Artes e acabamentos


Tenho um encantamento pelos ambientes claros e iluminados. As sugestões de Provence com seus brancos românticos e a natureza colorida dão um charme especial na decoração e remetem ao descanso do corpo e ao resgate de nossa paz interior.

sexta-feira, 11 de março de 2011

CORTINA COM CORAÇÕEZINHOS

Montei  sozinha uma cortina para o quarto de minha filha e todo seu processo de construção. Você também pode, se quiser. Pode fazer de outra maneira, pode fazer igual, pode inventar.

Varão para cortina:
Na casa de materiais de construção comprei daqueles ferros que se usa na construção civil. Pedi para eles deixarem a peça bem retinha e cortarem nas medidas que pedi (Fiz cortina para 5 janelas!) . Detestaram meu pedido, mas um pedido feito com jeitinho é sempre atendido. Limpei, dei 3 demãos de esmalte a base de água na cor bianco sereno semi brilho da S.Wilians Metalatex. Pode ser qualquer outra tinta. Depois passei uma camada de cera em pasta para ficar bem lisinho o ferro. Para correr melhor o tecido.

Usei daqueles ganchos ou argolas que são presos à parede por buchas. (Vou ver se acho para fotografar para mostrar aqui). Marque a altura dos buracos com um lápis na parede. Com a furadeira e broca para paredes e dimensão para a bucha escolhida, faça o furo. Instale a bucha, atarraxe o gancho. Pronto já tem onde acomodar o ferro. Pode montar uma ponteira para arrematar melhor a ponta do ferro. Pode prender ali um coraçaõzinho, fazer um enrolado de fitas, ou os dois, ou outra invenção qualquer.

Tecido:
Usei voal branco. Duas medidas do tecido que cobre a área desejada da janela, para dar um franzido razoável. Não usei forro. Fiz arremates na parte superior com costura de modo a formar um babado e coloquei alcinhas do mesmo tecido.

Coraçõezinhos de tecido:
Aproveitei tecidos coloridos e costurei vários coraçõezinhos, enchi com manta acrílica, fechei.


Prendi com linha e agulha alguns corações no tecido da cortina em lugares aleatórios. Com fitas coloridas de cetim montei 2 arranjos com uma porção de fitas coloridas de diversos tamanhos e em 3 alturas diferentes prendi, na ponta de cada uma das 3 fitas escolhidas, um coração.




Com as fitas fiz uma alça para dependurar cada um dos arranjos na junção central dos panos da cortina.

Já lavei essa cortina. Como detesto lavar qualquer coisa na mão, coloquei na máquina. Alguns coraçõezinhos se soltaram, prendi-os novamente e ficou tudo limpinho e arrumadinho outra vez.

Lembra que disse que fiz 5 (cincooooo....) cortinas? cada uma de um jeito vou mostrar aos poucos. Me aguardem!!!!

8 comentários:

  1. Ficou uma fofura, super romântica, amei!

    ResponderExcluir
  2. Que idéia boa...tenho tantos desses corações...acho que farei na minha cozinha...
    Obrigada pela dica.bjosss

    ResponderExcluir
  3. Que idéia boa! Tenho mtos desses corações, acho que vou fazer na minha cozinha...obrigada pela dica! Bjoss

    ResponderExcluir
  4. Monique e Wilma, obrigada queridas pelo comentário. Estou feliz por poder redescobrir possibilidades!, bjs e ótima semana!

    ResponderExcluir
  5. ficou um doce , muito mimoso ... seguindo seu blog bjim iluminado

    ResponderExcluir
  6. ENCONTREI ESSA BRECHINHA AQUI CELIA, PARA AGRADECER SUAS PALAVRAS DE ELOGIO EM MEU FACEBOOK, OBRIGADAAA. VOCÊ SABE A IMPORTÂNCIA DESSE RETORNO PARA NÓS NÃO É? UM GRANDE BEIJO. ADÊ

    ResponderExcluir
  7. Bj querida Adê com seus maravilhosos trabalhos.

    ResponderExcluir
  8. Bjs Janne, obrigada pelas palavras de incentivo sempre tão importantes. Bjss

    ResponderExcluir

Comentem, participem,. É muito bom saber o que opinam sobre meu trabalho, abraços!