Artes e acabamentos


Tenho um encantamento pelos ambientes claros e iluminados. As sugestões de Provence com seus brancos românticos e a natureza colorida dão um charme especial na decoração e remetem ao descanso do corpo e ao resgate de nossa paz interior.

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

ANJO BARROCO - restauração

 Esse anjo barroco chegou com muitos aranhões na pintura mas o principal que me a Márcia me pediu era para melhorar a aparência da asa esquerda que foi quebrada e colada. Enfim, quando da colagem, a união das duas partes não ficou aquela perfeição e marcas apareceram. Foi aí que entrei com meu trabalho. Ah....muito importante. Esse anjo trazia nas mãos uma lança. Cadê a lança? Ela sumiu e tenho que providenciar outra. Vamos lá então, começando pela asa. O anjo é esculpido em madeira maciça e tem cerca de 40 cm de altura.


 Apliquei uma massa mais escura para não ficar já de antemão o branco dela em evidência.
 Depois limpei os excessos, mas como de hábito, nunca essa aplicação deixa o resultado final perfeito e são necessárias várias aplicações até se ter uma homogeneidade na aparência da peça.
 Refiz as correções em branco mesmo. Depois de cada aplicação, tirei os excessos e fui reaplicando para que  na pintura final a marca não aparecesse.



 Aqui apliquei tinta. Fácil assim. Fácil? De falar..., mas só depois de muitas tentativas até achar o tom ideal de marrons, vermelhos, azuis e dourados. Mas felizmente tem o momento certo das cores se igualarem, ou disfarçarem bem toda a área pintada.  Retoquei em toda a peça os lugarzinhos batidinhos que deixavam uma marquinha clara e "sujei" com betume para igualar tudo,  sem, na verdade, mudar nada. Esse é o segredo. Uma peça assim antiga e já com marcas do tempo precisa ser preservada como está. Quero dizer, restaurada sim, mas com a mesma aparência envelhecida original.
Agora vamos à espada do anjo. Procurei imagens de espada na net e a que mais supus ficasse em condições de fazer e adequada ao anjo foi essa.
 Modelei em papel grosso e recortei. Estudei o tamanho adequado do punho da espada de acordo com a mão do anjo e comprimento aceitável da lança já que existam lanças de diversos comprimentos.
 Tinha algumas idéias na cabeça de como montar a lança e optei mesmo por pegar um palito de churrasco. Fiz alguns cortes com o estilete para encaixar e colar duas madeirinhas minúsculas, uma maior (chamada de guarda) e outra menor (chamada copo da espada, a que fica na ponta final do punho), todas as medidas adequadas ao tamanho da mão do anjo. Com massa cobri a união das madeiras. Pintei tudo de branco, passei goma laca para impermeabilizar e passar betume. Depois de seco "sujei" umas partes dela com pátina em cera ouro velho. Na mão do anjo colei uma argolinha que fiz de barbante, minúscula, para servir de apoio para a lança não cair da mão do anjo. Tirei foto desse passo, mas juro, não sei onde foi parar,  não achei para postar, desculpem.

 Aqui um pouco da aparência do trabalho realizado. As fotos, em função da luz, alteram muito o tom das cores modificando bastante a aparência e as vezes uma restauração parece que ficou pior que antes. Mas creiam, ficou sim muito bom.
 Aqui algumas fotos da peã com a lança já colocada.
 
 

 
Na base da peça colei um pouco de silicone para não escorregar quando for colocado em pé. Colei e deixei secar. A massa seca transparente e fiz como 4 pezinhos. 

6 comentários:

  1. OLÁ CÉLIA!!!BOM DIA!!!SEU TRABALHO FICOU SIMPLESMENTE UM ESPETÁCULO!!NEMHUMA MARCA E NENHUMA IPERFEIÇAÕ!!!EU SEI O QUANTO É DIFÍCIL DESAPARECEREM AS MARCAS DE COLAGEM DA PEÇA, É UM DESAFIO, E A SUA FICOU PERFEITA!RIQUEZA DE DETALHES!!
    AMEI SEU TRABALHO E ESSE ANJO É MARAVILHOSO,PARABÉNS A DONA DA PEÇA QUE O POSSUI E PARABÉNS A VC ARTISTA COM MÃOS DE OURO!!!
    UM GRANDE BEIJO E ÓTIMA SEMANA!!
    DA AMIGA SILVANA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Silvana, obrigadíssima pelo carinho. Você conhece bem de restauração , muitas vezes levo muitos, muitos dias para deixar uma peça do jeito que quero que fique, realmente é um trabalho de paciencia e persistência. Sempre vale a pena. As fotos não colaboram muito, digo, a luz, nem sempre o resultado na foto fica tão bem quanto na própria peça. Bjs e ótimos trabalhos à você.

      Excluir
  2. Oi Célia da última vez que tentei deixar comentário não consegui, estas letrinhas n consegui dizer q n era um robô :( dai tive que desistir. Espero que hj tenho mais sorte rsrs
    Parabéns Célia um espetáculo, não é novidade, vc capricha mesmo! Agora fazer espada??? Q issooo, sem comentários, show, demais!!!
    Sem dúvidas vc é ímpar!!
    Lindo!
    Grande bj!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rose, ai me mato que não deixem recados por caixa dessas letrinhas que são mesmo chatas demais, mas me alegro ainda mais que você não se dá por vencida e sempre prova que é muito generosa e eu sou muito agradecida. Pois é..forjar espagas...até isso, mas me encanta "pensar" em "descobrir" como fazer isso, fazer, montar uma espada, e ela saiu...bingo!!! fico muito feliz mesmo. Beijo minha amiga querida, tenha uma semana cheia de luz e muito trabalho. Obrigada pela atenção.

      Excluir
  3. Oi, Célia, que lindo trabalho de restauração. Exige paciência, bom gosto e bom senso, coisas que você, com certeza, tem de sobra... Parabéns, adorei o resultado!! Beijão e ótimo fim de semana!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cris, obrigada pela visita tão cheia de carinho. Esteja certa que me faz toda a diferença. A paciência é dona do resultado de muitos trabalhos. Esse mesmo, foram incontáveis as vezes que tive que refazer por achar que ainda poderia ficar melhor. As vezes fica perfeito num ângulo de visão, de outro não. Não posso nunca me cansar de corrigir e fazer o melhor e como já disse as fotos não dão a dimensão correta das tonalidades e do relevo do trabalho, mas que bom que a peça ficou bem bonita ao vivo., bjs.

      Excluir

Comentem, participem,. É muito bom saber o que opinam sobre meu trabalho, abraços!