Artes e acabamentos


Tenho um encantamento pelos ambientes claros e iluminados. As sugestões de Provence com seus brancos românticos e a natureza colorida dão um charme especial na decoração e remetem ao descanso do corpo e ao resgate de nossa paz interior.

sábado, 8 de dezembro de 2012

ORATÓRIOS COM PORTA


 Esses oratórios com porta, uma serie de 7, que não pude dar andamento no projeto pois o fornecedor interrompeu sua fabricação. Fiquei assim com cara de paisagem tentando ver além do horizonte, quando me informaram sobre isso, mas consegui ver além do horizonte. Comecei novo projeto, escolhi outro modelo que mais me agradou, e, logo vou postá-los também.
Nessa e algumas outras peças coloquei detalhes no fundo interno. Recortei moldes em papelão, dois deles em tamanhos diferentes, cobri de tecido e apliquei um sobre o outro e finalmente sobre o fundo. Nessa peça há um detalhe estampado azul, sobre outro dourado que está finalmente colado ao fundo de veludo vinho.
 Passei verniz spray em todas as faces da peça, mas conclui que não é necessário. O próprio tecido colado, colorido dá conta de tudo. Em algumas peças envelheci o tecido com goma laca indiana, principalmente nos tecidos de cor branca no fundo.
Nessa minha postagem do FB tenho as fotos da montagem acima em tamanho maior aqui:https://www.facebook.com/media/set/?set=a.10200182583313485.2199463.1418713030&type=3

Essas peças nada mais fiz que fazer a moldagem em papel firme, tipo tampa de caixa de sapato ou papel paraná para servir de molde para cada tecido utilizado. Primeiro medi cada parte, passei para o papel duro e recortei. Coloquei esse molde de papel  sobre o tecido e recortei. Passei cola pva sem diluir com pincel firme sobre a madeira e depois coloquei o tecido. Alisei com a mão e com o próprio pincel. As cores fui escolhendo conforme meu gosto. Se tinha um tecido mais valorizado sempre o reservei para as partes de maior visualização. Eram justamente essas estampas que me davam a direção para a seguinte e assim fui colando até completar todas as partes, inclusive o fundo.
Nos entremeios das colagens, partes que a madeira ficou visível, completei passando lápis de cera, também pode ser giz de cera. Quis aproveitar sobras dos tempos escolares de minhas filhas. Passei bem forte em diversos tons, pois a característica dessa peça é o colorido.
 
Dentro colei um "divino" em resina, sempre pintado de branco ou outra cor, as vezes com cor e douração, sempre a cargo de minha inspiração. No frontão, no alto da peça, montei um tipo de Cruz de Malta. Recortei em papelão. Uns cobri com tecido, outros pintei, outros fiz douração.

Nessa minha postagem do FB tenho as fotos da montagem acima em tamanho maior.
aqui:https://www.facebook.com/media/set/?set=a.10200182277385837.2199454.1418713030&type=3
 Nessa minha postagem do FB tenho as fotos da montagem acima em tamanho maior.
  aqui:https://www.facebook.com/media/set/? et=a.10200182664875524.2199465.1418713030&type=3

 
A maioria das peças tem na frente outro recorte decorativo, nesse caso, em veludo cor cerâmica. Fiz um molde só, que aproveitei numa peça por 4 vezes, sempre no mesmo tamanho.
Nessa minha postagem do FB tenho as fotos da montagem acima em tamanho maior, aqui:https://www.facebook.com/media/set/?set=a.10200182065220533.2199445.1418713030&type=3








Utilizei uma linha fina colorida, muito bonita, de crochet que tenho e fiz o pequeno pingente, aliás, dois deles que pendurei nas portinhas.

Nessa minha postagem do FB tenho as fotos da montagem acima em tamanho maior, aqui:https://www.facebook.com/media/set/?set=a.10200181947577592.2199441.1418713030&type=3
Observem que todas as peças tem um "pezinho". Até se chegar ao ponto de dizer, essa peça está pronta, muito fio foi cortado, muito giz de cera foi usado, muita paciência na colagem foi usado, muitos recortes com tesoura e estilete foram utilizados  e muitos outros retoques. Portanto, como sabem, tudo exige uma dose boa de amor no que se faz para que possamos fazer sempre tudo ao seu tempo e bem feito. Esses oratórios foram vendidos todos praticamente dentro de minha casa, não deu tempo para divulgação. Valeu a pena o carinho a eles dedicados. Obrigado Senhor pela eterna parceira. Amém.
Nessa tem papel scrap na parte inferior frontal da porta.
Nessa minha postagem do FB tenho as fotos da montagem acima em tamanho maior.:https://www.facebook.com/media/set/?set=a.10200181873535741.2199439.1418713030&type=3,0
Nessas portinhas colei até uma rendinha franzida!
Nessa montei um crucifixo de linha reta, mais clássico, queria mostrar mais a estampa tão bonitinha.
Nessa minha postagem do FB tenho as fotos da montagem acima em tamanho maior.
vejahttps://www.facebook.com/media/set/?set=a.10200181823134481.2199438.1418713030&type=3

Aqui um misturado de imagens sobre os detalhes que comente na montagem da peça. Qualquer dúvida que deixei, por favor me peçam. Muitas vezes, achamos que está claro, mas quem nunca fez, pode ter dificuldades em visualizar. Abraços queridos e abençoados a todos e todas.




Parceiros:
Os oratórios em mdf compro aqui:
Retalhos de tecidos obtenho aqui com Kátia Salgado - decoradora
aqui: móveis Mayuri
e aqui: Estofados Santa Maria-Sr.Valdir 19-3837-4969 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentem, participem,. É muito bom saber o que opinam sobre meu trabalho, abraços!