Vou chamar essa textura de pintura à giz.
Há uns 8 meses uma amiga blogueira, Rosária, minha querida amiga, me indicou um site americano dos muitos que apresentam essa textura para eu conhecer. Essa semana resolvi usar essa técnica na peça de uma cliente. Vamos lá, existem muitos blogs e sites que explicam o passo a passo da técnica, dão receita de como fazer e lá também comodamente se pode comprar a tinta já preparada nas lojas. É ótima para fazer textura, uma delicia de trabalhar e dá um acabamento espetacular.
Essa foi minha primeira experiência e fiquei bastante feliz com o resultado.
Receita da pintura a giz (ou chalk paint)
3 partes de tinta a base de água - Eu montei esse laranja: colori látex branco com aqueles pigmentos de bisnaga, tipo suvinil ou xadrez.
1 parte de gesso - compra-se em casas de material de construção ou loja de artesanato.
água
Como misturar: primeiro dilua o gesso com um pouco de água, o suficiente para ficar cremoso. Não deixe grumos. A mistura se homogeniza fácil. Coloque a tinta nesse creme branco, ou vice-versa. Misture bem. A tinta vai ficar espessa, mas se precisar coloque mais um pouquinho de água, vá dosando, para ter uma mistura que escorra, que dê para pintar, sem diluir demais. Nada difícil. A cada tempo de uso, mexa a mistura. Aplique com pincel de médio para macio, sempre no sentido dos veios da madeira.
Apliquei 3 demãos. Lixei com lixa 220 e passei cera em pasta incolor, dessas de chão. Lustrei com um pano velho.
Ao lixar para suavizar a tinta que fica bastante opaca e áspera, já fui marcando o desgaste, pois essa textura facilita o desgaste.
Aqui está a textura pronta.
Primeira demão.Terceira demão
Pronto, desgastado e encerado com lustro.
Quem fizer trabalhos com essa textura me mostrem, gostaria de saber como foi a experiência.
Beijos a todos, espero que gostem da nova técnica
Este acabamento deu um charme especial a peça, cada dia uma nova experiência.
ResponderExcluirParabéns por toda a dedicação, Abraço.
Obrigada minha chará. Dedicação, curiosidade e atitude são o que há de melhor, super abraço prá vc!
ExcluirÊ amiga ficou linda a moldura, que trabalho lindo, e a cor esta maravilhosa, adorei o acabamento, vc é especial adorei. Um bj no seu coração.
ResponderExcluirRosaria minha flor querida, sabe, fico felizona quando acho alguem maluco como eu e me pede cores assim estravagantes, adorooooooo....coisas diferentes. Beijão querida.
ExcluirOi Celia
ResponderExcluiruso esta pintura giz em todos os meus trabalhos, adoro o resultado, não uso o gesso, gosto de outro material para misturar na tinta, vai no meu face que tem meu nome é dá uma olhadinha
bjsss
Oi Roseli, obrigada pela presença. Pois é, quis experimentar esse acabamento, amplamente divulgado ultimamente e feito com gesso, pois com massa pva misturada à tinta já uso há muito tempo. Vou dar uma olhadinha sim...com certeza na sua página, um super abraço.
ExcluirOlá. Adorei a receita. Vou experimentar. Gostaria, também, de ver a receita da Roseli mas não consegui encontrar seu nome no face (qual é a receita?) Obrigada, Bjs.
ExcluirOi Celia,
ResponderExcluirGostei muito do seu trabalho! Eu ja pintei um móvel com uma tinta parecida (q ja comprei pronta) mas a achei muito cara. Gostei de saber que posso tb misturar em casa.
Eu tb vi esses videos sobre chalk paint, que por sinal é caríssima!! e eles selam a camada de tinta com cera incolor ou cera escura para dar uma patina envelhecida.
Senão passar cera a tinta fica opaca e tb acredito q mancha-se a roupa cada vez q esbarramos no móvel.
