Artes e acabamentos


Tenho um encantamento pelos ambientes claros e iluminados. As sugestões de Provence com seus brancos românticos e a natureza colorida dão um charme especial na decoração e remetem ao descanso do corpo e ao resgate de nossa paz interior.

domingo, 8 de julho de 2012

CADEIRAS - VERMELHO QUEIMADO

Recebi as cadeiras nesse estado abaixo, em verniz já bem desbotado e uma das cadeiras com assento almofadado.
Aqui uma peça para melhor visualização.
Bem, retirei o verniz de todas, a almofada, mil grampos que prendiam a tal almofada e que deixaram a madeira toda perfurada, por debaixo do assento, nas laterais, e em cima, a herança foi uma porção de orifícios feitos para que a almofada tivesse ventilação. Restaurei tudo, fechei buracos e frestas dos assentos também. Tampei tudo com serragem de madeira misturado a seladora. Lixei.
Aqui tive que pincelar um marrom sobre a serragem colada pois ela ficou mais clara do que a madeira. Apliquei com pincel bem seco, com pouca tinta, apenas uma demão, tinta acrílica vermelha escurecida com preto para dar um tom de vermelho queimado. A intensão foi deixar que manchas naturais da madeira aparecessem por debaixo da camada fina de tinta para enriquecer o acabamento. Nessa foto abaixo há uma cadeira com e outra sem o acabamento para comparação. Como a luz não propiciou parece que não mudou muita coisa. Mas mudou sim muita coisa e as cadeiras ficaram uma belezura e podem comprovar mais abaixo. Ah...por último uma deve demão de cera em pasta e lustre no final.

 Coloquei borracha em todos os pés das cadeiras, pintei o assento por baixo também e fechei os orifícios e fendas nas laterais, na parte inferior do assento, tudo nos trinks porque capricho é tudo. Podem virar a cadeira de qualquer lado que verão tudo bacaninha, um luxo.

16 comentários:

  1. Oi Celia...
    As cadeiras ficaram realmente um luxo, você deu vida nova a elas!!!
    Preciso de uma ajudinha, nunca fiz esse tipo de trabalho,preciso de restaurar uma mesa com quatro cadeiras que ganhei da minha irmã, mas não são madeira maciça, são revestidas com folha de madeira mesmo e estão envernizadas...Como tiro o verniz sem danificar a folha?Quero pintar com cores vivas, mudar radicalmente, mas nem sei por onde começar...você pode me dar uma forcinha???Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Camila, creio que poderá fazer uma limpeza da maneira convencional. Já passei por essa experiência. Primeiro veja se o verniz é antigo, desgastado, coisa fácil de retirar. Se for esse caso, pode usar lixa, a grana vai depender de quanto o verniz forte na madeira. As vezes começo pela lixa 50 depois 100 depois 220. As vezes só com um thinner mega forte tipo 8800 (os vendedores poderão te indicar o mais forte que eles tem em casas de mat. de construção. Use luvas apropriadas e aplique retirando o verniz. Se conseguir remover assim, já vai ganhar um tempão. Não deixe resíduos na peça. Poderá deparar com a madeira danificada, é muito comum, quando vc retira o verniz aparecem "coisas" que antes você não visualizava, pois o verniz cobre e cola. Se precisar recolar use cola branca rotulo azul cascorez. Se precisar preencher orifícios e frestas faça uma pasta de serragem com seladora para madeira. Não recomento a mistura feita com cola. Depois lixe para facear. Caso vá fazer trabalho que vá aparecer o fundo da madeira, tome cuidado com o que poderá aparecer no seu acabamento final. Caso seja uma cor forte, um acabamento denso, não precisa se preocupar com isso. Qualquer dúvida me pergunte. Bj, ótimo domingo. Falando em cores vivas, agora comecei a pintar vermelhos, essas cadeiras foram as primeiras logo vou aprontar dois aparadores em vermelhão chinês, lindos.

      Excluir
    2. Celia...Muito obrigada pelas dicas...são valiosas para mim.
      Vou aguardar os aparadores vermelhão chinês (amo vermelhos!!)
      Uma ótima semana pra você!!!
      Beijossssssss

      Excluir
    3. Camila,
      Acho que depois de dar tanta explicação, ficou ainda coisa para trás: caso precise de algo mais forte que o thinner para fazer a limpeza, tem um removemodor muito bom da marca Montana chamado streaptease em gel é perfeito pois não espirra, não corre na peça. Uso um pincel para aplicar e quantas vezes for necessário até retirar tudo. Não é muito barato, mas sabendo usar ele rende. Use luvas ao aplicá-lo, cuidado com a pele, olhos, roupa. Se usar esse removedor nem lixa vai precisar, na maioria dos casos. Tudo é questão de bom senso. Abraços. Gostaria que me informasse se o google, o blog, te avisa quando posto uma resposta aqui, ou se vc tem que vir aqui todo dia ver se postei a resposta, obrigada.

