Artes e acabamentos


Tenho um encantamento pelos ambientes claros e iluminados. As sugestões de Provence com seus brancos românticos e a natureza colorida dão um charme especial na decoração e remetem ao descanso do corpo e ao resgate de nossa paz interior.

terça-feira, 17 de maio de 2011

PATINA PROVENÇAL (exemplo número 2 ) BAÚ

Agora vou fazer um baú bem grande todo almofadado com madeira. Difícil de trabalhar. Exige tempo na limpeza e muito cuidado na pintura.
Retirei as dobradiças para remover a tampa e facilitar o trabalho por dentro e por fora. Nesse caso a cliente quis o acabamento do tal branco sujinho e com desgastes sem exageros, sem manchas de desgaste.
O pior trabalho já foi feito: a limpeza da peça. Usei lixadeira com lixa 100. O verniz não estava demasiado preso. Quanto mais velho o verniz mais fácil a sua retirada. Quanto mais lisa a superfície da madeira, melhor usar lixa não muito grossa. A mais grossa  que uso é a 50 e nesse caso como já disse usei a 100.
É preciso observar as frestas e orifícios e tudo isso deverá ser faceado com massa. Uso massa corrida mesmo. Há quem use a massa para madeira, eu não vejo diferença (só no preço).
Geralmente só cubro as frestas depois da primeira demão de branco, a do primer. Nessa fase elas ficam mais visíveis. Quando falo primer, falo do Fundo branco fosco para madeiras da suvinil, a base de aguarrás. É um fundo nivelador e bloqueador de manchas. As madeiras soltam  resinas e substratos e podem manchar o acabamento final, principalmente se usar tinta látex ou acrílica, as à base de água.
 .Para ter uma peça com boa aparência e acabamento bom também passo uma ou duas demãos de tinta látex no fundo da peça. Não deixe qualquer área sem pintura,  mesmo que seja um acabamento simples.Nem que jamais alguém vá levantar a peça, como um armário de roupas por exemplo. Essa pintura dá mais higiene e proteção à madeira.

Aqui o baú com o primer aplicado. Pinto com pincel e sigo a linha dos veios da madeira.
Cubro as dobradiças e outras ferragens quando houver. Aqui também se vê o interior da peça com a demão do primer.
Aqui a peça já com segunda demão de tinta. Usei o esmalte a base de água, cor  bianco sereno da Sherin Willians - metalatex. Usei uma trincha média.
Terceira demão do esmalte. Depois de tudo aplicado, verifico se não não há áreas precisando de mais tinta, com cobertura insuficiente. Esse trabalho que faço com pincel deixa a marca das cerdas. Essa é a intenção. Não uso compressor para aplicar tinta. Aliás meu compressor está servindo só para encher os pneus da minha bike. Aliás adoro andar de bike, ótimo exercício. 


Muito cuidado também desde a primeira pincelada para não deixar escorrer tinta. Fatalmente, mesmo com cuidados, isso vai acontecer. Mas tem que ser no menor grau possível. Acontecendo, lixe as marcas das tintas, pois elas deixarão um rastro bem feio.


Peça pronta, com 3 demaos de tinta  para se fazer os desgastes.


Acabamento todo feito na parte interna e externa.

Detalhes do acabamento.
Nao esquecer e aplicar feltros nos pés da peça.


Entrego meu trabalho todo embalado em plástico bolha. Compro rolo de 100 m, é mais econômico.





3 comentários:

  1. OLA QUERIDA PASSEI PARA FAZER UMA SURPRESINHA, PASSA LA NO MEU CANTINHO QUE TEM SELINHO PARA VC..BJSSS
    www.patyteixeiraartes.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. ai que linda..eu fiz todos meus moveis de sala nesta tecnica..e olha que estao ate pintando encomendas viu....to adorando poder por em pratica meus dotes artisticos e ganhar um dindim tbm....bjosssss lindo dia pra ti...Ro

    ResponderExcluir
  3. Rosana, fico muito feliz que tenha se identificado com esse trabalho. é um trabalho pesado mas muito gratificante ver o resultado. procurei mobiliário no seu blog nao achei....me mostra suas peças?, bjs e ótimos trabalhos.

    ResponderExcluir

Comentem, participem,. É muito bom saber o que opinam sobre meu trabalho, abraços!