Artes e acabamentos


Tenho um encantamento pelos ambientes claros e iluminados. As sugestões de Provence com seus brancos românticos e a natureza colorida dão um charme especial na decoração e remetem ao descanso do corpo e ao resgate de nossa paz interior.

domingo, 8 de dezembro de 2013

BERÇO


Acima o berço pronto num acabamento patinado em tom caramelo.
Abaixo o original na madeira clara e acabamento em verniz.
Retirei todo o verniz. Usei lixadeira, estilete para ajudar a raspar e muita lixa nos cantinhos que aí é o que  não falta.
Aqui as peças todas limpinhas prontas para o acabamento.
Finalizando, a técnica consiste em misturar gel incolor â tinta usada, seja ela de qualquer cor, mas só em tintas a base de água. O gel dá um efeito diluido na tinta, a deixa mais translúcida. Quanto mais gel mais translúcida, aí se combina a dosagem para o efeito desejado. O acabamento fica manchado. Esse manchado precisa ser controlado para não escurecer demais nem o contrário, a cada passada. Ao contrário, o acabamento fica com graduações muito altas na cor e isso não é bom. Apliquei com uma esponja de naylon, dessa de cozinha, no lado macio. Esse acabamento seca muito rápido, é preciso trabalhar e analisar, a cada passada, para ver se o resultado está como esperado. Se ficou muito escuro limpe rápido com um pano úmido e refaça. Se ficou muito claro reaplique com cuidado par alcançar a cor desejada.

Esse gel compro em casa de materiais de contrução, no setor de tintas, ele é usado como base para alguns acabamentos como aqueles que passam nas texturas e fica aquele manchadinho bacana. Uso só o gel, só a base, certo?!!! no ateliê faço minha mistura.
Aqui o acabamento pronto. Depois de tudo pintado e seco, passei lixa 220 e todo e qualquer santo lugar para tirar as asperezas que ficam. No final o manchado ficou um pouco desgastado, como eu queria, depois da lixa com um pouco mais de força nas quinas. 

Objetos de bebês precisam de muito cuidado com a parte alérgica de todo material que se usa. Para hidratar a madeira e a pintura, sem oferecer riscos ao bebê, usei um óleo sem cheiro para madeiras, comprei no supermercado. A madeira ganhou uma cor realçada, ficou bem bonito.


4 comentários:

  1. Amiga que técnica maravilhosa, adorei, ficou muito lindo, aprendi mais uma técnica com você viu? Obrigada por você postar esta técnica aqui, possibilitando muitas pessoas de aprender mais. Um bj no seu coração.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rosária essa técnica é antiga, via mais em trabalhos americanos, mas depois o material chamado GLAZE chegou ao Brasil com um custo demais de caro e percebi que também vendiam frasquinho do gel incolor para se diluir mais ou menos as tintas compradas. Um dia, na casa de materiais de construção, fui fazer uma tinta colorida e xereta que sou, descobri nas prateleira da loja, lata de 900 ml desse gel incolor. Nem precisei pensar muito, super barato pelo volume, comprei na hora e comecei a trabalhar da forma que ensinei acima. Já imaginou o custo se eu fosse comprar os tais frasquinhos? mesmo mais baratos hoje em dia???, bjsss querida flor.

      Excluir
  2. Respostas
    1. Obrigad a Renata. Suas poupas palavras me servem de muito incentivo, um abraço. Seja sempre benvinda!

      Excluir

Comentem, participem,. É muito bom saber o que opinam sobre meu trabalho, abraços!