      Excluir
  2. E o que era feio,
    ficou lindíssimo!!!
    Parabéns pelo belo trabalho.
    Gosto imenso desse tipo de móvel, com a madeira a ser valorizada...
    O seu trabalho merece nota 1000..

    abraços de MF

    ResponderExcluir
  3. Maria Filomena,

    Obrigada pelo querido comentário. Madeira é coisa orgânica, mesmo depois de retirada da natureza ela continua viva e nos dando mostras de sua beleza. Francamente, desculape o exagero mas tenho quase que uma adoração pelas possibilidades que ela nos dá em termos de formas, desenhos e utilidade. Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Célia, seu trabalho é belíssimo!!! Vc faz maravilhas em tudo!!! E esse blog???
    Fia ta maravilhoso!!! Amei tudinho!!! Parabens e muito sucesso pra vc!!! Bjsssssss
    ZELINE CORONA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amze, obrigada pelo comentário tão gentil. Obrigada mesmo por tanto carinho. Beijos e sucesso a vc também.

      Excluir
    2. Complementando...sobre o blog. Então, estava cansada daquele visual anterior e demais acostumada a ver a mesma aparência, então como fazemos com nós mesmas e com as coisas que nos cercam: não mudei o conteúdo mas a roupagem nova foi estimulante!

      Excluir
  5. Oi Célia querida,realmente o q vc falou ai com a Maria Filomena é pura verdade e não exagero ,mesmo retirada da natureza ela continua viva,e parece que ela nos passa uma energia,tanto é verdade que vc vê que pode passar anos e aquelas que exalam um cheiro forte,vc começa a mexer com ela, a lixa-la que o cheiro volta vivo,mesmo aquelas velhas, antigas e com história.Me inspirei viu! BJK

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rosamaria, você disse algo extraordinário, eu que mexo com muitas madeiras diferentes tenho esse prazer de sentir esses cheiros, que eu chamaria de perfume da madeira. Realmente não importa a idade, elas tem um odor peculiar, próprio de cada espécie e profundamente instigante, dá aquela vontade de sentir de novo aquele cheiro como se a gente tivesso buscando "coisas", respostas, mas é mesmo é pura satisfação de um bom odor que vem da natureza e que não importa a idade. Lembro ainda que não importa a idade da madeira, ela se mostra tão orgânica que ela mancha o acabamento, tenho que usar de artifícios para driblá-la nesse sentido, porque as madeiras "falam"! Beijos, gostei que se inspirou, desfrute, pequenos momentos são únicos e adoro essa felicidade de vivenciar isso. Abraços, ótimo feriado.

      Excluir
  6. Querida Célia, gostei muito deste nosso assunto, sua resposta magnifica,olha vc m perguntou no blog o nome da fita dupla face é da marca 3M lá no blog tem a foto da embalagem,eu comprei em uma loja de utilidades com o nome de Caçula mas em algumas de materiais de contruçao também tem, por aqui tem na Leroy Merlin, ai eu não sei,mas loja de construção deve ter pois a marca 3M é muito conhecida.BJK

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Rosamaria, vou procurar e conhecer, achei o máximo, obrigada, Vc mora em que cidade?

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  7. OI CÉLIA, COMO ESTÁ? ADOREI SUA POSTAGEM SOBRE O RESTAURO DAS CADEIRAS, TENHO CADEIRAS DE MADEIRA E TAMBÉM PRETENDO EM BREVE RESTAURA-LAS, ACHO QUE VOU FAZER UMA PÁTNA EM TOM PALHA, MEU ARMÁRIO É BRANCO, MAS ACHO QUE A COR NÃO TEM NADA A VER NÃO É? HJ EM DIA ESTÃO USANDO TANTA MISTUREBA NAS CORES DAS DECORAÇÕES NÃO É MESMO? RRSS BJS, FICA COM DEUS.

    ResponderExcluir
  8. Oi Eliana, tô super bem, trabalhando, que bom! Obrigada apelo carinho e seu comentário. Exatamente, você tem toda razão quando diz que hoje tem uma mistura bem democrática na decoração. Santa versatilidade que dá a oportunidade de criarmos a vontade sem risco de estar fora. Eu particularmente fico encantada com essa tal mistureba, o resultado é um ambiente descontraído, cheio de personalidade, alegre, discreto e sóbrio, dependendo de como monta seus cantinhos. Pode criar a vontade, caso precise de ajuda quando for modificar suas cadeiras, pode me chamar, abraços.

    ResponderExcluir

Comentem, participem,. É muito bom saber o que opinam sobre meu trabalho, abraços!