Artes e acabamentos


Tenho um encantamento pelos ambientes claros e iluminados. As sugestões de Provence com seus brancos românticos e a natureza colorida dão um charme especial na decoração e remetem ao descanso do corpo e ao resgate de nossa paz interior.

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

PRATELEIRA DE FERRO, MOSAICO E MADEIRA - RESTAURAÇÃO



Linda prateleira com um surpreendente aramado, um desenho em ferro espetacular. As prateleiras são de madeira no contorno de um trabalho de mosaicos com uma ramo de limão em cada uma delas. As flores e os frutos foram moldados previamente e depois aplicados junto do mosaico. Não sei definir o material. Preciso recompor uma fruta e várias pedras no mosaico, além de ter que recompor algumas falhas do próprio rejunte em outras áreas.
Detalhes da peça.
Comecei limpando os metais. as pedras, o rejunte e a madeira. No rejunte passei um removedor especial, no rótulo diz que é para cimento porém serve para essa função também. O removedor só não pode ter contado com metais, mármore e granito, nesses casos ele danifica.
Prateleiras antes, sem tratamento bastante comprometida pela falta de uma boa limpeza.
Aqui dá para perceber a diferença da área limpa e da área suja. Melhor que esse trabalho seja sempre feito com quem conhece os materiais, para não danificar as peças.

Aqui toda a prateleira limpa de todas as sujeiras. Reparem a diferença, inclusive na madeira. Agora vou partir para a restauração das áreas danificadas.


 
As áreas acima são as mais danificadas a serem restauradas. Reposição de algumas pedras que não encontrei no mesmo tamanho, terei e montar o tamanho correto. Refazer uma fruta, um limão, cuja técnica ainda vou criar.
Fiz um molde do limão num papel grosso. Pintei nos moldes do já existente. Coloquei rejunte para facear o formato do limão, colei com cola pva apenas, só para fixar no lugar. Sobre ele, o desenho, deixei uma camada grossa de verniz poliuretano fosco para dar bastante resistência. Também passei desse verniz em todas as prateleiras, do lado debaixo delas.
Aqui o limão pronto
Escolhendo as pedras. Usei a cor do lado esquerdo, o verde mais forte e notem que é toda manchadinha, também precisei criar esse efeito.Não é a cor igual, porém a mais próxima que encontrei com relação à cor. Como as pedras da peça são antigas e hoje as fabricadas são menores o jeito foi cortar um filete dela e aumentar o tamanho do formato. Ai ficaram as marcas do rejunte e a cliente me pediu então para pintar com uma cor aproximada e modo a parecer ou camuflar as marcas do rejunte e parecer uma pedra igual as demais.
 Repintei os tons de verde dos galhos e folhas. Mas não deixei na maior "perfeição" para manter o jeito envelhecido.
Todos os pontos que coloquei rejunte, das pastilhas às demais fissuras e falhas ficaram mais claras pela cor do rejunte novo. Necessariamente tive que selar essas áreas para ter resistência. Passei ai verniz poliuretano fosco que além de dar resistência e proteção também deu um leve tom amarelado para igualar o rejunte novo ao rejunte antigo.

Lixei as madeiras, dei duas demãos de seladora e lixei.
Passei cera em pasta incolor em toda a peça, sobre as pedras, a madeira e também nas ferragens, que com a cera ficaram mais hidratadas, com uma aparência melhor, apesar do jeito rústico na cor e textura, que pretendia mesmo deixar. 
Aqui a prateleira pronta, com as cores bem definidas, a madeira tratada, outra prateleira para dizer a verdade. Fiquei feliz com o resultado.

9 comentários:

  1. Amiga PARABÉNSSSSSSSSSSSS...que trabalhos MA RA VI LHO SO !! !! !! !!

    Bjusssssss!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Ficou fantástico...eu ameiii...que trabalhão.....parabéns...bjsssss

    ResponderExcluir
  3. Obrigada Sandra e Rafa, voltem sempre ver coisas novas, bjs

    ResponderExcluir
  4. Excelente trabalho.Parabéns,ficou lindo.
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. oie tenho uma mesa de madeira que era da minha sogra gostaria de invernizar e os tamburetes tb. mas a madeira se afastou na parte de cima o que eu posso passar para fazer tipo uma imenda é pequeno tipo uma rachadura ...desde ja origado juliana de goiania....ju.aires2010@hotmail.com

    ResponderExcluir
  6. Anonimo,

    Pegue um punhado de pó de serra numa marcenaria, faça uma pasta com cola branca ou faça uma pasta com seladora e aplique no local. Com a última vc tem a vantagem da secagem rápida e bom nivelamento. A cola demora um pouco mais prá secar e precisar , ou colocar a massa mais altinha no lugar e depois lixar, ou, aplicar uma demão e depois de seço reaplicar,pois ela se retrai ao secar. Abraços.

    ResponderExcluir
  7. parabéns deveria ter mais pessoas como voces ,,,teriamos um mundo melhor e mais bonito

    ResponderExcluir
  8. parabéns deveria ter mais pessoas como voces ,,,teriamos um mundo melhor e mais bonito

    Obrigada pelo comentário, ainda vou publicar um post sobre o "pulo do gato", aquele mistério que faz toda a diferença no trabalho, esses eu também ensino.

    ResponderExcluir

Comentem, participem,. É muito bom saber o que opinam sobre meu trabalho, abraços!