Artes e acabamentos


Tenho um encantamento pelos ambientes claros e iluminados. As sugestões de Provence com seus brancos românticos e a natureza colorida dão um charme especial na decoração e remetem ao descanso do corpo e ao resgate de nossa paz interior.

sábado, 8 de setembro de 2012

VASO - PATINA RISCADA AZUL

 
Muito simples de fazer esse acabamento, vamos lá? Essa técnica é chamada de pátina riscada e a forma primitiva dela é diferente, essa forma que vou ensinar é a falsa pátina riscada e mais fácil que a original. Bem, aqui estamos tratando de cerâmica então há duas opções: 
os artistas conservadores indicam o uso de goma laca na base como primmer. Para o caso do gesso a goma laca é obrigatória.
PRIMMER  (fundo) - Primeiro produto que se aplica numa base para dar fundo, nesse caso é para "segurar" o material que vem em seguida pois a cerâmica é extremamente absorvente e "suga" extraordinariamente a tinta.. 
Caso fosse um vidro, um material metálico, plástico ou madeira, o primmer a ser utilizado será o adequado para cada base. As lojas de artesanato ou de materiais de construção têm a melhor indicação. 
No caso do vidro, plastico , madeira ou metal, o primmer vai servir para dar aderência a próximo produto a ser aplicado, caso contrario esse produto, qual seja, uma tinta, não teria aderência. 
Para a madeira existe um produto profissional chamado Fundo Branco para Madeira, eu uso da Suvinil, é a base de aguaras e então precisa desse solvente para diluição e limpeza. Esse produto impede que a madeira solte resinas e substratos que venham manchar o acabamento, principalmente se as tintas aplicadas forem a base de água, como o látex ou até mesmo as acrílicas brancas. Há quem use a própria tinta látex para esse fundo (eu mesma faço isso de vez enquando), quando não se importa com manchas, como quando vai se aplicar outra cor mais forte sobre essa base, daí ela some.
 Voltando ao caso da cerâmica.
Nesse caso fui menos ortodoxa e usei só látex (não usei a goma laca para selar), 3 demãos do látex branco, também funciona e a cobertura do fundo foi total. Diluí a tinta azul, pode ser pronta na cor ou montada branco + azul = a tonalidade de azul que se deseja.Diluir com 1/4 de água o volume da tinta. Molhe uma trincha de cerdas grossas nessa tinta diluída, retire o excesso num pano ou papel e vá passando na peça no sentido que deseja, sempre o mesmo sentido. A trincha deverá estar mais para seca do que para muito molhada. Se for na madeira, siga a indicação dos veios dela. Se for outros material siga uma direção harmônica visualmente. Faça um teste antes da aplicação "de verdade". Geralmente faço esse teste no fundo da peça, onde ainda dá prá errar. Se não tiver segurança, faça esse exercício em outra base de teste. Ainda poderá fazer correções. Se ficou muito azulado numa área, retoque com branco e volte a passar o azul e faça assim até obter o resultado desejado.
 Até aqui já está bonito, mas pode melhorar. Com uma lixa 220 para madeira ou massa, lixe suavemente no sentido dos riscos do trabalho, para suavizar a superfície. Agora é só passar cera em pasta, serve aquela de chão. Uso o da poliflor de rótulo azul. A cera em pasta pode ser aplicada em qualquer base pintada, inclusive nos acabamentos em madeira. Depois de seco, algumas horas depois, lustre. A cera em pasta cria uma selagem especial na peça, deixa-a lisinha e impermeável. Quando achar que merece uma próxima passada de cera, repasse, mas isso leva tempo. Essas instruções como podem ver são multiuso.
Caso eu tenha complicado na explicação,   se algo não ficou claro, por favor me peçam clareamento da dúvida. Desejo bons trabalhos a todas e não desistam nunca de reciclar qualquer peça que tenham largadas num cantinho e desvalorizada.

2 comentários:

  1. Ficou muito fofo esse vasinho... adorei de verdade. bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eliana, obrigada pelo comentário tão carinhoso, é o que digo, menos é mais; a simplicidade é tudo., beijos.

      Excluir

Comentem, participem,. É muito bom saber o que opinam sobre meu trabalho, abraços!