O que vc usou para selar a sua tinta? Foi o lustro?
Ou esse tipo de tinta que vc usou nao mancha, fica sequinha como tinta normal?
Ficaria muito grata por uma resposta.
Bjs
Rose
Oi Roseclar, obrigada pela visita e comentário. Usei cera em pasta para selar esse acabamento. Depois lustrei com um pano macio. Corretíssimo, cera clara/incolor dá brilho transparente, acetinado, com betume dá tom de envelhecimento. ]Depois que essa pintura está pronta ela apena fica opaca, mas não mancha roupa nem a pelo depois de seca, só não dá para deixá-la sem selar. Talvez tenha sugerido que manchasse por causa do pigmento que é muito propenso a manchar, mas depois de misturado com qualquer tinta a base de água, ela toma a propriedade de tinta comum e não mancha. Quando fizer uma peça grande , que sofra mais atrito, que precise de mais segurança na fixação da tinta, creio que vou usar um verniz transparente acetinado. Se tiver dúvidas é só perguntar. Super abraço.
ExcluirGente Ameiiii a novidade!!!!
ResponderExcluirTinta Chalk Paint, super versátil, pinta vidro, tecido, madeira, plástico, parede, metal, pinta TUDO.
É uma maravilha, adorei a receitinha do blog. Só me incomodou a tinta ficar endurecendo. Por isso fui procurar onde comprar pronta e com maior durabilidade. Para alguns trabalhos isso conta muito.
Encontrei no ebay uhhuhuhuh, dei uma garimpada e o melhor preço COM frete é de R$ 62,00 reais, 120ml | fica a dica do link. http://goo.gl/vb7WPl
Obrigada Santa. Que bom que gostou. Também fiquei encantada. Fica a dica do Ebay. Lembrar que tem 60% de imposto mais 12,000 de entrega dos correios. Entrega modo de dizer, vc tem que ir até os correios para para o imposto e essa taxa. Abraço. Santa.
ExcluirPara quem ficou curioso e quer saber que material a Roseli usou, aqui vai a dica: ela substitui o gesso pelo pó de carbonato de cálcio, o mesmo utilizado para banhar as chinchilas, se compra em casas de pet mesmo.. A quantidade, ou proporção do uso do pó fica a critério de se encontrar o bom ponto que dê para "correr a tinta. Eu usei , achei um pó mais grosso, prefiro o gesso ainda. Mas tudo é questão de adaptar com o material. Sempre vale a experiência.
ResponderExcluirCelia adorei a dica. Pode pintar qualquer peça sem lixar? Mesmo que seja envernizada? Nao escorre? Bjo
ResponderExcluirQierido ou qierida desconhecido, não arriscaria pintar sem tirar verniz. Faria remoção com removedor apropriado do tipo da marca Montana ou Rubber, essa última marca é nova no mercado, boa e mais barata. Ela nunca escorre, o gesso seca muito rápido, tanto que vc precisa sempre mexer a mistura, para mantê-la homogenia. Bjs
ExcluirAí gente testei a receita,maravilhosa.e não lixei antes não ficou perfeita.minha cristaleira estava com verniz bem escuro e atinta cobriu tudo bjs, santa receita
ResponderExcluirObrigada Miriam pelo contato. Bom que aproveitou ao máximo essa técnica. Desejo que sempre possa aproveitar e desfrutar dos paps que aqui tenho o prazer de apresentar. bjs
ExcluirComo faz o efeito desgastado nas beiras e detalhes da peça?Lindo e prático seu blog .Muito obrigada
ResponderExcluirOi Luisa, a resposta está bem rapidinha no início das explicações. Depois de seca ademão da tinta massenta lixe com lixa 220, vá devagar buscando a quantidade de desgaste que quer ter. No caso minha peça tem madeira bem escura e ficou mais destacado. Abraços.
Excluir