O projeto se iniciou com um criado básico em mdf. Já estava em branco, deu sua cota de uso em provençal. Minha sobrinha postiça me mandou uma imagem dele no celular e disse: - tia, quero mudar essa peça, gostei de uma colagens com estampado. Nossa conversa foi avançando e chegamos nesse ponto. Quando ela me trouxe o estampado com fundo verde achei mais difícil uma boa combinação, imaginei o florido com fundo branco. Enfim comecei a pensar nessa peça com estampado de fundo verde, era o que eu tinha na mão.
Trabalhei com o tecido em algodão estampado. Tintas acrílicas brilhantes a menos do verde que era látex.
A partir de tom de carmim, baixei o tom para achar esse rosa, misturando branco. Bolei a aplicação de algum sobretom como o verde e os tons de rosa para dar mais graciosidade ao trabalho.
Achei melhor endurecer o tecido com cola branca pva diluída em água para eu trabalhar sem fios se soltado nem tecido escorregando. Passei com um pincel essa cola diluída em todo o tecido, esperei secar e assim transferi para ele as medidas das áreas que precisaria, o tampo e as laterais e almofadinhas das gavetas. Cortei um pouquinho, milímetros maior para ajustar no local. Deu tudo certo, tudo colado, uma beleza.
Agora vamos ao parafuso do puxador. Note como é feio essa sobra de parafuso por dentro da gaveta. Vamos cortá-lo? Marquei com uma caneta o tamanho mínimo necessário. Com dois alicates e uma serrinha inciei a operação.1- uma mão prende o parafuso com um alicate e a outra serra. Serra apenas o suficiente para dar uma "quebra" no parafuso. Acompanhem nas fotos.
2- com o segundo alicate pressiono a sobra do parafuso para que se rompa de vez. final da operação, facílimo.
Olha como o trabalho fica mais bem acabado.
Peça pronta. Tudo colado, tudo pintado.
Agora vamos impermeabilizar o tecido para permitir a limpeza sem problemas. Esse é meu verniz coringa, é brilhante, é para autos. Um verniz que permite muitas misturas sem problemas, até purpurina esse assume sem a queimar. Eu também não sabia se ia dar certo. Fiz uma experiência a parte e o resultado foi muito bom. Passei apenas uma demão generosa, espalhando muito bem com um pincel duro, sem deixar excessos.
Assim o tecido não ficou brilhante, mas apenas impermeabilizado. Se quisesse uma aparência vitrificada passaria mais demãos.
O tecido ficou com o toque liso só com o verniz mas passei uma lixa 400 e ficou com uma seda, incrível. Amei o resultado da experiência.
Agora vamos ao teste da água. Vejam que ela não é absorvida pelo tecido nem escorre, perfeito, aprovado.
Os puxadores em branco. Passe o carmim no centro da rosa e clareei as pétalas num tom intermediário e vim para o quase branco nas bordas. Usei a mesma tinta.
Dei uma geral com cera para ficar mais lisinho e impermeabilizar o verde que é latex.
Alguns detalhes externos em carmim incluindo a lateral interna das pernas da peça. Também fiz o fundo das gavetas nessa cor.
Colei uma proteção nos pés, um EVA mais grosso, para proteção.
Gostarem? Minha sobrinha amou, ficou encantada, feliz da vida. É isso. É sempre o que espero quando uma peça sai do meu ateliê. Beijos a todos e se inspirem sempre para novos trabalhos e idéias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentem, participem,. É muito bom saber o que opinam sobre meu trabalho, abraços!