Artes e acabamentos


Tenho um encantamento pelos ambientes claros e iluminados. As sugestões de Provence com seus brancos românticos e a natureza colorida dão um charme especial na decoração e remetem ao descanso do corpo e ao resgate de nossa paz interior.

sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

MALETA VINTAGE

 
Assim ficou, tão delicada a caixa de ferramentas que era de meu pai.
Essa caixa estava tomando espaço no depósito de minha mãe. Um dia eu e minha irmã resolvemos "fazer uma limpeza" nesse depósito para ganhar espaço e uma das coisas que saiu dali foi essa caixa. Aliás para a amargura de minha mãe falamos que íamos doar a caixa porque ela estava apenas tomando espaço. E assim foi, sumimos com a maleta. Levei prá minha casa, no meu ateliê preparei uma surpresa. Coloquei a maleta prontinha sobre o armário dela e pedi que então abrisse os olhos. Imaginem a felicidade dela, além do retorno, a maleta, veio decorada e muito linda. Ela ficou emocionada.
 Assim      era a maleta de ferramentas, dos tempos idos, usada por meu falecido pai.
 Retirei todo o verniz, lixei e passei massa por toda a área desnivelada e não uniforme
 
 Passei uma demão de latex branco. Depois de de seco apliquei com estencil esses arabescos. Coloquei o estencil e com uma espátula apliquei a massa corrida.  Passei uma leve lixa, grana 220 para suavizar as irregularidades da massa. Passei então mais duas demãos de esmalte branco paris (banco sujinho) a base de água. 
 Como mudei de dobradiças, precisei fechar os recortes na madeira deixados pela dobradiça antiga.
  
 Preguei nos quatro cantos, cantoneira de metal. Nas da base elas tem um pezinho, na mesma linha metálica. Essas peças compro na feira Mega Artesanal de São Paulo, que se realiza no mês de julho de cada ano. Mas pode ser encontrada na net nos sites apropriados. Coloquei um puxador mais apropriado, combinando com os metais das cantoneiras e dobradiças novas. Com um alicate cortei os preguinho para ficarem mais curtos e não ultrapassarem a madeira.

Recortei     rosas diversas dos guardanapos de papel e colei com cola pva nas áreas escolhidas. Colei também sobre os arabescos feitos com a massa. 
 Depois de seco passei suavemente a lixa para desgastar a colagem mesmo sobre os arabescos, que então ficaram marcados. Com um estilete desgastei os cantos da maleta, deixando a madeira aparente.      Passei duas demãos de verniz acrílico semi-brilho.
Aproveitem a sugestão e façam preciosos trabalhos.
FELIZ 2012  a todas vocês.











Um comentário:

Comentem, participem,. É muito bom saber o que opinam sobre meu trabalho, abraços!