Artes e acabamentos


Tenho um encantamento pelos ambientes claros e iluminados. As sugestões de Provence com seus brancos românticos e a natureza colorida dão um charme especial na decoração e remetem ao descanso do corpo e ao resgate de nossa paz interior.

sábado, 18 de dezembro de 2010

HOMENAGEM À GATINHA KIKA E SUA DONA

 Viviane e sua gatinha linda, já bem vivida, que dá tanto carinho e enfeita e energiza a casa, ganham uma bela lembrança estampada na caixa.

Aqui as dicas para fazer um trabalho desse com colagem de tecidos e fotos.

DESCULPEM AS QUERIDAS MENINAS CHEIAS DE EXPERIÊNCIA NO ASSUNTO, MAS COSTUMO MASTIGAR NAS EXPLICAÇÕES POIS SEMPRE TEM UMA PESSOA QUERENDO APRENDER NOVIDADES E NUNCA VIU O TRABALHO.

Primeiro prepare a caixa.

-Lixe o que for necessário. Na verdade o que precisa ser lixado são as bordas de corte, onde aparecem bem ásperas, use lixa 220.
-limpe a peça com pano ligeiramente úmido.
-Passei 3 demãos de látex branco, aguardando secagem entre as demãos. Lixei.

PREPARANDO AS FOTOS PARA COLAGEM
Até o último trabalho que fiz nesse gênero, cerca de um ano e meio atrás, usava a técnica mais conhecida sobre o assunto. Mas a tecnologia sobre a fixação das cores no papel mudou (para pior) e tive que mudar o método. Bem, antes passava goma laca incolor na frente e no verso da foto para proteger o papel e a imagem. Dessa vez, ao passar a goma laca, a cor da foto foi removida, ficou toda manchada. Então vamos lá:

-Coloque as fotos uma ao lado da outra, sobre uma mesa, tenha certeza que não tem sujeira nelas e aplique 3 demãos de verniz spray brilhante ou opaco, como queira. Eu gosto do opaco. Aguardar secagem entre as demãos. Pode fazer a mesma coisa no verso. Mas eu preferi passar a goma laca pelo menos duas demãos, pois atrás ela não mancha e é mais barata. Goma laca é a base de álcool e com ele dever ser limpado o pincel.
-Planejei o lugar de cada foto na tampa da caixa e com cola branca sem diluir aplicada no verso da foto apliquei cada uma no seu lugar.
-A partir do centro da foto para fora, deslizei um pano seco e limpo para tirar possíveis bolhas de ar e excesso de cola alisando o papel da foto colada. Aguardei secagem.

PREPARANDO A COLAGEM DOS TECIDOS
Achei que o branco e preto faria uma boa combinação, a gata é branco e preto, coisa e tal, a dona dele é clássica então procurei nos meus tecidinhos combinações felizes nesses tons.

- A área maior, a base da caixa é possível fazer a colagem sem antes engomar o tecido. Com o tecido do jeito que chegou da loja, depois de aplicar a cola branca, sem diluição de água, aplique de forma uniforme e controlada, alisando a cada lado, acertando as bordas para não ficar torto. Eu peguei uma longa tira, que deu para dar a volta na caixa e arrematei no final, inicio e final da tira de rosinhas pretas. Importante: Como o tecido desfia, deixe uma pequena borda, 0,5 cm sobrando em cima e embaixo.
-Depois de seco pode "cortar" essa rebarba de tecido, passando uma lixa 150 ou 120, nem muito fina, nem muito grossa até desgastar o tecido e fazer com que a sobra desnecessária saia. Arremate também a parte de baixo.

Agora vamos aos tecidos da tampa.

Quanto menor a área a ser aplicada com tecido, mais difícil o manuseio dele sem engomar, pois ele desfia. Vamos engomar o tecido:
- Coloco o tecido sobre a pia da cozinha sequinha e com um pincel mais larguinho e duro aplico a cola com pouca diluição de água, até ficar toda a área desejada com cola.
-Seco no varal. Em10 minutos tá seco.
-Recorto o tecido no formato que desejo para ser colado depois.
Nesse caso medi a bordas laterais da tampa e medi o necessário de tecido listrado para sua cobertura, passei cola novamente e apliquei nas bordas. Emendei vários pedacinhos, pois não tinha uma tira tão grande quanto à volta da tampa. Notem isso não apareceu. Não é em qualquer tecido, estampa, que dá para fazer isso, quando aparece as emendas é preciso ser mais criteriosa, porque capricho é tudo. Caso apareça alguma rebarbinha de tecido (que depois de seco se retira com a lixa), qualquer coisinha indesejada, corrija logo que estiver fazendo, porque colou, tá colado!

Entre as fotos ficaram intervalos brancos, inclusive um quadrado branco no centro.
-Recortei um quadrado do tamanho necessário para cobrir o lugar.
-Recortei tiras de 1 cm e fui colando na sequência das falhas entre as fotos. Detalhe: passe a cola no tecido já durinho pela cola, não na caixa, senão pode borrar as fotos que já estão lá. Também apliquei uma tira do mesmo tecido na base inferior da caixa.
-Colei quatro cantoneiras de EVA em cada canto inferior da caixa para fazer um pezinho de apoio que protege a caixa e o lugar onde será colocada.
-Depois de tudo bem seco, apliquei por fora da caixa a menos do fundo 3 demãos de verniz spray incolor e opaco (quem quiser use brilhante). Assim tenho os tecidos e as fotos bem protegidos e poderão até ser limpos posteriormente sem problemas.
-Passei a lixa 360, bem de leve em tudo, inclusive sobre a foto. O verniz e a cola deixa tudo meio áspero, a lixa devolve a maciez ao toque no acabamento.
-Dentro da caixa e no fundo, embaixo dela, passo:

-só verniz. É bem rápido e deixa brilhante ou opaco, conforme o que usar, mas fica    pegajoso. Ou,

-só cera. Ainda prefiro essa opção, fica protegido e lisinho. Ou,

-verniz, depois de seco passo cera. Aqui fica bem protegido e lisinho, se for verniz brilhante só vai quebrar um pouco o brilho com a cera, mas eu prefiro, coisas brilhantes demais, não fazem meu estilo. Mas cada um é cada um...
-Sempre que passar cera lustre depois de um tempo.

Qualquer dúvida é só perguntar.

Observação: vi ontem na tv que existe uma entretela dupla face autocolante para aplicar nos tecidos. Isso substitui o processo de passar cola no tecido, esperar secar e depois passar cola novamente e colar. Essa entretela tem de um lado a película adesiva (que tem aquele brilhosinho) que é aplicada no tecido com o ferro quente sem vapor. A partir daí eu passo o risco do desenho que desejo (do outro lado onde há o papel que cobre o autocolante), ou risco/meço uma tira, uma folha ...sei lá o que queira colar, recorta com a tesoura as figuras que desenhou e depois...tchraammm retira o papel do auto adesivo e cola no lugar planejado. Moleza de usar, muito prático, Mas eu nunca vi para comprar. Quem quiser é só correr atrás.

4 comentários:

  1. Lindas Célia,adorei as dicas,obrigada por compartilhar!Um ano novo cheio de idéias para todas nós!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada amiga linda e grande incentivadora, bj grande a vc e feliz 2011.

    ResponderExcluir
  3. Teste
    Agora estou testando esse recurso, muitos cumprimentos de Frankfurt am Main

    ResponderExcluir
  4. Halllo, liebe Grüsse aus Brasilen auch!

    ResponderExcluir

Comentem, participem,. É muito bom saber o que opinam sobre meu trabalho, abraços!