Artes e acabamentos


Tenho um encantamento pelos ambientes claros e iluminados. As sugestões de Provence com seus brancos românticos e a natureza colorida dão um charme especial na decoração e remetem ao descanso do corpo e ao resgate de nossa paz interior.

quarta-feira, 6 de agosto de 2014

PATINA DE DEMOLIÇÃO OU POLICROMIA - MESA DE JANTAR

Esse passo a passo é o mais simples que já fiz até hoje dessa técnica. Se buscarem no meu blog tem vários trabalhos com paps parecidos, mas esse é o mais fácil. Aproveitem.
Aí está, ufa, renovada. Minha irmã comprou essa mesa numa casa de móveis usados. Fui com ela na loja. A mesa estava no fundo da loja com muita coisa em cima dela, mal dava pra saber que ela tinha 4 pés. Compramos a mesa.


 Acho que era mesa de açougueiro, tantos os cortes que ela tinha e sujinha que fazia gosto. Bom isso tudo dei jeito com lixadeira e removedor de verniz. Pior que estava meio desmontando e com um pé trincado, não esse abaixo, outro, fiz a restauração. A mesa balançava, não tinha reforço nos cantos para dar mais estabilidade. Providenciei isso com meu marceneiro do coração, pois só ele pra me quebrar esses galhos de pronto. Obrigada Sr. Antoninho, você é 10!
 Colei os cantoneira no interior do tampo e os parafusei bem firmes. Na imagem ainda estavam sem os parafusos.
  
 Mesa firme, com uma boneca de estopa passei uma demão fina de seladora em toda mesa. Dei uma demão de lixa 220. 
Limpinha e pronta a mesa está pronta para receber o combinado de tintas.
 Tinta latex misturada com corantes suvinil nas cores verde, ocre, laranja, creme, vermelho e azul.
Para dar um tom mais envelhecido nas tonalidades misturei um pouco de corante castanho em todas as cores. Assim a cor forte é quebrada. Além disso para dar um efeito de tinta antiga e grossa misturei em cada cor massa pva e a tinta ficou cremosa. Fiz a plicação da tinta com espátula pequena de metal (pode ser qualquer lâmina/madeira reta), no sentido dos veios da madeira. No tampo fiz uma tábua de cada cor. As tábuas laterais mais longas fiz na mesma cor verde e as duas menores também pintei com apenas uma cor, o azul. Nos pés fiz uma mistura de 4 tonalidades. Apliquei uma cor sobre a outra, com uma certa distribuição entre as cores,  esperei secar cada aplicação.

 Depois de tudo seco passei a lixadeira com lixa grossa e retirei parte dessa tinta,suavizei a tinta grossa para dar um aspecto mais liso e desgastado.
 Tudo pronto, lixado, sem pó, agora vamos envelhecer e envernizar.
 Observem que na parte interna dos pés e nas pontas das tábuas do tampo deixei sem tinta para dar ilusão de direito e avesso da madeira pintada  e corte na madeira, no caso da ponta.
 Misturei betume no verniz marítimo poliuretano brilhante. Com luvas adequadas nas mãos e uma boneca de estopa apliquei o verniz escurecido. Dei duas demãos para ficar no tom que desejei. Como o verniz brilhante estava misturado com betume quebrou o brilho e ficou apenas com brilho acetinado, perfeito.
Um dia depois estava tudo seco. Dei uma demão leve de lixa 220 só para deixar tudo bem lisinho, pois as vezes cai no verniz alguma sujeira, um fio, uma coisinha qualquer. Lisinho, bacana? Certo....mas vamos então passar aquela demão rápida de cera em pasta? Isso mesmo, agora sim, tá do jeito que gosto. Amei o resultado. Gostaram?





23 comentários:

  1. Amiga do céu que maravilha!!
    Amo esta pintura, comprei um aparador de madeira de demoliçao, e tem esta pintura chiquérrima..
    Parabéns ficou linda!!
    E a mana se deu bem, ganhou uma mesa novinha e ultra chique!!
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também gosto muito. O pap dessa técnica é o mais as pessoas visitam, e dessa vez fiz um passo a passo super simples., bjs amada!

