Artes e acabamentos


Tenho um encantamento pelos ambientes claros e iluminados. As sugestões de Provence com seus brancos românticos e a natureza colorida dão um charme especial na decoração e remetem ao descanso do corpo e ao resgate de nossa paz interior.

domingo, 25 de março de 2012

PAINEL IMAGEM - RESTAURAÇÃO

Acima como terminou a peça  depois da transformação e restauração.
O veludo azul ficou desbotado, com jeito de queimado e além disso mudou de cor. A borda externa estava com o brilho do patinado dourado quase todo desaparecido e o dourado da moldura interna estava corroído e descascado. 
A borda lateral externa azul turquesa estava suja e desbotada.
 Vamos então ao trabalho. Limpeza total e irrestrita em todas as partes, inclusive no veludo. Não consegui desmontar a moldura. Depois de uma investigação pelo verso da peça percebi que tudo estava selado com resina: impossível de desmontar, só quebrando. Então minha opção de desmontar e pintar o veludo isoladamente foi descartada.
Com um pincel de pelos curtos e macios apliquei tinta acrílica na cor turquesa escura, bem distribuída, duas demãos sobre o veludo já gasto, sem muitos pelinhos.
Finalmente ficou prontinho e tudo seco para o próximo passo: a recolocação do dourado feita com folhas metálicas que imitam folhas de ouro.
 Isolei as partes a serem trabalhadas e comecei a aplicação. Separe a folha de ouro. Trabalhe num ambiente tranquilo e sem vento. Use talco para manter os dedos secos enquanto manipula essa folha. Ela é muito leve, suspende com um pequeno sopro e quebra com um olhar mais forte. Então um certo cuidado é necessário para essa aplicação.rsrsr. Passe verniz mordente na área a ser trabalhada. Trabalhe em pequenas áreas até completar o trabalho. Depois de uns 3 a 5 minutos, prove a mordência da área com o dedo, a área deve estar com uma pequena viscosidade ou mordência. Aplique então a folha sobre essa região e deslise o pincel macio sobre ele para fazer melhor fixação e alisamento.
Depois de tudo aplicado, fazer o selamento desse dourado com goma laca incolor. Passe duas demãos sem antes passar o dedo. O contato dessa folha com a nossa pele começa a provocar sua oxidação e alteração no tom do dourado. Quando se quer esse efeito que é muto bonito também, poderá fazer essa oxidação com outros elementos, como limão/vinagre e até mesmo comprar essa folha já oxidada.
 Aplique na moldura marrom externa a pátina dourada, ouro velho. Apliquei com o dedo mesmo e nas bordinhas perto do veludo usei um pincel    curto e durinho e com muito controle para não sujar o veludo. Na borda mais externa reapliquei duas demãos de tinta acrílica azul turquesa claro.

A parte metálica central onde está o repujado (arte em relêvo) da imagem da santa apliquei 2 demãos de goma laca incolor para um selamento e manutenção do brilho.


Se gostou ou de qualquer forma queira falar sobre esse trabalho,  deixe um comentário!

3 comentários:

  1. adorei seu Blog e já me tornei seguidora. espero
    sua visita no meu Blog
    http://www.rosy-artesdarosy.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Célia querida,adorei seus trabalhos.
    São todos lindos maravilhosos.Amei esta restauração.
    Parabéns sucesso para vc,bjs

    ResponderExcluir

Comentem, participem,. É muito bom saber o que opinam sobre meu trabalho, abraços!