Artes e acabamentos


Tenho um encantamento pelos ambientes claros e iluminados. As sugestões de Provence com seus brancos românticos e a natureza colorida dão um charme especial na decoração e remetem ao descanso do corpo e ao resgate de nossa paz interior.

quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

BASE P/ O BOTIJÃO COM RODÍZIOS

Cansei de comprar o apoio de botijão e logo no mês seguinte ter os rodantes quebrados, destroçados pelo peso, pois são inadequados, frágeis e de um plástico sem qualidade. Resolvi então montar o meu, digo, os meus apoios, pois fiz dois deles.
Encomendei no marceneiro duas pranchas de mdf grossinhas. Medi a base do botijão e pedi um pouco maior. Poderia ser redonda, mas fiquei com pena do marceneiro, dá mais trabalho e como ele é meu amigo e não cobrou nada por elas, não quis exigir muito. Mas fica bem legal redonda ou sextavada. Seria essa que fiz mas com as quinas chanfradas.
Pintei a pranchinha de branco que gosto. Comprei 4 rodízios e 4 apoios em "L" e respectivos parafusos. 
Esse tipo de parafuso chamado phillips (esse especialmente de cabeça chata e tem diveros tipos dele) e muito mais fácil de ser parafusado. Ele tem um íma que o prende na chave própria, também chamada chave para parafuso phillips e assim facilita para que o parafuso não desapareça  numa apertada em falso. 
Essas é a cantoneira para gaveta. Seu uso inicial é para dar reforço na parte interna de gavetas mais simples.
Esses são os rodízios. Tem lindos com rodinhas de silicone, coloridos (mais caros). Para meu botijão comprei um simples e pequeno. Porém, porém....tem um porém importante. Esse tem rolagem 360 graus. A roda gira num eixo que se move toda uma volta. Também há fixo, que não gira,  esse emperra facilmente. Tem o que tem base num único parafuso, tem uma porção de modelos, fiquem atentas. Outra coisa importante, cada rodízio suporta "x" peso. Calcule o peso da peça que vai ficar em cima e divida por quatro e veja qual deve ser o tamanho do seu rodízio.
Marquei as dimensões do circulo e parafusei as cantoneiras para apoiar e não deixar escorregar o botijão.
No total foram 40 parafusos para os dois apoios. Trabalhei sem luvas e ganhei uma linda bolha na palma da mão.
Parte inferior com os rodízios colocados.
Apoio prontinho que me permite levar rapidamente o botijão para um lado e outro e facilitar a limpeza do chão já que não tenho um armário apropriado e também evita o contato com umidade que acaba em ferrugem feia no chão.

4 comentários:

  1. Vai ter um sim amiga. Já percebi que se não tomarmos a iniciativa, nossa...demora a sair...atitute é isso e fica barato um resultado de qualidade., Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Preciso de um destes urgente! Adorei a idéia!

    ResponderExcluir
  3. Barbarella obrigada pela visita...é fácil de fazer..mãos a olbra, vou repor as fotos...o gato comeuuuu..... bjsss

    ResponderExcluir

Comentem, participem,. É muito bom saber o que opinam sobre meu trabalho, abraços!