Artes e acabamentos


Tenho um encantamento pelos ambientes claros e iluminados. As sugestões de Provence com seus brancos românticos e a natureza colorida dão um charme especial na decoração e remetem ao descanso do corpo e ao resgate de nossa paz interior.

sexta-feira, 30 de setembro de 2011

SALA DE JANTAR - Policromia

Sempre tenho histórias sobre as inspirações de meus clientes. Nesse caso um queria  acabamento colorido mais suave, que aparecesse mais, muito mais a madeira e o outro queria algo mais coberto. Decidimos então pela opinião dos dois depois de um teste que fiz numa das cadeiras. Assim foi feito, o "volume " de  tinta na cobertura do trabalho deverá ficar mediano. Vamos então à obra. Aqui estão as peças. Uma mesa e suas 6 cadeiras em verniz, madeira muito pesada. O tampo tem uma prancha generosa que sozinha não conseguia movê-la.
 
 Na sequência desmontei a mesa e o verniz foi retirado, primeiro com a lixadeira 3/4 depois com lixa, na mão, estilete e quaisquer outros instrumentos que me ajudem nessa tarefa nada fácil da limpeza nas áreas nada propícias à lixadeira.
 Retirado o verniz a madeira se mostrou de uma beleza incrível com veios bonitos e clara. Passei uma demão de seladora diluída e depois lixei.
 
Aqui comecei a aplicar as tintas, usei 4 cores; amarelo envelhecido, azul mineiro, verde mais amarelado e um vermelho cerâmica velho. Os tons envelhecidos, descorados, porém sutis vem da mistura de tons de bege nas tintas primárias e ainda recebem um pouco de massa para ficarem mais espessas. Aplico com uma espátula pequena de metal com a tinta no dorso da lâmina e deslizo aleatoriamente pela superfície. Na primeira das duas fotos acima apliquei  o verde e o azul depois de seco apliquei o amarelo e o cerâmica. Com uma lâmina de estilete retirei os excessos de tinta e volume de cor para dar o balanceamento. Lixei tudo novamente para harmonizar a tinta raspada.
 Apliquei duas demãos de verniz levemente acetinado (poliuretano) como tivesse passado cera. O acetinado do rótulo não basta, ainda fica com muito brilho; é necessário adicionar "fosco" para obter uma superfície de "encerado", com menos brilho. Passei uma rápida lixa bem fina para a completa maciez no toque. Veja como o verniz dá vida à madeira, uma verdadeira hidratação na madeira, além da perfeita proteção. Mesa prontinha, uma beleza. 


 




5 comentários:

  1. Celia
    como sempre seu trabalho é maravilhoso!!
    bjs Edna

    ResponderExcluir
  2. Maravilhoso, tanto a sala de jantar como o Buffet, parabéns. Bjo Ana Claudia

    ResponderExcluir
  3. Obrigada ao anônimo, Abraços a você.!

    ResponderExcluir

Comentem, participem,. É muito bom saber o que opinam sobre meu trabalho, abraços!