Artes e acabamentos


Tenho um encantamento pelos ambientes claros e iluminados. As sugestões de Provence com seus brancos românticos e a natureza colorida dão um charme especial na decoração e remetem ao descanso do corpo e ao resgate de nossa paz interior.

segunda-feira, 11 de julho de 2011

GUARDA-LOUÇA - PROVENÇAL

Esse trabalho está apenas iniciado. Esse guarda-louça está num estado de falta de conservação muito grande. O espelho da frente precisa ser trocado e outro do fundo  precisa ser recolocado. Os vidros eu retirei e dei um banho de thiner para remover tintas e gorduras. Os buracos do puxadores das gavetas precisei reconstruir já que havia alí buracos enormes. O fundo das gavetas foram repregados. O fundo da peça superior e da peça inferior foram repregados e colados. Um dos pés da peça teve que ser reconstruído, estava em parte destruído. Pedi ao marceneiro cortar um pedaço de 5 cm para repor.



Vai haver uma grande transformação. Garanto que vão se surpreender com o resultado. Novos espelhos já foram providenciados. Os puxadores ainda não sei quais serão. No momento estou terminando a limpeza das peças. Estão cobertas por uma tinta esmalte muito chata de se retirar. O Acabamento final será em patina provençal, com desgaste bem suave, delicado, apenas nas quinas das madeiras.





Aqui já removi toda a tinta e começo o preparo para a pintura. Retirei portas, removi os vidros e lavei, estavam encrustrados de tinta mas consegui limpar. Lixei os metais que estavam enferrujados e apliquei mata-ferrugem. Repreguei o fundo inferior das duas peças e colei.  Comecei com o processo de fechar frestas e orifícios com massa. É um processo repetitivo pois a massa retrai e depois de lixado aplico novamente caso a cobertura não tenha sido completa.




 Um dos pés da peça estava corroído e precisei substituir parte dele. Serrei com a serra tico-tico e levei o pedaço ao marceneiro que preparou um pedaço substituto com um orifício no centro para que um pino de madeira seja a ponte de melhor união entre as partes juntamente com cola branca.






Pé já colado e com massa para facear as imperfeições.




Aqui a peça já recebeu uma demão grossa de primer (fundo branco para madeiras - suvinil). Lixei para retirar asperezas e apliquei por três fases massa para corrigir imperfeições. A peça é antiga e muito usada e tinha demais imperfeições. procurei apenas suavizar as mais expressivas. Outras ficaram, as menores, porque assim também são características de uma peça antiga.
Aqui um exemplo de imperfeição. Uso massa corrida para  essa finalidade.




Quase pronto. Agora estou testando as portas. Geralmente elas tem dificuldade de fechar depois da pintura. Algumas peças já vem com essas partes emperradas. As gavetas já readequei, também não corriam bem. Ainda faltam os puxadores. 


Observem que na junçao das duas portas não há acabamento, mas sim uma fresta. Providenciei com o marceneiro um "mata-junta", essa tabuinha que arremata as duas folhas de porta. Eu mesma preguei e pintei depois. Desgastei como toda a peça foi feita.


Aqui o mata junta. Olhem a diferença no acabamento prá muito melhor. os puxadores também comprei novos. Os das portas coloquei daqueles que não tem buraco para a chave. Ficou perfeito.




Pintura em todas as áreas, por fora e por dentro. Acabamento perfeito.





Parte superior do guarda-louças já com os espelhos, as portas e vidros. 
Nenhuma gaveta nem porta emperrando. Tudo funcionando no macio.




Aqui o final feliz!




6 comentários:

  1. Fico mt contente q tenha gostado ;). Tenha uma ótima semana! Bjusssssssssss

    ResponderExcluir
  2. que mono te ha quedado, adoro restaurar muebles pero a veces no tengo el tiempo ni el espacio en mi casa, este te ha quedado genial!!

    ResponderExcluir
  3. Obrigada Margarita pela atenção. Meu espaço é minha garagem. De um lado coloco o carro do outro trabalho e toda a frente de minha casa fica completamente cheia de coisas do ateliê. Também gostaria de ter um espaço próprio, mas vou me virando por aqui mesmo. Comece a fazer coisas pequenas que exigem pouco espaço, boa sorte. Aabraços.

    ResponderExcluir
  4. LINDO //// EU TENHO UMA LOJA DE MOVEIS ANTIGOS EU RESTAURO ESTE ANO TENO VENDIDO UNS 40. ALEM DE OUTROS ALGUNS TENHO FEITO DECAPAGEM OUTROS RASPO FICA NA MADEIRA OUTROS SELADORA VAI CHEGAR PRARA MIM 2 NO ESTILO PROVENÇAL FEITO NA MADEIRA roxinho E COM MECHETARIA SENDO O RESPALDAR O ALTO E LINDO ADRIANO_BELLI@HOTMAIL.COM

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Adriano, que maravilha que vc convive com essas peças antigas com tanta história. Tenho uma paixão especial por essas peças. Obrigada pelo comentário e desejo sucesso no seu trabalho.

      Excluir
  5. Já experimentou o Removedor pastoso da linha automotiva? É fantástico e extremamente fácil remover qualquer tipo de tinta velha, sem danificar a madeira (polettipr@yahoo.com.br)

    ResponderExcluir

Comentem, participem,. É muito bom saber o que opinam sobre meu trabalho, abraços!