Artes e acabamentos


Tenho um encantamento pelos ambientes claros e iluminados. As sugestões de Provence com seus brancos românticos e a natureza colorida dão um charme especial na decoração e remetem ao descanso do corpo e ao resgate de nossa paz interior.

terça-feira, 30 de agosto de 2011

FLORES E FOLHAS DESIDRATADAS


As orquídeas começaram a ficar velhas. Hora de lavar o vaso e dar um destino às flores. Bem, a elas a eternidade... Vamos guardá-las para sempre numa tela ou colada num trabalho decorativo? Comecei separando as folhas e flores dos galhos.

Agora vamos organizar as flores e folhas em páginas diferentes de um caderno ou um livro. Esses cadernos pesadões, herança de minhas filhas são meus prediletos para o efeito "prensa" com livros. Disponho as folhas de forma que elas não se sobreponham. As flores vou organizando de forma que eu tenha um formato razoável das flores ao final. A orquídea vale a pena separar a parte central e  recolocar  essa parte junto de seu meio para que a parte mais bonita não fique camuflada. De qualquer maneira as flores desidratadas ficam transparentes e muito delicadas.
Fecho com cuidado as páginas do caderno e coloco debaixo de tudo, numa prateleira, que ninguém vai mexer e sobreponho com muitos outros livros pesados e esqueço ali a mumificação.

 Um belo dia passo lá pelos cadernos e vou descobrir como estão meus tesouros. As vezes demoro a rever que nem me lembro que flores tinha colocado e a surpresa é sempre gratificante. Essas ai são de uma remessa anterior, que retirei hoje quando fui colocar as orquídeas. Vejam que pétalas mais delicadas e encantadoras. As folhas da violeta, tão gordinhas que são,  ficaram chapadas e sequinhas. Elas tem um formato muito bonito. A cada vaso que as flores secam aproveito para desidratar o que for possível e vou guardando numa caixinha bem protegidas. Brilhantemente vem uma ideia para elas e gloriosamente recebem lugar de destaque merecido em alguma arte.
Essa mesa reciclei. Do verniz passei para o provence e fiz o tampo com um sanduiche de vidros anti reflexo e as coloquei de forma organizada segundo meu esquema de decoração. Delicadíssima não? 

Uma caixa em mdf. Pintei de branco. Desgastei. Colei as folhas com cola branca. Fiz filetes nos contornos dos lados. Apliquei verniz acrílico semi brilho. Sobre as folhas sobrecarreguei o verniz. Lixei levemente e passei cera em pasta e lustrei.

2 comentários:

  1. Celia muito interessante o método que vc usa, para secagem das flores e folhas.
    Gostei Parabéns.

    ResponderExcluir
  2. Ceu, obrigada pela visita e seu gentil comentário. Desejo a você ótimo final de semana e volte sempre conferir meus trabalhos. Bjsssssssss

    ResponderExcluir

Comentem, participem,. É muito bom saber o que opinam sobre meu trabalho, abraços!