Artes e acabamentos


Tenho um encantamento pelos ambientes claros e iluminados. As sugestões de Provence com seus brancos românticos e a natureza colorida dão um charme especial na decoração e remetem ao descanso do corpo e ao resgate de nossa paz interior.

quinta-feira, 27 de março de 2014

BANCO-BANQUINHO // MESA - MESINHA

BANCO

 
BANQUINHO
 
 
MESA
 
MESINHA

 


   Esse trabalho foi de recuperação das peças. Tentativa de clarear a madeira, dar mais luminosidade para o ambiente. Revendo o resultado apenas a mesa mostrou um clareamento maior na madeira. As demais peças já eram de madeira mais escura. Os bancos eram de embuia, sera?  Adoro manusear madeira mas não as conheço pelo nome.

Originalmente todas estavam cobertas por verniz. Fiz a remoção cuidadosa com removedor especial, lixadeira, lixa na mão, estilete, thiner, aguarás, tudo que com uma função me ajudou na limpeza das peças. É preciso sempre muito cuidado com esse trabalho, onde a madeira fica visível ela precisa estar bem composta, bem acabada, já que nenhuma textura cobre parte dela.

A seladora irá "hidratar" a madeira, pois da forma natural ela fica opaca, com cara sofrida, qualquer coisa que caia sobre ela, não tem remédio, vai manchar.

Passei uma demão fina de seladora depois lixei. Mais uma demão fina de verniz incolor acetinado e lixei. Para um acabamento uniforme fiz uma "boneca de estopa" para aplicar o produto, assim não deixa acúmulos.

Ao final passei uma camada de cera em pasta incolor e lustrei.

Móveis rejuvenescidos e bem conservados trás um olhar cuidadoso e confortável para o ambiente. 
Por mais que se cuide deles, o tempo e o dia-a-dia são implacáveis, mas com um pouco de carinho, essas belas peças de madeira se mostram vivas e intensas. Muito lindas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentem, participem,. É muito bom saber o que opinam sobre meu trabalho, abraços!