Artes e acabamentos


Tenho um encantamento pelos ambientes claros e iluminados. As sugestões de Provence com seus brancos românticos e a natureza colorida dão um charme especial na decoração e remetem ao descanso do corpo e ao resgate de nossa paz interior.

quinta-feira, 16 de agosto de 2012

PRATELEIRA COM PATINA EM COR TERRA QUEIMADA

Dessa minha querida cliente tenho agora dois trabalhos, essa prateleira e um anjo barroco esculpido em madeira para restauração que depois vou mostrar à vocês. Desse anjo resgatei esse acabamento de vermelho em terra queimada e envelhecida de uma das áreas do anjo que tinha esse acabamento, claro que por pedido da minha amiga Márcia.
 Essa prateleira estava assim, com um verniz bem acabado, mas inteira, muito forte de madeira da boa. Nessa prateleira ela costuma guardar seus santos e anjos barrocos. Limpei toda a peça, retirei verniz e todas as manchas. Usei a tonalidade pronta de tinta acrílica, aquela da bisnaguinha, acrilex, na cor terra queimada e apliquei com as costas de uma espátula de metal. Importante que tenha uma boa firmeza, por isso estou citando que é de metal. As aplicações são de forma aleatória, embora com certa programação. Digo, apliquei sempre no sentido dos veios da madeira e com aplicação de forma a parecer que foi raspada/desgastada com o tempo. Depois de seco passei levemente a lixa sobre a superfície para suavizá-la no toque. Passei verniz poliuretano natural acetinado. Para isso não pude aplicar imediatamente sobre o betume pois esse iria retirá-lo, manchá-lo. Usei então do artifício do verniz a base de álcool (sparlack) para segurar o betume. Depois de seco apliquei lixa 360 para suavização da superfície. Esse verniz deixa brilhante, não era assim que queria, então...daí apliquei o verniz acetinado sem causar danos à textura. Depois de seco mais uma demão de lixa 360 e cera em pasta e lustro final. 
 Meu acabamento vai até onde jamais vai se ver, mas se daqui a 50 anos essa peça for retirada da parede ela trará uma mensagem que de foi bem acabada por completo!
 Fundo da peça.
 detalhes
detalhes


4 comentários:

  1. Detalhista, caprichosaaa!!!
    Vou arranja uma prateleira destas pra colocar os Santinhos daqui de casa, muito bacana.
    Como sempre arrasou, parabéns!!
    Bom final de semana!!
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga querida, obrigada. Espero que tenha passado um bom domingo. Eu fiz uma viagem, quase 500 km até Assis/sp, para um aniversário, foi tudo ótimo junto com a família. Então, viu que interessante? também vou descobrindo no caminho novos acabamentos que me pedem. Amo....bjs

      Excluir
  2. ♫ ♫ ♫ PARABÉNS PRA VOCÊ, NESTA DATA QUERIDA, MUITAS FELICIDADES, MUITOS ANOS DE VIDA, CÉLIA CÉLIA CÉLIA ♫ ♫ ♫

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Rosaria, fico mesmo mais feliz com a presença de amiga tão especial como você. Bjsss

      Excluir

Comentem, participem,. É muito bom saber o que opinam sobre meu trabalho, abraços!