Artes e acabamentos


Tenho um encantamento pelos ambientes claros e iluminados. As sugestões de Provence com seus brancos românticos e a natureza colorida dão um charme especial na decoração e remetem ao descanso do corpo e ao resgate de nossa paz interior.

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

CAIXA ANTIGA - Provençal

As vezes a cliente chega aqui no atelie com uma peça na mão e meio desconsertada diz que gostaria, quem sabe, talvez...recuperar a peça...como se não tivesse mais o que remediar.... Meus olhos brilham e jamais determino que uma peça deva ser descartada, nem mesmo pedaços dela. Aproveito até parte de peças quebradas e monto adereços em outras, criando algo totalmente novo. 
Aqui está a caixa que remonta guardados de família...Claro vou recuperá-la. Prá isso vou retirar esse verniz de fora e de dentro. A rosa de metal é um puxador que deverá ser colocado.
Corrigindo as imperfeições.
Fazendo o relevo com massa no estencil. Fechei com fita crepe a parte do vazado que não ia utilizar. Apliquei a massa com uma espátula metálica, que é mais firme.
Depois de seco passei lixa fina para suavizar a massa aplicada.
Passei três demãos de esmalte branco (bianco sereno semi brilho) a base de água da metalatex, lixei no final toda a peça com uma lixa 220, mais fina. Para os desgastes em todas as quinas usei uma lixa mais grossa, 100.
Com um estencil apliquei massa para ao formato das rosas. Depois de seco dei uma leve lixada sobre a massa para tirar as asperezas. Limpei e pintei sobre as rosas com a mesma tinta da caixa para igualar a cor. Passei uma camada de cera em pasta incolor e lustrei. Fiz isso por dentro e por fora. Não me esqueci de colar uma triângulo de EVA no fundo externo, nos quatro cantos,  para proteção da peça e do móvel onde será colocada.
 Com uma furadeira abri um furo para o parafuso do puxador. A sobra do parafuso serrei e retirei para não ficar aquela ponta feiosa por dentro. Pintei o parafuso. Pintei também grande parte das pétalas dessa rosa do puxador com a mesma tinta do acabamento da caixa. O branco original era demais branco. O branco que usei é um branco "envelhecido"...meio sujinho. (amoooo....esse tom, também chamado de branco Paris)


Apliquei a rosa em todos os lados da peça.



6 comentários:

  1. Célia parabéns amiga essa caixa ficou MA RA VI LHO SA !! !! !! !1

    Enquanto lia o passo a passo ficava imaginando o qto foi prazeroso pra vc fazer esse trabalho.

    Bjusssss e suce$$o sempre...!!!

    ResponderExcluir
  2. oi
    e tem como não gostar?! perfeito
    bjs lindos e excelente dia

    ResponderExcluir
  3. mariah correa parabens muito lindo!!!

    ResponderExcluir

Comentem, participem,. É muito bom saber o que opinam sobre meu trabalho, abraços!