Artes e acabamentos


Tenho um encantamento pelos ambientes claros e iluminados. As sugestões de Provence com seus brancos românticos e a natureza colorida dão um charme especial na decoração e remetem ao descanso do corpo e ao resgate de nossa paz interior.

sábado, 11 de agosto de 2012

SOFÁ E POLTRONAS - RATAN RESTAURADO E PINTADO

 
Bom vocês vão ficar surpresos com as peças que vou apresentar agora. Pequenos milagres de transformação de peças desacreditadas que estariam descartadas há bom tempo mas com amor e galhardia foram recuperadas. 
Essas peças: um sofá e duas poltronas em ratan estavam cobertas de sujeira, empilhadas num certo lugar na casa da cliente. Por sugestão de minha amiga e parceira Kátia (ótima decoradora que adora aproveitar e reaproveitar tudo....) comecei as muitas cirurgias e suturas nesse ratan bastante quebrado. Repare que fiz inserções com barbante grosso de algodão nas áreas que tinham sido quebradas o ratan. Isso aconteceu nas poltronas e no sofá de 3 lugares. Foi uma doideira recuperar isso, mas deu certo.
Depois da cobertura de todas as área danificadas comecei a aplicação de um fundo nivelado branco sobre o ratan, inclusive para "sumir" com a aparência do barbante e trazer tudo a um acabamento uniforme e de boa apresentação. O ratan estava manchado e bem feioso, reparem na foto. Apliquei fundo branco fosco para madeiras, da suvinil e pasmem, com pincel! Um trabalho árduo e demorado, mas finalizado. Depois apliquei tinta acrílica branca para finalizar. Tudo feito com rolinho e pincel. Ficou uma beleza e depois com as almofadas, tudo arrumadinho, quem diria que eram aquelas peças? Espero que tenham gostado e que cada vez mais acreditem o quando uma peça ainda pode ser útil, bonita, diferente, pode acrescentar na decoração a custo bem menor que uma peça nova. Beijos a todos e a todas que me seguem e me lêem.
Devo acrescentar que as peças receberam uma "capinha de tecido branco cobrindo a parte superior dos encostos e braços das peças para deixá-las ainda mais elegantes.

10 comentários:

  1. Maravilhosas peças!! Gosto muito de passar por aqui e ver o que você anda aprontando (coisas boas) e me surpreendo sempre. Bom domingo, bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Dirce, é sempre um prazer te receber, desfrute!!!, bjs

      Excluir
  2. Menina, isto ficou um luxo,porque estava muito estragado, e vc conseguiu um milagre, e ter esta ideia de fazer o trançado com barbante foi ótima,deu certo,gostei do resultado vc é o máximo minha inspiração.BJK

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. menina, tava ruinzinho mesmo, tive até um pequeno receio para dar conta do assunto, mas ficou espetacular. Bjs. Adorei que você esteve aqui. Ótimo domingo,bj

      Excluir
  3. Lindo, sempre. Célia, uma pergunta: o fundo branco fosco é uma tinta especial ou é uma PVA? É uma espécie de base acrílica ou não (desculpe a minha ignorância, eu ainda estou engatinhando nessas coisas de artesanato e tintas e tal).

    Bjs e parabéns!

    ResponderExcluir
  4. Obrigada Luciana. Esse primmer se chama: Fundo Branco Fosco p/ madeiras" é da suvinil, as outras marcas também esse gênero de fundo. É a base de aguarrás, é uma massa bem mole, que quando vai evaporando mais ficando mais expessa, então é preciso controlar sua densidade com aguarás. É um fundo preparador e nivelador para madeiras (serve também para ferro). No caso usei esse fundo para "enmassar" as partes em barbante e cobrir imperfeições da superficie pois ela corrige, é um tipo "massa mole" que permite,depois de bem seco, ser lixado o quanto precisar. Vai soltar um pó, é fácil de lixar e não serve como acabamento à princípio. Até uso como acabamento mas term suas particularidades. Depois dessa aplicação de fundo estar bem seca, passe a tinta de sua preferência. Qualquer dúvida me fale., bj

    ResponderExcluir
  5. Oi Célia querida!!
    Pra variar vc arrasando né!!!
    Esta ideia do barbante é ímpar!! Uau...show!!
    Parabéns!!
    Tem umas novidades no meu blog, depois passa lá pra ver!!
    Grande bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rose minha amiga, obrigada sempre pela presença e pelo carinho em comentários tão alegres e valorosos, bjs minha querida, vou passar sim no "seu ateliê", bjs

      Excluir
  6. Celia, que linda transformacao!
    imagino o trabalho que deu, mas totalmente recompensador. vc eh uma artista e como tal pode ver beleza em potencial naquilo que alguem descartaria como inutil e feio. parabens! a idea das capinhas de pano tambem vao facilitar na limpeza e conservacao das pecas.
    vc eh genial!

    ResponderExcluir
  7. Elisa, obrigada pela atenção. Na verdade quando temos todo ou quase todo material que precisaremos para transformar uma peça, fica bem mais fácil. Mas não tenha dúvida que é primeiro necessário saber o que fazer com a peça, do que ela precisa e como aplicar as formas de recuperação. Muito bom, amo também ver o resultado, é bem compensador. Beijos.

    ResponderExcluir

Comentem, participem,. É muito bom saber o que opinam sobre meu trabalho, abraços!