Artes e acabamentos


Tenho um encantamento pelos ambientes claros e iluminados. As sugestões de Provence com seus brancos românticos e a natureza colorida dão um charme especial na decoração e remetem ao descanso do corpo e ao resgate de nossa paz interior.

terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

HIBISCO - TRÊS NUMA TELA QUADRADA

Bem aqui está a arte finalizada. O painel mede 50 x 50.
Aqui estão as imagens que usei para montagem. De duas delas montei a terceira que passou a ser meu modelo.

Quadriculei a imagem e a tela para transferir o desenho. Observem que antes de começar a pintar apliquei uma textura espatulada em toda a tela com massa pva. Aquela que usamos para cobrir paredes. A base irregular dá um ar mais orgânico para a tela, tira aquele chapado que dói. Claro que essa aplicação tem medida, tem trabalhos que não permitem tal aplicação, outras, mais despojadas, a aceitam muito bem.
Fiz as marcações com lápis carvão, que se compra em casas de produtos para pintores ou artesanato mesmo. São gominhos fininhos de junco carbonizado. Eles marcam bem um rsco e saem com a maior facilidade.
Depois de repassada a imagem apaguei os quadriculados e fiquei apenas com o desenho das flores.
O pedido para esse trabalho foi: hibiscos vermelhos numa tela de fundo muito escuro. Comecei então pelos tons mais escuros. O movimento técnico da cobertura da tela é no sentido circular e anti horário. Assim o pintor não suja seu trabalho com a tinta fresca. 
Bom vejam que não apliquei a cor preta sozinha em nenhum lugar, apesar de parecer tudo preto. Junto dessas cores há preto misturado com azul da prússia, grys de payne, terra de siena queimada e em alguns lugares umas iluminações em verdes e ocres mais abertos.
Na primeira demão de vermelho me preocupei em marcar as flores deixando as linhas em branco


Aos poucos fui cobrindo as partes brancas num tom abaixo do inicial.
Aqui já está todo o vermelho coberto e comecei a escurecer as flores subindo o tom do vermelho com carmim e terra de siena queimada.


Ajustei todas as flores com os tons avermelhado mais intensos. O pistilo foi a última coisa que fiz. Fiz uma marcação com carvão, depois com tinta branca para que finalmente os tons coloridos pudessem se sobressair. Usei tinta acrílica em todos os passos.

Aproveitem a sugestão e se inspirem para trabalhos semelhantes! Bons trabalhos, boa sorte a todos !





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentem, participem,. É muito bom saber o que opinam sobre meu trabalho, abraços!