Artes e acabamentos


Tenho um encantamento pelos ambientes claros e iluminados. As sugestões de Provence com seus brancos românticos e a natureza colorida dão um charme especial na decoração e remetem ao descanso do corpo e ao resgate de nossa paz interior.

quinta-feira, 21 de junho de 2012

HELICÔNIA - Esqueleto da flor no painel

Essa é uma parte da varanda e do jardim de minha "cunhada" em S.Paulo. Amo esse jardim com tantos detalhes , plantas, flores, especialmente as orquídeas que ela gosta tanto e trata tudo com muito amor. Lá no fundo ainda vivem duas patas que tem ninho e poem ovos e estimados gatinhos que vão e vem pela casa. Adoro fazer "frufruzinhos" para essa área da casa dela. 
Reparem no canto direito superior a helicônias, aquelas plantas que parecem uma bananeira e dão esse cacho lindo e vistoso. Foi bem dali que recolhi dois cachos. com um deles fiz essa escultura.
 Pedi ao marceneiro montar esse painel é bem grande 35 x 80.

 Passei uma boa demão de seladora, essa estava meio grossa, mas assim ficou.
 Depois deis pinceladas grossas com látex sobre tudo, dei uma boa decapada e apliquei verniz poliuretano em cima
 Achei nos meus descartados guardados essa alça de cortina e que agora virou essa argola para dependurar. Prendi com dois preguinhos rebatidos.
Coloquei no sol e fora dele também, dias e dias para secar bem toda a peça. Notem no início ela está bem gordinha, conforme vai secando fica mais magrinha. Essa que está dependurada não foi a que usei nesse trabalho que como podem perceber é bem maior, mais comprida e mais larga.
 Retirei do interior de cada pétala a parte das sementes e outras hastezinhas que tem ali.
Depois de tudo limpinho apliquei uma demão de seladora com muito cuidado por dentro e por dora e no cabo e tudo, tudinho com selado, dos dois lados.

Apliquei tinta acrílica imitando as cores da natureza, vermelho, laranja, vermelho terra e verde claro, quase amarelo.
 Pintei por dentro e por fora e de ambos os lados, tudo no capricho

Passei verniz sobre toda a pintura novamente, tudinho novamente prá ficar muito bem protegido e não segurar o pó. Com 3 preguinhos prendi o ramo da flor na madeira, um no topo, outro no meio e outro na ponta final
 Aqui está o resultado. Coloquei nessa parede minha acima e abaixo só para a foto. Quando ela tiver instalada no destino final vou postar uma foto. Muito provável que ela agora volte para a parede da varanda e se reintegre novamente ao ambiente e continua sua história agora sem sol.


15 comentários:

  1. Oi Célia!!
    Nossa, adorei esta ideia, parabéns!!
    Gosto de seus trabalhos!
    Este ficou divino!!
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Olá Célia vc é inteligente! Menina fiquei pensando como que a flor secou e esta colorida? Depois que vi que vc pintou,ficou perfeita. Parabéns,vc é muito especial,vc é minha inspiração,um Beijão.

    ResponderExcluir
  3. Célia, que trabalhão!
    Mas com certeza ficou a coisa mais linda.
    Parabéns pela criatividade e pela obra.

    Beijos e te desejo um ótimo final de semana (espero que seja sem chuva)

    ResponderExcluir
  4. Adorei, ficou lindo. Vou fazer um também.

    ResponderExcluir
  5. Lindo trabalho, Parabéns!! Ideia linda de preservação. Bom fim de semana. bjs

    ResponderExcluir
  6. Belíssima! Um presente bem pensado e executado. Cunhada sortuda a sua!!

    ResponderExcluir
  7. Célia, precisa dizer "tudo no capricho"? Isso já se reflete nas suas artes.

    É a arte da craftice e da paciência, muita paciência.

    Bjs e parabéns!

    ResponderExcluir
  8. Rose, Rosamaria, Gisela, Luciana, Dirce, Elisana e Eu???, Obrigada a todas pelo carinho e paciência em deixar um recado. Muitos não se dão a esse trabalho, as vezes acham difícil postar um comentário, mas vocês que conseguem isso sabem como é importante prá nós artistas uma opinião, um retorno sobre noso trabalho. Não que ele seja imprescindível, mas conta muito como um termômetro profissional também, além do carinho.
    Essa é a segunda peça que faço com a helicônia, vou procurar o post (se postei) e vou editar novamente para todas verem. Abraços e desejos de muito sucesso a todas.

    ResponderExcluir
  9. Que linda idéia e que resultado maravilhoso você conseguiu, Célia!!! Acho incrível como a imaginação não tem mesmo limites, eu AMO essa infinidade de idéias, e AMO seu lindo trabalho em geral!!! Beijos e ótimo fim de semana!!

    ResponderExcluir
  10. Lazcris, obrigada querida pelo carinho e incentivo. Sabe tem muita coisa que a criatividade é chamada e você tem que dizer, sim! - eu consigo. Foi assim que aconteceu com a primeira peça dessa que fiz. Me lembro...meu cliente bateu na minha porta, abri, ele estava com uma cacho desse na mão, lindo, recém colhido e me perguntou com uma cara de esperança. - quero por isso num quadro é possível? eu disse - sim claro é possível. Mas só depois fui pensar e descobrir como faria isso e saiu.........Bjs, Sorte nos seus trabalhos.

    ResponderExcluir
  11. Cunhada caprichosa e carinhosa!!! O terraço em questão fica muito melhor com suas obras e mimos!!! Muito, muito obrigada pelo carinho! Beijo enorme.

    ResponderExcluir
  12. Cunhada, você merece, quando for prá sua casa, claro, eu levo. Obrigada pelo carinho e comentário. bjsssss

    ResponderExcluir
  13. Olá Célia, adorei ficou perfeita.
    No meu sítio tem muitas dessas...realmente ela é assim.
    VISITE MEU BLOG ACABEI DE CRIAR...APROVEITO SEU ESPAÇO PARA DEIXAR O CONVITE A TODAS AS SUAS AMIGAS TAMBÉM, SE NÃO SE IMPORTAR...OBRIGADA. AGUARDO SUA VISITA.

    ResponderExcluir
  14. DESCULPEM ESQUECI DE DAR O ENDEREÇO...RRRSSS, é a emoção.
    AÍ ESTÁ...
    fazermostrar.arteblog.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Obrigada Eliana pelo seu comentário. Seu blog está ai, vou repetir:
    fazermostrar.arteblog.com.br

    Desejo sucesso a vc e ótimos trabalhos. Depois vou até lá fazer uma visita, abraços.

    ResponderExcluir

Comentem, participem,. É muito bom saber o que opinam sobre meu trabalho, abraços!