Artes e acabamentos


Tenho um encantamento pelos ambientes claros e iluminados. As sugestões de Provence com seus brancos românticos e a natureza colorida dão um charme especial na decoração e remetem ao descanso do corpo e ao resgate de nossa paz interior.

terça-feira, 1 de julho de 2014

BANCO BRANCO



 O banco da frente de minha casa estava precisando de uma transformação. Há tempos venho me programando para tê-lo em branco. Finalmente chegou a hora. Ferro e madeira.
 Quis fazer um trabalho para durar muito, espero pelo que prometem os produtos. 
 Fiz a limpeza minuciosa do banco com esse produto da montana, o removedor striptisi. Para manusear esse produto é importante proteger bem as mãos, ele é a base de soda e qualquer respingo queima a pele. A luva é essa da pronit, é bem flexível, boa de usar. O estilete uso como espátula, acho bem eficiente na limpeza.
Tiver que fazer várias aplicações no mesmo lugar, no banco todo, pois precisava não apenas de um banco sem verniz, mas um banco totalmente sem qualquer resíduo, como fosse a madeira pura, nova. Isso porque vou passar um stain. Esse produto é próprio para dar mais vida à manutenção, ele impregna a madeira, milímetros adentro, se tiver resíduo não consigo esse resultado. O preço do produto é equivalente ao que ele promete me entregar, é precisão, então, ser cuidadosa.
Pronto. Madeira limpíssima, pronta para o trabalho.

   O ferro limpei com pano úmido, não tinha ferrugem mas tomei conta de passar um produto também que promete muito, mesmo que tivesse ferrugem (vai que não percebi que tinha...) não teria problema. Esse esmalte mata e sela a ferrugem além de ser tinta de finalização. Chama-se hammerit da coral. 
Comecei   o trabalho pelo ferro. Aqui está o esmalte que usei. Na verdade era uma sobra da pintura das calhas da casa que estavam enferrujadas. Senão passaria um esmalte branco comum.
 
 Toda parte das ferragens pintadas, vou passar para a parte das madeiras.
Aqui está o como funciona o stain sobre a madeira. Nessa imagem o exemplo é de um stain transparente, eu usei cor sólida, branco.  

Cortei e colei um borrachão nos pés.
Agora sim meu banco ficou bonitão.
Teste da água. O produto mostrou-se plenamente hidrorepelente.





2 comentários:

  1. Oi Célia
    Eu não sabia que pode passar stain antes da pintura.
    Vivendo e .........
    bjsss
    Roseli

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Roseli, não sei se me fui clara, mas o esmalte é o próprio stain, veja o rótulo do produto. É stain com cor sólida. Tem a mesma função daqueles transparentes, que parecem vernizes. A ilustração é apenas p/ esclarecer como age o stain na madeira, independente de ter cor sólida ou transparente., bjs

      Excluir

Comentem, participem,. É muito bom saber o que opinam sobre meu trabalho, abraços!