Artes e acabamentos


Tenho um encantamento pelos ambientes claros e iluminados. As sugestões de Provence com seus brancos românticos e a natureza colorida dão um charme especial na decoração e remetem ao descanso do corpo e ao resgate de nossa paz interior.

quinta-feira, 4 de outubro de 2012

CABIDEIRO - patina riscada azul

Cabideiro antigo mas com muita vida ainda e também muita história. Retirado de uma antiga fazenda, o que parece uma simples peça tem lá seu valor além do visual e do utilitário. Lembra as pessoas que o usaram, a situação em que usaram e ainda no tempo que remonta às fazendas de café.
 Fiz uma limpeza com removedor forte o streptease da Montana, com cuidado pois é bem corrosivo e faz mal à pele. Retirei depois de algumas demãos de removedor as duas camadas grossas de tinta à óleo (nome antigo que se dava ao esmalte sintético de hoje). Primeiro era marrom bem fechado, abaixo dele estava um vermelhão, que nessa fase até ficou um patinado bem bonito, mas não era essa a intenção...
 Retirei os ganchos metálicos, prendedores e parafusos e fiz a remoção das camadas de tinta neles também.
 Aqui as últimas fases de oxidação do material antigo sobre os metais.
 Madeira e metais limpos, vou agora preparar a madeira.
 preenchi todos os "buracos" na madeira, fechei o furo original para dependurar e o refiz mais adequadamente nas pontas superiores da madeira.

 Passei e demãos de fundo branco fosco para madeira suvinil, com uma trincha média sulcando as pinceladas no sentido dos veios da madeira.Desculpem a falta de foto dessa passagem, elas desapareceram nos meus arquivos ou eu as apaguei sem querer. Mas imaginem a pintura branca, grossinha porque são 3 demãos e sulcada. Preparei então uma tinta acrílica azul bem diluída e apliquei sobre esse branco, no mesmo sentido, sem ficar repassado o pincel, senão fica muito carregado de tinta e dificulta sua retirada na lixa além de ficar mais escuro, destoando do resto. Deixei os ganchos mais escuros.
 Depois de secou fiz a finalização com lixa 150, lixando sempre no sentido dos veios da madeira e "abrindo" o branco que estava debaixo do azul. Isso deu esse efeito riscado que dá o nome ao trabalho.
 Parafusei os prendedores dos ganchos, antes coloquei um pouco de massa durepox entre o gancho e a madeira para que o gancho não ficasse "rodando" .
 Depois de pronto apliquei cera em pasta poliflor incolor daquelas para uso em piso e depois lustrei.
Se encorajem, essa técnica é muito simples e no lugar do fundo branco fosco pode-se usar a tinta látex sem diluir, vamos fazer alguma pecinha com essa técnica?

6 comentários:

  1. Célia minha amiga!!
    Antes de tudo...QUE SAUDADE!!!
    Estamos sumidas né rsrrs...o que vc deve ta aprontando heim..rsrsr
    Pra variar eu amei seu cabideiro!!
    Mais que trabalheira heim, tirar toda tinta é que é duro né!
    Ótimo final de semana!!
    Não some de mim não, tah!!
    Grande bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rose, ah que bom te ver aqui novamente. Tava correndo dando umas ajudinhas à minha mãe, fiquei um tempão sem postar e sem fazer trabalhos expressivos no ateliê.. Mas tenho muitos posts pendentes para publicar, coisas bem bonitas e interessantes e aos pouquinhos vou liberando. Beijos a você e ótimo final de semana.

      Excluir
  2. Oi Célia, ler seus post é como assistir prazerosamente a uma aula. Parabéns. Amo seus trabalhos. bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Dirce, obrigada pela atenção e carinho. Tendo passar as informações de uma forma clara. Sempre me lembro que quando "alguém" me passava as informações elas vinham pela metade e eu tinha que descobrir os pulos de todos os gatos, mas chega uma hora a gente ganha tanta experiência e dicernimento para não fazer a mesma coisa. Espero que entendam, e se não, me perguntem. Beijo e ótimo final de semana.

      Excluir
  3. Oi Ceia: Adorei seu blog,teus trabalhos são fantásticos e me deram um monte de ideias!!!Vou apicar algumas aqui em casa.Ja sou sua seguidora tá!!! Deixo o link de meu blog pra você me visitar. Cheiro Alexandra Aranha http://meaideia.blogspot.com.br/2012/10/centros-de-mesa-ola-amigavi-estes.html

    ResponderExcluir
  4. Beijinha Alexandra, obrigada pelo carinho, ...isso mesmo começo a por a mão na massa que as coisas vão saindo, é prático, é bonito, é fácil e só ao custo dos materiais, muito bom. Já te visitei, já estou te seguindo, já deixei um recado na sua página, ótima semana prá vc.

    ResponderExcluir

Comentem, participem,. É muito bom saber o que opinam sobre meu trabalho, abraços!