lata com o tempo, muito pouco tempo, mas sempre dá para usar. Nunca passe verniz, qualquer que seja para selar, amarelam o trabalho. Passe apenas cera em pasta incolor. Passe umas 3 demãos na primeira aplicação e lustre.  Depois da aplicação da cera o acabamento fica num tom branco "sujinho" que chamo, para os mais chics chama-se branco paris. Isso se deve à hidratação da superfície com os elementos selantes da carnaúba. É perfeito para o acabamento provence.



10 comentários:

  1. Célia, o que vc aconselha colocar no tampo da penteadeira?
    E como proceder se esse tampo tem um degrau na borda? Acha que vinil ajuda? Cortado com estilete?

    Outra coisinha, eu achei um pe´de cama (tipo cabeceira) de solteiro, desse tipo de móvel chippendale. Só o pé. Vc tem alguma ideia para eu aproveitá-lo? É tão lindo...
    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Renata Obrigada pela visita. Tenho idéias sim para suas coisas, logo volto para detalhar, abrção.

    ResponderExcluir
  3. Ola Célia ,adoro seu trabalho e gosto demais desse estilo.As vezes me arrisco a fazer alguma coisinha tambem,mas nem sempre da certo,rsrs. Tenho uma duvida sobre esse fundo nivelador, tenho que usa-lo antes da tinta? Obrigada por compartilhar.

    ResponderExcluir
  4. Amélia, obrigada pelo carinho e sua tão amável visitinha. Com relação à tinta que vc se refere, digo: Não vai tinta em momento algum, apenas 3 demãos bem cobertas desse fundo. Quando ele seca se torna uma textura que sai toda com a lixa se você quiser. Então deve controlar onde deverá lixar mais ou menos. Vou acrescentar essa informação nas dicas. Beijo prá vc.

    ResponderExcluir
  5. Olá,

    Você tem esse espelho pra vender? Gostei muito e é exatamente o que estou procurando.

    ResponderExcluir
  6. Oi Débora, infelizmente não. Essas peças que faço são encomendas de clientes.
    Um abraço, Célia

    ResponderExcluir
  7. Ta vendendo por quanto?
    jessicagdo@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Florzinha. não está à venda. Meus trabalhos de mobiliário são por encomenda.A pessoa me traz a peça e faço o acabamento. Abraços.

      Excluir
  8. Olá! você vende ? adorei o espelho, mas gostaria que fosse branco laqueado você faz ?, qual o valor ? desde já obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alexsandra, desculpe a demora, fiquei sem internet todo esse tempo depois de minha mudança. Todos os meus trabalhos são por encomenda. Laqueado eu não faço, apenas faço acabamentos rústicos. Obrigada pela presença, um abraço.

      Excluir

Comentem, participem,. É muito bom saber o que opinam sobre meu trabalho, abraços!