Artes e acabamentos


Tenho um encantamento pelos ambientes claros e iluminados. As sugestões de Provence com seus brancos românticos e a natureza colorida dão um charme especial na decoração e remetem ao descanso do corpo e ao resgate de nossa paz interior.

sexta-feira, 20 de março de 2015

CADEIRAS - Provençal


Essas cadeiras são de mogno. São 6 no total de uma mesa de jantar. Vou fazer apenas as cadeiras. Elas estão no verniz que foi retirado com removedor da montana - striptise. Primeira vez que trabalho com uma madeira com tanto substrato e vermelho. Foi difícil trabalhar o branco sobre ela.
Fiz duas tentativas, a segunda veio em função da primeira que não funcionou. 
Para não manchar passei uma camada leve de seladora e depois a tinta. Mas onde havia maior impregnação da seladora a tinta descascava, sem chance. 
Fundo branco, um primer, seria uma boa, mas conheço o resultado: o próprio primer me daria uma textura diferente. Na hora de lixar iria aparecer a camada mais "sujinha" por primeiro e por último as camadas da tinta "menos sujinha". Não iria dar certo, já passei também por essa experiência.
Optei por simplesmente pintar direto sobre a madeira com a tinta que finalizei. Esmalte a base de água, bianco sereno acetinado da metalatex. Deixei as manchas tomarem conta onde pudessem aparecer e conscientizar a dona das cadeiras, uma amiga querida, que assim quis a natureza. Não teve jeito.
Na verdade já vi muitos trabalhos em provençal com manchas amarelas, suaves, mas perceptíveis. Que ao final acabam se incorporando ao trabalho e acabam por fazer mesmo parte dele. 
Sempre quis isolar ao máximo essa possibilidade de manchar, mas dessa vez o mogno me pegou.
Fica a dica: mogno? merece mais respeito! Se passo 10 vezes pano úmido, as 10 vezes o pano sai manchado.
Viva a natureza!
Outra coisa, passei 3 a 4 demãos de tinta. Não importa quantas camadas a mancha vai se transferindo a cada uma.
Usei pincel para pintar.
Lixei com a lixadeira. Usei estilete para retirar a tinta de lugares difíceis. e lixa fina, n° 220, passada com à mão para o acabamento. Para ficar sedoso, passei cera e pasta e lustrei.


















Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentem, participem,. É muito bom saber o que opinam sobre meu trabalho, abraços!