Artes e acabamentos


Tenho um encantamento pelos ambientes claros e iluminados. As sugestões de Provence com seus brancos românticos e a natureza colorida dão um charme especial na decoração e remetem ao descanso do corpo e ao resgate de nossa paz interior.

domingo, 30 de dezembro de 2012

VASINHOS COBERTOS COM CHITA

 
 Vamos reciclar vasinhos de cerâmica ou mesmo transformar os novos? Passe pelo menos duas demãos de látex branco para dar claridade aos tons claros do tecido. Passe por dois dedos adentro do vaso para ficar melhor acabado. Como preparei esses vasos para serem realmente usados para plantar com terra, apliquei também duas demãos de neutrol, produto que se compra casas de materiais de construção. Ele serve para impermeabilizar e seu diluente é o aguarrás. Serve para evitar fundos na parte externa produzidos pela umidade da água. Caso o vasinho seja usado apenas como cachepô, basta que passe uma demão de verniz acrílico apenas para proteger de alguma umidade.

Usei chita, tecido fácil de trabalhar, colorido e barato.
Usei viés de tecido. Cola branca pva. Tinta acrílica. Tesoura. EVA.
  Recortei um quadrado, gente me perdoe mas para esse vasinho,  acho que foi um quadrado de 30 cm.Aqui eu mostro o retângulo, depois dobrei para medir o quadrado.
 Recortei o quadrado.
 
 Abaixo marquei a metade e formei 2 triângulos e comecei a colagem. Para casa vaso utilizei um triângulo.
 Colado ponta a ponta, recortei a sobra e a usei para preencher a área faltante de tecido, o triângulo que sobrou cobriu a área sem tecido..
 Tudo coladinho, belezinha vamos colar o fundo com EVA. EVA é um acetato vinílico um pouco menor do que o tamanho de uma cartolina, que se compra em papelaria ou casa de artesanato; é macio, flexível e fácil de cortar com tesoura ou estilete....e não custa caro e ainda tem mil e uma utilidades em outros artesanatos.
 Aqui as peças vistas já com a tinta acrílica pintada na borda e em algumas partes da borda e o fundo com EVA. Fiz buraquinhos no fundo porque minha mãezinha disse que iria plantar então para uma boa drenagem, fiz o tal buraquinho.
 Reparem que visualmente, sem desenho prévio, fui criando listras, bolinhas, desenhos aleatórios e com o pincel e tinta acrílica fui pintando. Arrematei bordas, bases, mais baixo ou mais alto com o viés em cores combinando com as cores da estampa. Como a estampa é bastante colorida, sugiro que trabalhem com as cores que mais se repetem nos desenhos, acho que fica mais harmonioso.
Usei verniz a base de álcool para garantir que nenhuma água pudesse umedecer a chita. O verniz acrílico aguenta bem também, não se preocupem pode passar o acrílico pois o vaso não vai ficar sob água constantemente . Passe umas 3 demãos, duas já ajuda muito. Espero que tenham gostado e invetem bastante para fazer diferente e receba meus parabéns! 
  
 


6 comentários:

  1. Ficaram lindos, Célia!!! E valeu pela dica do neutrol, eu não conhecia... Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Inês, obrigada pela visita e comentário carinhoso. Tenha um 2013, muito especial com muita saúde. bj

      Excluir
  2. Oi Célia, adorei os vasinhos, que ideia linda, !!!!!!!!!!!!!
    abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Amiga, fico feliz que possa ter ajudado numa sugestão, abraços. Ótimo 2013!

      Excluir
  3. Respostas
    1. Yeeeass, fofurices para nossa casa, ela merece e nossos olhos agradecem, bjs !!!!

      Excluir

Comentem, participem,. É muito bom saber o que opinam sobre meu trabalho, abraços!