Artes e acabamentos


Tenho um encantamento pelos ambientes claros e iluminados. As sugestões de Provence com seus brancos românticos e a natureza colorida dão um charme especial na decoração e remetem ao descanso do corpo e ao resgate de nossa paz interior.

sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

GUIRLANDA DE NATAL COM ROSAS E BORBOLETAS DE TECIDO - #desafiodecor3


Essa guirlanda é muito alegre, vistosa e fácil de fazer. Tome coragem junte paninhos, sobras de tecido que esse é o principal material e vamos lá.Vou passar os passos por etapa e ao final a montagem. Utilizei: tecido, cola quente e pva, tesoura, viés, base para a guirlanda daquelas de capim que são mais baratas, nada mais que isso. Fz uma guirlanda com borboletas e rosas, mas pode ser feita apenas com as rosas ou apenas as borboletas. A intenção é ensinar dois trabalhos em 1 já que se tira do desenho da rosa, a borboleta.
PREPARANDO O TECIDO:
Usei tecido de algodão e sintético, comprei uns tecidos nas estampas de meu gosto e também usei retalhos. Qualquer retalho serve mesmo que não dê para uma flor toda. O divertido é também emendar e colorir ainda mais.

Para que o tecido não desfie ao corte, passei cola branca pva diluída em água, na proporção 3 x 1 (3 de água x 1 de cola). Na pia da cozinha estendi o tecido e apliquei com um rolinho (também usei uma trincha larga, pode escolher) a cola diluída e depois coloquei os tecidos para secar. . 

MONTANDO A ROSA DE TECIDO:
Esse molde tem o desenho da rosa e da borboleta.
Fiz a rosa com o molde nº 3, o maior.
Para cada rosa se usa  um quadrado de 11 x 11 cm de tecido.Na guirlanda são 11 rosas no total. Cada rosa leva 2 quadrados de 11 cm. Tanto 11 foi só coincidência.
Molde e recorte a flor com 5 pétalas e retire uma das pétalas que será utilizada depois.
 Molde e recorte a segunda flor com 5 pétalas e recorte 2 delas e guarde. Temos então uma peça com 4 pétalas, outra com 3  , outra com 2 e a última única peça.
 Colando a pétala única, o miolo da rosa. Comece pela única pétala. Prenda com cola quente suas duas laterais, sempre com o lado direito para dentro. Vire para fora a parte superior da pétala.
 Colando a segunda pétala. Da mesma forma cole suas bordas e feche-a. Depois vire as duas pétalas para fora.
 Colando a terceira pétala, siga o mesmo passo anterior.
 Colando a quarta pétala, siga o mesmo passo anterior. Se o meio das pétalas ficar fechado, corte ali um pequeno buraco.
 Montando a rosa. Encaixe sucessivamente a primeira pétala dentro da segunda, da terceira e quarta. Ao final terá aquele biquinho da ponta da primeira que ficara aparecendo. Corte ou dobre essa sobra. Reforce a cola nesse local, se necessário. A rosa está pronta.

 Nessa coloquei uma pétala a mais no centro só para fazer graça, mas não é preciso.
MONTANDO A BORBOLETA
Usei o molde inicial, o mesmo da rosa e preparei 3 recortes de tecido. Três tamanhos diferentes para cada borboleta. O molde nº 1 é menor e tem desenho de uma borboleta. Recorte como fosse a flor. No avesso dessa flor desenhe manualmente, sem rigor, com um lápis de cera, ou outro lápis, o formato da borboleta.  Numa tesourada faça o recorte.
Recorte, seguindo os molde 2 e 3 a segunda e terceira parte da borboleta. Nessas duas últimas retire uma pétala ou já faça o molde sem ela. Elas servirão de fundo, dando uma imagem 3D. Usei uma estampa de natal no molde da borboleta inteira. Depois um tom claro e a terceira e de fundo um tom mais colorido, tudo em contraste. Use sua criatividade. Também não precisa ser tecido com motivo de Natal. A guirlanda em si já inspira Natal. Chita dá um belo colorido.
 Vinque o meio das peças. Sobreponha as 3.
 Se não quiser ter o trabalho de cortar 3 tamanhos diferentes dessa peça, use apenas um tamanho e na hora da colagem desencontre as peças para todas as cores das peças apareçam. Testei assim e ficou muito bom.
 Aplique cola quente a partir da maior, depois a média e finalmente a primeira. Veja a finalização de frente e costas.
 A borboleta está pronta.
PREPARANDO A BASE DA GUIRLANDA
Essa guirlanda é de capim e mede 25 cm de diâmetro. Também podem usar outras bases como um galho, um festão em cordão ou em círculo ou sua própria árvore de natal. Com viés verde, cobri o fitilho plástico da montagem original para a guirlanda ter um bom acabamento na parte posterior. Deixei uma sobra do viés para fazer a argola para pendurar. Usei 2 m de viés.
MONTANDO O VERDE DA GUIRLANDA
Usei juta verde pinho. Cada quadrado tem 8 x 8 cm. Usei 12 desses quadrados no trabalho. Desfiei as 4 bordas do tecido. Pode-se usar qualquer outro tecido verde ou que tenha verde e não precisa desfiar, fica também bem bonito. 

Com a cola quente na ponta do quadrado dobrado sem regra, empurrei-o com uma tesoura para dentro do capim da guirlanda. Apliquei o verde de acordo com os "buracos" que sobraram depois de coladas as borboletas e as rosas.
MONTANDO A GUIRLANDA.
Sobre a mesa  dispus as peças de forma a criar uma harmonia na quantidade e coloridos delas. São 11 rosas e 8 borboletas. Mesmo depois dessa montagem fiz algumas alterações depois de acordo com a aparência na hora da aplicação. Monte a sua disposição de borboletas e rosas de acordo com sua preferência, na quantidade e colorido, você determina a montagem.
 A guirlanda está pronta. Optei por não por fitas ou laços já que a peça tem bastante informação.
 
Difícil não gostar, sua delicadeza e colorido trazem o alegre espírito de Natal à intimidade de sua casa. Não perca tempo, mãos à obra e boa sorte a todos.
 
 
 

Quer participar do Desafio Decor com idéias decorativas de Natal e Ano Novo?  Descubra que você ajudar a enfeitar outros lares com idéias de arranjos simples e materiais comuns ao seu redor. Participe do Desafio Decor  aqui na fanpage do Blog e as regras estão aqui. É muito fácil de participar, bastar elaborar uma idéia diferente, dentro do tema, e postar num site público, não precisa ter blog.  Criou seu link com os trabalhos? Envie então para o e-mail  desafio@clubedecor.com até 20/12/12. Sua idéia pode ser premiada e serão 4 os ganhadores. Feliz Natal, feliz idéias e que venha o Ano Novo! Beijos a todas.

3 comentários:

  1. Gostei, Célia... Gostei bastante desse jeito de fazer as rosas, deve ficar linda também em outras aplicações!!!!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada maria In~es pela presença e comentário. Verdade, fiz também rosa como prendedor de cabelo com elástico,elas isoladas, sobre as peças na decoração. Também fiz um outro prato decorativo de natal com as rosas e as borboletas. Enfim, uma infinidade de coisas. Beijos Adorei seu blog. Vai aqui a indicção.
    http://entreartes1.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, Celia!!! Obrigada por suas palavras carinhosas!!! Feliz e abençoado 2013!!!
      Bjs
      Inês do EntreArtes

      Excluir

Comentem, participem,. É muito bom saber o que opinam sobre meu trabalho, abraços!