Artes e acabamentos


Tenho um encantamento pelos ambientes claros e iluminados. As sugestões de Provence com seus brancos românticos e a natureza colorida dão um charme especial na decoração e remetem ao descanso do corpo e ao resgate de nossa paz interior.

segunda-feira, 12 de novembro de 2012

MINI ORATÓRIO

Esse trabalho já está com meio caminho andado na execução. Ele estava parado há um tempo e não havia fotografado os passos anteriores mas vou explicar e não é complicado. É uma peça em mdf. Espatulei com massa e depois de seco passei betume (base aguaras).
Espatular com massa = Separe um pouco de  massa corrida pva. Pegue uma espátula pequena e suje o dorso dela com a massa e vá depositando, escorregando a espátula na superfície de forma irregular. Eu gosto de usar a de metal que é bem firme, mas pode ser a de plástico. O acabamento vai ficar com altos e baixos que é o charme dessa textura. 
 Aqui abaixo dá pra notar bem o espatulado irregular.
As manchas com o betume são propositais e criam um envelhecimento bonito. Depois passe bem de leve uma lixa 220 para marcar um pouco o relevo da massa.
Apliquei dessas taxas simples ao redor do contorno.

Acrescentei uns azuis em acrílico sob a imagem do Divino. Fiz douração no Divino em resina. Apliquei  um contorno com alguns tons com lápis de cera na linha onde estão as taxinhas. No final de tudo apliquei duas demãos de verniz spray semi brilho, com o cuidado de velar o Divino para não tirar o brilho do ouro. Bem na verdade só o colei depois da parte semi-brilho ter sido aplicado.


Essa douração pode ser feita com:
purpurina , veja aqui.
cera, veja aqui:
Eu fiz com folhas de ouro, é um pouco mais complicado. Não localizei em tempo um pap que fosse claro e curto para oferecer uma explicação simples. Vou preparar um pap desse assunto apenas e postar, para facilitar. mas quem quiser já ir pesquisando no amado tio google procure por folheação com folhas de ouro. Esse dourado é o mais nobre e mais bonito de todas as outras formas de dourar.
Tem ainda outra forma de dourar que é com tintas metálicas, veja aqui. Eu uso exatamente essa de latinha em outros trabalhos, rende muito.
Peças em mdf compro aqui:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentem, participem,. É muito bom saber o que opinam sobre meu trabalho, abraços!