Artes e acabamentos


Tenho um encantamento pelos ambientes claros e iluminados. As sugestões de Provence com seus brancos românticos e a natureza colorida dão um charme especial na decoração e remetem ao descanso do corpo e ao resgate de nossa paz interior.

quinta-feira, 24 de abril de 2014

MESA DE JANTAR - pátina lavada

Minha gente essa  peça é minha e na casa do ferreiro o espeto e a mesa são de madeira e minha nossa.... Comecei trabalhando três cadeiras e parei há mais de ano...
  Daí um tempo já que ia me mudar de casa e tinha que desmontar essa mesa aproveitei para lixá-la.
 Depois de um bom tempo lixei as demais cadeiras, são seis. 
 Assim ficou tudo pronto e preparado para a pintura. Não passei selante nenhum a madeira está nuazinha em pelo.
 Fiz uma misturinha de latex branco com água com uma consistência mais para aguada. Com uma esponja apliquei no sentido dos veios da madeira esse branquinho leitoso. Ainda poderia ter sido mais leitoso que aparenta o meu. Podem fazer um teste numa área, espere secar, pois na umidade se vê menos branco que depois de seco. 
 Essa técnica se propõe a deixar uma nuvem branca sobre a peça, aliás sem marcar muito os veios, podem até deixar manchas soltas, desvinculadas dos veios. 
 Aqui já fiz a limpeza do branco mais espesso e deixei-o bem, ficou bem transparente. Usei a lixadeira com grano 150 e depois 220 para deixar mais suave ainda. Prestem atenção, também foi muita lixa na mão porque a lixadeira é uma máquina certo?  Nem sempre  a gente consegue textura suave com ela sozinha. A lixa na mão facilita escolher bem onde está precisando de mais força na lixa.

 Caso tenha passado tinta demais só vai dar mais trabalho para tirar. Se colocou de menos, ou lixou demais, passe outra camadinha de tinta. Aguarde secagem e lixe novamente.
 Visualizando o acabamento mais de pertinho.
 
 Apresento minha caixa de estêncil. São dezenas, muitos mesmo. Teve uma época que eu comprava estêncil porque achava bonito o desenho e  nem sabia se ia usar. Tenho umas manias que comprar coisas que gosto quando vou em lojas grandes em outras cidades - justificativa - na minha cidade não tem nada dessas coisas "diferentes"!
 Escolhi esses das folhas que amo. Já tinha aplicado esse mesmo motivo numa das cadeiras.
 Olha ela aqui. Apliquei estêncil até não sobrar mais espaço na cadeira. Mas nas demais só coloquei um ramo em cada tabuinha do encosto. Deixei essa assim parecendo com uma trepadeira, nossa muitos raminhos, mas também assim branquinhos não assombram!
 Usei aquela mesma misturinha para aplicar o desenho vazado. Deixe a esponja bem sequinha de tinta e lave o estêncil a cada uso. Eu coloco dentro da pia da cozinha e com outra esponjinha faço a limpeza. Num pano seco ao lado faço a secagem. Deito o estêncil e dobro o pano por cima, aperto e vou para uma nova aplicação. É simples mas dá trabalho. Paciência é tudo para um bom acabamento. Não se preocupe em deixar o desenho completo, as falhas na aplicação deixam o desenho mais suave, mais bonito, com cara de desgastado.
 Depois de todo o desenho aplicado e seco fiz um desgaste nessa aplicação para parecer envelhecida. Por isso falei para não aplicar nem tinta forte  nem desenho todo completo.

 A minha aplicação ficou muito "cheia", muita tinta eu achei, pode ser menos. Vejam bem porque. Quanto mais tinta, mais terá que lixar para desgastar. Nesse processo se core o risco de lixar também a prancha da mesa que já está  lixada no ponto certo. 

 Desenho do estêncil desgastado, tudo certo, vamos para as cadeiras.
 Cobertura branquinha nelas também. Desgaste igual ao da mesa e  estêncil também.

 Tudo prontinho mesa bonitinha com suas 6 cadeiras. Finalizei tudo selando com cera em pasta micro cristal Machado.



10 comentários:

  1. Oi Célia. Sua mesa ficou linda, a nossa mente ferve de ideias, mas o tempo é curto pra tanta coisa, não é? Mas que bom que ela ficou pronta. Beijos Gabriela Barreto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI GABRIELA..NEM FALE, A MESA DE MINHA CASA INACABADA, QUE VERGNHA. mAS AGORA POSSO DIVIDIR COM VOCÊ. aBRAÇO, VENHA SEMPRE!

      Excluir
  2. Lindissimo o seu trabalho! Parabens! Fiquei feliz em encontrar esse cantinho...Um bj!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Angelica, ....que bom, também adoro quando encontro inspirações que alimentam a criatividade! Bjs!

      Excluir
  3. Que linda que ficou sua mesa... adorei!
    bjkinhas

    ResponderExcluir
  4. Amiga, que encanto, que trabalho suave de se ver, sem palavras, ficou lindo.

    ResponderExcluir

Comentem, participem,. É muito bom saber o que opinam sobre meu trabalho, abraços!