Artes e acabamentos


Tenho um encantamento pelos ambientes claros e iluminados. As sugestões de Provence com seus brancos românticos e a natureza colorida dão um charme especial na decoração e remetem ao descanso do corpo e ao resgate de nossa paz interior.

sábado, 21 de maio de 2011

ARMÁRIO SEM PORTAS

Armário em madeira rústica de demolição. O tampo deverá ser mantido no original, apenas com uma revitalização. O acabamento será uma pátina que parece riscada, mas é um desgastado que parece arranhado.
Não tenho os passos intermediários. Aqui a peça já está pronta. O tampo recebeu verniz marítimo semi-brilho.
Aqui o detalhe onde se pode entender melhor como fiz o trabalho. Depois de 2 demãos de látex palha fui criando desgastes, com a lixa 100 no sentido dos veios da madeira, de forma alternada e irregular, mostrando um pouco a madeira escura no fundo. No interior apliquei 3 demãos da mesma tinta sem desgastar. Para finalizar selei com cera em pasta incolor poliflor, lata redonda azul..

2 comentários:

  1. Olá Célia,
    Pintei uma casinha de correio em patina provençal; na loja mim indicaram tinta acrilica da acrilex não gostei de desgastar ela depois parece um plastico... E também não gostei do verniz maritimo ele amarela a patina mas a casinha ficou legal.
    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Cristine, infelizmente te ensinaram totalmente errado. Não se faz pátina provençal com tinta acrílica. Não se usa verniz marítimo em artesanato. A patina de sua casinha teria que ser feita com tinta látex, fácil de ser lixada. Depois de lixada e desgastada a seu gosto, poderia apenas passar uma demão de cera em pasta incolor e depois dar lustro. Cera daquelas de chão mesmo. Não se usa nenhuma tinta brilhante para pátina, como no caso das acrílicas. Quando se usa tinta acrílica também se usa passar uma leve mão de cera para não ficar "grudando". Caso queira um verniz no lugar da cera use um verniz acrílico, mas sempre semi-brilho, ou fosco. Caso opte pelo fosco passe a cera em pasta para dar um aspécto acetinado de semi-brilho e lustre depois. Se tiver qualquer dúvida ou precisar de alguma ajuda, me poste e eu te respondo. Não uso materias de artesanatos no meu mobiliário, mas sei muito bem que material deverá usar para esse fim artesanal. Abraços, boa sorte, bons trabalhos.

    ResponderExcluir

Comentem, participem,. É muito bom saber o que opinam sobre meu trabalho, abraços!