      Excluir
  2. Estava mesmo procurando essa técnica, acho muito bonita, muito agradecida por nos ensinar e mais uma vez parabéns. Sempre que vejo o nome Célia Martins na minha página eu penso, aí vem coisa boa. E vem mesmo rsrsrs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. dESFRUTE mARIA iNÊS, ESSE PAP É O MAIS PRÁTICO QUE JÁ FIZ DESSA TÉCNICA, MAIS FÁCIL QUE ISSO, só mandando fazer, bjss

      Excluir
  3. Gente estou completamente apaixonada por esta técnica...é trabalhosa mas dá um efeito maravilhoso...vou tentar fazer viu...preciso de uma lixadeira vc teria alguma marca p me indicar?
    Beijocas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Livia, desculpe a demora, estive viajando. Uso a lixadeira orbital 3/4 Dewalt.
      http://www.taqi.com.br/produto/lixadeiras/lixadeira-industrial-orbital-dewalt-com-coletor-de-po-14-225-watts-d26441/083960?utm_source=buscape&utm_medium=ppc&utm_term=083960_lixadeira_dewalt&utm_campaign=20140808

      Excluir
  4. a muito venho pesquisando esta técnica para uma porta...gostei muito
    depois de pronta falaremos..bjaõooo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bons trabalhos. Depois conte o resultado. Desejo felicidades.

      Excluir
  5. a muito vinha pesquisando esta técnica para uma porta de entrada casa de chácara
    gostei muito...depois de pronta te mando resultado bjãooo!!!!

    ResponderExcluir
  6. Amei!! Muito obrigada pela suas explicações tão detalhadas! Parabéns pelo seu trabalho e generosidade em compartilhar! Bjosss

    ResponderExcluir
  7. Célia linda mesa adoro demolição, não tenho esta lixadeira,pode ser a manual mesmo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo contato. Pode ser na mão sim. Apenas dá um pouco mais de trabalho. O resultado é o mesmo. Abraços.

      Excluir
  8. Olá Célia!! Morei em Minas Gerais muitos anos, conheço um pouco o trabalho mineiro que eles fazem lá nos móveis.Sou uma boa pesquisadora da net, e o seu trabalho até hoje, foi o mais perfeito que já pude apreciar aqui.Parabéns!! Tenho uma grande paixão pelos móveis em madeira de demolição, tenho alguns,e vivo fazendo algumas coisinhas neste sentido.Estou construindo minha casa,e as portas farei com esta técnica, tenho certeza que ficarão lindas.Grande abraço e parabéns pelo belo trabalho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Marcia.Essa técnica desenvolvi depois de usar outras, foi a que mais me pareceu fácil e original. Obrigada pelos comentários. Desejo bons trabalhos em sua obra e patinas lindas no seu mobiliário.

      Excluir
  9. Amei o seu pap. A mesa ficou linda demais. Estou pensando em fazer um projeto parecido mas em forma de painel para tv. O qu vc acha? bjsss e muyito obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Carla. Acho que fica bom sim. A tv com sua propria moldura cria uma área de isolamento entre as cores da patina e das cores da tv. Faça be em cores bem suaves. Junte mais cores neutras nas tintas para suavuzá-las. Abraços.

      Excluir
  10. Bom dia!! Lindo seu trabalho!!!
    O verniz com betume que você usou no final, o betume precisa ser diluido em água raz antes da mistura com o verniz?
    Glória

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gloria Regina, boa noite.
      Se misturar o betume com aguaras vai ter uma coloração mais leve, para depois misturar ao verniz. Tanto o betume quanto o verniz se diluem no aguaras. Assim, se ficar muito clarinho o resultado, repasse. Se passar o betume sem diluir com verniz vai ficar mais escuro. Nesse caso é só voltar com um pano umedecido em ras e limpar o acumulo, não tenha receio, não estraga a pintura.boa sorte.

      Excluir

Comentem, participem,. É muito bom saber o que opinam sobre meu trabalho, abraços!