Artes e acabamentos


Tenho um encantamento pelos ambientes claros e iluminados. As sugestões de Provence com seus brancos românticos e a natureza colorida dão um charme especial na decoração e remetem ao descanso do corpo e ao resgate de nossa paz interior.

terça-feira, 18 de setembro de 2012

PAINEL DE TECIDO COM ROSAS

Só tenho essa foto desse trabalho que fiz já há algum tempo...pena, vendi a lindeza mas vou tentar passar os passos da sua da execução. Vale a pena acompanhar, pois é bastante decorativo, dá um efeito incrível e muito fácil de fazer,  esse é bem grande  0,40 x 1,20. Também pode usar a mesma base de tecido, o mesmo panô e aplicar ou pintar diferentes acabamentos sobre ele.

Montando o painel:
Selecione o tamanho que deseja do painel e recorte em tecido grosso, escolhi a lona,  esse de algodão rústico. Desfiei uns 2 cm nas laterais para um charminho a mais. Nas pontas para arrematar, virei uma barrinha do tecido e colei com cola branca.
Dobre as pontas para a frente do trabalho e cole deixando uma bainha larga para colocar uma madeirinha fina (sarrafo) para deixar a peça reta, esticando o tecido.

Note bem, preste atenção que as pontas quando se faz a dobra do arremate, se faz virando o tecido para o lado da frente, pois a seguir irá a fazer a bainha larga virando novamente para a frente do trabalho. Ao contrario a primeira borda virada ficaria, no final, pelo lado da frente, ou seja, o avesso da dobra iria aparecer.

 Dentro dessa bainha ainda vai passar o cordão que vai usar para dependurar e o cordão com os pingentes. Essa madeirinha fica solta dentro dessa bainha. Use esses colchete para papel, uma pecinha um tanto jurássica, mas ainda existe. 

Divida a distância entre as duas pontas, na largura, e defina quantos colchetes vai colocar. Nesses pontos que marquei o tecido fiz um furinho capaz de entrar o colchete. Após a aplicação abra as duas astes cada uma para seu lado assim ela fica presa. Com um alicate para metal (pode usar aquele alicate que usamos para cortar plantas, é ótimo) ou use uma tesoura velha, essa latinha não é dura.cortei a sobra maior das latinhas compridas pra não ficar aquele monte de sobras pelo avesso.

Observação: Se quiser pode usar aquelas taxinhas de metal decorativas, também chamadas de percevejo, uma são cromadas, outras douradas, outras em preto com detalhe dourado, são lindas....aquela que os tapeceiros usam para dar acabamento nas almofadas dos móveis. 

Prenda a taxinha diretamente na madeira, sobre o tecido e  tudo fica preso e bonito também.
Fazendo o cordão com fios torcidos, aquele que a gente aprendeu nos tempos de  escola.  Usei barbante mais grossinho. Veja como fazer no video que segue:




Fazendo o pingente: muito fácil, o desenho é auto explicativo.
Feito o pingente na cor que desejar ou no mesmo tom do barbante (sugestão: pode tingir o barbante com tinta acrílica diluída na cor que desejar, vou fazer um post sobre isso caso queiram aguardar)

Colocando o cordão no painel: Depois de pronto, passei-o pela bainha e dei um nó nas duas pontas. Rodei o cordão até que o nó ficasse por dentro da bainha escondido.

Colocando o pingente no painel: num cordão do mesmo tipo prendi o primeiro pingente. Atravessei a bainha com o cordão e deixei o primeiro pingente dependurado bem juntinho do final da bainha. No outro lado costurei o segundo pingente, bem juntinho da borda da bainha, de modo a ficarem os dois pingente assim posicionados conforme a gente vê na foto do painel. Também podem prender previamente os dois pingentes e se a bainha for larga o suficiente para se atravessar com ele, é outra opção.

Fazendo a decoupage: Recorte as imagens que deseja e  aplique no tecido colando com cola branca conforme habitual. Também passei cola branca sobre as imagens de papel para protegê-las, como fosse um verniz.

Socorro: Caso eu não tenha esclarecido bem, diante desses vários passos me gritem, por favor

3 comentários:

  1. Celia vc como sempre
    com um trabalho maravilhoso parabéns!!!!!!
    bjs Edna

    ResponderExcluir
  2. Célia: Sou fã do seu trabalho e seguidora do seu blog há tempos!
    Obrigada pela visita.
    Bjos

    ResponderExcluir
  3. Renata, obrigada pela presença constante, bjs e ótimo restinho de semana!

    ResponderExcluir

Comentem, participem,. É muito bom saber o que opinam sobre meu trabalho, abraços!