Artes e acabamentos


Tenho um encantamento pelos ambientes claros e iluminados. As sugestões de Provence com seus brancos românticos e a natureza colorida dão um charme especial na decoração e remetem ao descanso do corpo e ao resgate de nossa paz interior.

segunda-feira, 17 de junho de 2013

RACK DE SOM

Desculpem tanta legenda. Descrevo meu passo a passo para aqueles que desejam aprender e querem fazer direito. Muitos ensinam, mas poucos conseguem realizar por falta de informacoes. Já passei por isso e e desagradável.
Muito bem, ela era uma peça comum, de madeira compensada mas claro tem seu valor.
 Mãos a obra com a lixadeira em punho literalmente e ...já era!

Depois de tirar o pó passei em tudo uma demão de primer (fundo branco fosco da suvinil), base aguaras e abaixo parte da peça já com essa aplicação. 
Depois de totalmente coberta de primer inclusive as área internas bem difíceis  de passar o pincel e sempre aplicado no sentido dos veios da madeira. Nesse caso no sentido do desenho sintético! Também apliquei sobre a parte metálica. Só não apliquei nas áreas superiores internas, onde dei outro tratamento e está demonstrado abaixo.
Aqui nessa fase apliquei uma demão de cor média para forte, com uma esponja sintética, essas esponjas de cozinha, usei o lado macio,  no mesmo sentido da pincelada do primer.
Lixei (lixa150 ). Dei um desgaste suave no mesmo sentido das pinceladas.
Abaixo o preparo da área superior interna das peças que estava no tom caramelo, natural, sem aquela película sintética na cor cerejeira.
Apliquei seladora diluída para proteger essa madeira e impermeabilizá-la, senão qualquer coisa que aplico aí a madeira "bebe", a seladora cria uma barreira.
DICA - Para que o material não esbarrasse na lateral que já tinha sua "impermeabilização sintética", a original da peca, que lixei, mas não retirei toda a película, pois se aprofundo a lixa ela cria um "buraco" no compensado, fiz o seguinte: Com um pincel, apliquei a seladora contornando a área que queria selar.  
Depois disso com o rolinho, que é mais prático, terminei rapidamente a aplicação. Fiz o mesmo procedimento nessa parte, depois da seladora, lixa 220, depois betume que passei em movimentos circulares com uma estopa molhada em betume. Nessas áreas não passei verniz.
Depois de passar o betume e lixar, apliquei verniz opaco a base de poliuretano, tipo verniz naval, só que opaco. Depois de seco passei uma lixa 360. Tirei o pó e passe cera em pasta e lustrei.
Abaixo a gaveta e o porta cd que também apliquei o primer, betume e verniz.
Coloquei essa pecinha, muito usada nas quinas internas de gaveta para dar apoio porque essa gavetas tinha a tampa meio bamba, assim pode-se puxar a vontade, ela não vai desmontar.



6 comentários:

  1. Célia, eu cansei só de ler. Primoroso esse teu trabalho. Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luciana, obrigada pelo comentario. Ateh coloquei um recadinho por causa do tamanho do post, mas foi so para sclarecer melhor, bjss Luciana!!!

      Excluir
    2. Luciana, entendi sim sua forma de dizer, eh mesmo sempre bem trabalhoso e muitas vezes tenho falhas de percurso, nem tudo dah certo na primeira e tenho que corrigir, isso eh normal, mas eh cansativo mesmo. Muitas vezes as mesma tecnic nao funcionada da mesma maneira, dependendo da tinta, da base, do tempo, etc., Beijao, sempre que puder me visita e deixe sua opiniao.

      Excluir
  2. Célia, não precisava, porque as suas explicações são suficientes, você é bem didática e dá dicas preciosas, o que valoriza ainda mais o seu trabalho e o espaço aqui. O que eu quis dizer é que dá um trabalhão danado e não é qualquer um que sabe fazer e fazer bem feito. Admiro muito os seus trabalhos e às vezes quando a gente chega aqui e vê tudo prontinho e brilhando não faz ideia do quanto você ralou para que a peça ficasse bonita.

    Um beijo.

    ResponderExcluir
  3. Oi Célia amiga, primeiro quero dizer que adorei a renovada que vc deu no blog, e este rack, caramba aquele vãozinho estreito deve ter dado um trabalhão, eu fiz o rack da minha estante e ele tbm tem um vão estreito que foi muito ruim de lixar, de pintar então, borrava os pelos do meu braço todo, eu tenho um pincel torto para estes espaços estreitos mas ele tbm não ajudou muito por ter pelo grosso demais, mas a minha mãe tem um rack igual a este que vc fez, eu adorei este seu trabalho, trabalhar com este material tem que ter uma certa presteza. Ainda bem que vc ensina, aprendi muito com vc. Você caprichou nota 1000. Parabéns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rosaria, obrigada por comentar. Vc tem toda razao, esses espaços estreitos sao mesmo um teste de paciencia. Acontece mesmo toda essa borradeira que vc fala. E preciso pintar uma face , esperar secar para depois pintar a outra e assim sucessivamente. Assim com essa compreensao, nossos clientes poderao entender mais o custo da mao de obra desses nossos trabalhos. Bjs. Desculpe a demora, estou em viagem e pouca facilidade de um lugar e tempo p/ escrever. Amanha retorno ao Brasil, bjssss

      Excluir

Comentem, participem,. É muito bom saber o que opinam sobre meu trabalho, abraços!